De acordo com dados do 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, a frota de carros e motos emite 40 vezes mais monóxido de carbono (CO) do que os ônibus, no Brasil. O uso de ônibus também colabora com a preservação ambiental, pelo fato de transportar mais passageiros, além de ser um modal prático e acessível. No Brasil, a produção de ônibus tem aumentado progressivamente, num crescimento médio de 12% ao ano, nos últimos 4 anos. Contribuindo com o ambiente e com a melhoria no transporte público coletivo, nos últimos dois anos, a Caio Induscar produziu mais de 13 mil ônibus, que foram distribuídos para diversos estados do país. A encarroçadora oferece todas as categorias de ônibus para atender as necessidades do mercado e dos passageiros, no transporte urbano, fretamento e rodoviário, sendo líder na produção de ônibus urbanos no Brasil. Possui experiência na produção de veículos urbanos convencionais, articulados e biarticulados para os BRTs – Bus Rapid Transit, sistema de transporte urbano expresso, em vias especiais. Hoje, a Caio Induscar já atende Sistemas BRTs do Chile, da África do Sul, do México e do Brasil, entre outros. No final de março de 2010, a encarroçadora iniciou a entrega de 110 unidades dos novos modelos biarticulados, o maior ônibus do mundo, o Topbus, totalmente piso baixo, para a cidade de São Paulo. São destinados a operar em grandes corredores, por meio de operadoras que transportam, em média, cerca de 90 milhões de pessoas por mês. Com lotação para quase 200 passageiros e um cadeirante, um biarticulado tira mais de 100 carros das ruas, que ocupariam um espaço 23 vezes maior no trânsito. Além de contribuir com a melhora do trânsito, têm um impacto positivo na mudança do clima. Um exemplo recente foi o primeiro corredor do Metrobús (sistema BRT da Cidade do México), que está reduzindo em 35 mil toneladas a emissão de CO por ano, ao mesmo tempo em que melhora a mobilidade de 77 milhões de pessoas. Além de produzir veículos que atendem as mais rígidas normas de segurança, acessibilidade, ergonomia e mobilidade, a Caio Induscar faz parte dos estudos sobre o uso de novos tipos combustíveis que geram menos emissão de gases poluentes. Em novembro de 2009, produziu um protótipo da sua carroceria Millennium movida a etanol. O projeto da carroceria foi realizado em parceria com a Scania (chassi) e a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa), órgão do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), entre outros. Assim, a Caio Induscar contribui com o transporte público e com o ambiente, pois, a produção de ônibus de qualidade, reduz emissões de gases poluentes, contribui com o trânsito urbano, rodoviário e transporta, com menor custo, muito mais pessoas. 11/06/2010 Fonte: Caio Induscar http://www.caio.com.br/noticias/noticias.php?idnot=73&lg=P |
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