quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DF-Procon ganha nova unidade móvel

Para incrementar o atendimento nas cidades onde não existem postos do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), o órgão ganhou mais um ônibus equipado para reforçar o serviço prestado à população do Distrito Federal. Doado pelo Ministério da Justiça, o novo Procon Móvel iniciou o atendimento no Itapoã, onde permaneceu durante a semana passada. A unidade será mantida ao lado da administração regional daquela cidade até 17 de setembro, das 9h às 16h.

A unidade do Procon Móvel reativada no dia 20 de maio de 2009, já percorreu 27 cidades e atendeu cerca de dois mil consumidores. Só não esteve em Planaltina, Gama e Sobradinho I. Até a próxima sexta-feira (10), o serviço ficará à disposição dos moradores do Cruzeiro, das 9h às 16h, em frente à Feira Permanente do Cruzeiro Novo e ao lado do Posto Policial. Com a ativação da unidade II, na última semana, o Procon - órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) - pretende, até o final do ano, voltar a atender todas as cidades que não possuem postos do órgão.

As unidades móveis do Procon têm o objetivo de ampliar o atendimento à população das cidades mais distantes das áreas centrais e dar mobilidade ao cidadão de baixa renda. Além disso, o serviço visa suprir as necessidades de algumas regiões administrativas onde não há postos de atendimento e garantir a eficiência e eficácia na prestação do serviço aos cidadãos que não possuem facilidade de locomoção.

O atendimento móvel do Procon disponibiliza todos os serviços oferecidos pelo órgão. Acolhe reclamações dos consumidores, esclarece dúvidas e orienta o cidadão sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo. Para registrar a queixa, o consumidor deverá levar documentos pessoais e comprovantes como nota fiscal, boletos pagos, protocolo de reclamação na empresa ou cópia do contrato de prestação de serviço, entre outros. Para reclamar em nome de outra pessoa, é necessária a apresentação de uma procuração.

Para atender a demanda do Distrito Federal, o Procon-DF conta com oito postos de atendimento ao consumidor, além das duas unidades móveis e do call Center, que funciona por meio do telefone 151. Por mês, é registrada uma média de 27 mil atendimentos em todo DF. Destes, cerca de 18 mil são realizados por meio do 151.


Com informações da Ascom/Sejus
Foto

Procon Móvel

Unidade móvel disponibiliza todos os serviços oferecidos pelo órgão


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