sábado, 19 de junho de 2010

TERESINA: Padronização dos ônibus coletivos divide opiniões entre usuários

O meio de transporte urbano de Teresina está sendo aos poucos modificado, seja com a troca da frota por uma mais nova, como uma apropriada para atender a quem possui dificuldade de locomoção. No entanto, uma alteração nos novos ônibus têm deixado as pessoas com opiniões divididas.

Cerca de 500 ônibus coletivos da capital serão padronizados com a cor verde e não terão mais estampados os nomes da empresa e sim, a logomarca do Sistema de Transporte de Teresina, um desenho da Ponte Sesquicentenário.


Logomarca do Sistema de Transportes de Teresina

Essa padronização faz parte do Plano Diretor de Trânsito, uma primeira etapa para a integração dos sistema de transportes na capital e já conta com cerca de 20 ônibus circulando atualmente na cidade. Algumas linhas que já adotaram a padronização foram Lourival Parente via Shopping, da empresa Piauiense, e a linha Rodoviária Circular, da Taguatur.


Para o diretor administrativo do Setut - Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina, Luis Mauro Cordeiro de Araújo, a padronização dos ônibus será um processo, que leva um tempo para as pessoas se acostumarem, mas que a cor não será um fator que dificultará o reconhecimento. "Os novos ônibus serão implantados aos poucos. até porque demora um tempo para que as empresas comprem novos veículos. No início vai ser complicado mesmo, até porque toda mudança gera polêmica. Há pessoas que não sabem ler, mas entendem os números. Então, devem ser associados à linha, o número de cada veículo. Em grandes cidades já é assim, então é só questão de costume", garante.

Luis Mauro ainda afirma que uma mesma empresa possui várias linhas e que atrelado à cor do veículo, as pessoas as diferenciam pela numeração. Para ele, o fator cor do ônibus não é tão relevante para a identificação da linha.

Diretor administrativo do SETUT, Luis Mauro Cordeiro

INTEGRAÇÃO

Segundo Luis Mauro, o sistema de ônibus não deve ser dividido por empresas, já que o sistema é um só. "Para isso, o sistema será padronizado, para que não seja mais relacionado os ônibus coletivos às empresas e sim, ao sistema de transporte coletivo do município", afirma.

Não há um tempo estimado para a troca de toda a frota, mas os veículos que estão circulando atualmente terão cinco anos para serem padronizados. Todos os ônibus já deverão ter a entrada apropriada para pessoas com dificuldade de locomoção, em cumprimento à lei de acessibilidade.


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