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sábado, 3 de abril de 2010

Cubatão terá nova concessionária de Transporte Coletivo

A Trans Líder vence licitação e deve operar o transporte público a partir de abril. Tarifas permanecem congeladas

A Viação Trans Líder Transportes Rodoviários e Logística LTDA foi a vencedora do certame licitatório para operacionalização do transporte público de passageiros em Cubatão. O prazo de concessão é de 10 anos, prorrogáveis por mais cinco, e a nova empresa deverá entrar em operação até o final de março. O atual sistema implantado desde a contratação emergencial da Bom Jesus, e que foi plenamente aprovado pela população, será mantido, sem que haja aumento da tarifa. Conforme o previsto no Edital, a nova operadora do sistema, entre outras exigências, deverá manter os cobradores e aumentar, de imediato, de 14 para 20 o número de veículos adaptados, até atingir a totalidade da frota, em 2012, dois anos antes do prazo estipulado pela legislação, que estabelece que isto ocorra até 2014.
Além das exigências operacionais, de comprovação técnica e de qualidade do serviço, o Edital também previa a apresentação de preço para implantação futura de proposta de projeto básico de um novo sistema integrado de transporte. Para isso, a Trans Líder apresentou o menor custo: cerca de R$ 2,48. No entanto, como o projeto básico de transporte integrado será implementado ao longo do contrato, essa tarifa não será colocada em prática imediatamente. Segundo o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Silvano Lacerda, Cubatão, por conta do processo de substituição da Piracicabana e contratação emergencial da Bom Jesus, teve as tarifas congeladas. "Com isso, a cidade saiu lucrando, pois não tivemos nenhum aumento nos últimos dois anos. Atualmente, temos o melhor transporte e o menor custo da região. E, pelo novo contrato, qualquer reajuste terá que ser discutido com o poder público", disse.
Lacerda acrescenta que o Edital de licitação do transporte consolidou outros avanços e apresentou inovações, que passaram a ser obrigatórios. Como exemplos, Silvano cita que "a volta do cobrador, uma ação política assumida pela Prefeita, que não passava de um acordo de cavalheiros com a Bom Jesus, agora é uma obrigação contratual. Outro fator importante é que o documento reconhece oficialmente a existência do transporte alternativo e assegura sua participação no sistema. E mais, a Prefeitura preserva seu direito de promover alterações a qualquer tempo, de acordo com as necessidades do município", comemorou. Ele diz ainda que enquanto em toda a região o tempo médio de vida das frotas é de cinco anos e o máximo de vida útil dos veículos é de 10 anos, em Cubatão serão de quatro e sete anos, respectivamente.
Segundo relatou, existe também a obrigação de utilização de biodiesel, combustível menos poluente. Além disso, a concessionária deverá promover o monitoramento por satélite dos carros e transmitir as informações à CMT, bem como outros dados sobre o serviço, que deverão ser disponibilizados 'on line'. "Isso permite um controle mais rápido e efetivo sobre todo o sistema, facilitando a fiscalização por parte dos órgãos gestores, CMT e Prefeitura", disse. Lacerda diz, também, que 1% da receita da empresa deverá ser revertido para equipar e eficientizar os sistemas de fiscalização. "O mais importante é que estamos construindo, junto com permissionários e população, um sistema de transporte público que já é o melhor da região e será uma referência para todos os demais municípios", finalizou.
Como não houve impetração de recurso, o próximo passo será homologar e adjudicar o processo que apontou a licitante vencedora e, na seqüência, elaborar e assinar o contrato, o que deverá ocorrer até o final deste mês, conforme estimativa do diretor de Suprimentos da Secretaria de Finanças, Marcio Ferraro.
Texto: Jorge Ramos

Fonte: Informa Cubatão
http://informacubatao.blogspot.com/2010/03/cubatao-tera-nova-concessionaria-de.html

Divulgação:LitoralBus

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