quarta-feira, 28 de abril de 2010

Túnel Rubens Ferreira Martins recebe manutenção elétrica

Créditos: Luiz Fernando Menezes

O túnel Rubens Ferreira Martins, em Santos, receberá obras de manutenção elétrica neste sábado e ficará interditado das 13h às 21h na pista sentido Praia/Centro.

A CET bloqueará as avenidas Waldemar Leão (entre a Rangel Pestana e o túnel), Cláudio Luiz da Costa (entre a avenida Francisco Manoel e Rangel Pestana) e Ana Costa (entre a Rua Júlio de Mesquita e Rangel Pestana).

As rotas alternativas são a Av. Francisco Manoel e ruas Júlio de Mesquita, Braz Cubas e João Pessoa.


Fonte: Jornal A Tribuna - Santos-SP


http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=31873&idDepartamento=5&idCategoria=0


Divulgação: LitoralBus


domingo, 25 de abril de 2010

Encontro em São Vicente discute gratuidade de transporte coletivo para deficientes




Créditos: Vanessa Rodrigues

Uma campanha pelos direitos dos deficientes reuniu neste sábado moradores da região na Praça Barão do Rio Branco, no Centro de São Vicente. O objetivo principal é mobilizar a população para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui, na Constituição do Estado de São Paulo, o direito do deficiente à gratuidade no transporte coletivo, publico e urbano em todo o Estado.

Em uma tenda instalada no local foram coletadas assinaturas em apoio à PEC, de autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). O objetivo é obter pelo menos 50 mil nomes no abaixo-assinado em um mês.

Organizada pela ONG Evoluir Mais Cedo, em parceria com o Conselho Municipal dos Deficientes de São Vicente (Comdef), Associação dos Deficientes Físicos de São Vicente e Associação de Grupos de Apoio aos Deficientes do Estado de São Paulo (Agad), a campanha também conta com a participação da Prefeitura, Câmara Municipal e Instituto Impacto.

“Esse movimento veio para resgatar a nossa dignidade. Essa é uma luta antiga do nosso movimento”, disse o presidente do Comdef de São Vicente, Euclides Jackson de Oliveira, há 30 anos em uma cadeira de rodas.

Saiba mais

Pela regra vigente, a gratuidade é estabelecida por leis municipais e por um decreto estadual específico para o transporte metropolitano, que ficam restritos às localidades abrangidas pela legislação. Com a aprovação da PEC, o deficiente terá direito a uma credencial com validade em todo território estadual.

A aceitação será obrigatória em qualquer sistema de transporte municipal, intermunicipal e metropolitano. Para ser promulgada pelo presidente da Alesp, a proposta precisa ser aprovada por 3/5 (57 votos) dos 94 deputados estaduais.

Fonte: Jornal A Tribuna - Santos-SP
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=31226&idDepartamento=5&idCategoria=3

Divulgação:LitoralBus

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Caminhão bate em fiação e desativa linha 20 de trólebus

De A Tribuna On-line


Créditos: Carlos Nogueira

Créditos: Carlos Nogueira

Atualizado às 15h47

A linha 20 de trólebus está fora de operação na tarde desta sexta-feira, em Santos, após um acidente danificar a fiação no Centro de Santos. No momento, veículos a diesel suprem a frota dos ônibus elétricos.

Por conta da altura, um caminhão bateu e danificou uma fiação na Rua Brás Cubas, no Centro, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Segundo a empresa, foi necessário desligar toda a linha para realizar a manutenção.

Já na esquina entre a Rua Carvalho de Mendonça e Avenida Bernardino de Campos, o asfalto cedeu e, em seguida, a roda de um caminhão ficou presa na via. Conforme a CET, uma equipe de trânsito já foi enviada ao local, mas o tráfego flui bem na região. O acidente não provocou vítimas.


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Constantino adquire Manoel Rodrigues

O diretor de operações da Manoel Rodrigues, Antonio Di Lanna, informou ontem
que a nova empresa assumiu no final de março. Até setembro, 30 dos 77
veículos da frota serão trocados. Também vai adotar a cor azul, igual a
Princesa do Norte, do mesmo grupo com linha intermunicipal e interestadual.

Segundo Lanna, será possível uma maior interligação dos passageiros com as
linhas da Manoel Rodrigues com a Princesa do Norte, com linhas para o Paraná
e Brasília.

Fundada há 70 anos, a expansão da Manoel Rodrigeus ocorreu na região de
Ourinhos, quando a empresa avareense assumiu as antigas linhas da Viação
Garcia entre Ourinhos-São Paulo-Avaré-Campinas.

Ela é permissionária de 38 linhas rodoviárias e suburbanas e ainda opera nos
setores de fretamento e turismo e transporte de encomendas. Atualmente, a
Manoel Rodrigues tem 280 funcionários, considerada empresa de médio porte no
setor rodoviário paulista.

Di Lanna informa que a empresa passa por um sistema de transição, mas a sede
continuará sendo em Avaré. “No momento estamos conhecendo toda a operação”,
disse.

O grupo Constantino é proprietário de empresas como Princesa do Norte,
Breda, Viação Piracicabana, Expresso Itamarati, Expresso Maringá entre
outros ligado à Gol Linhas Aéreas.



Fonte: Jornal de Bauru



Christian Teixeira de Sousa disse:

Amigos, caso haja algum incoerência favor informar para correções.

No site da Manoel Rodrigues, na história da empresa, consta que ela opera 27 linhas e possui 7 garagens...

Alguém sabe informar quais são estas demais linhas e onde estão suas garagens ?

Empresa Manoel Rodrigues S/A
SEDE: Avaré - SP
SITE: www.manoelrodrigues.com.br

LINHAS
São Paulo (SP) - Avaré (SP)
São Paulo (SP) - Fartura (SP)
São Paulo (SP) - Ourinhos (SP)
Campinas X Ourinhos.
Avaré (SP) - Botucatu (SP)
Avaré (SP) - Fartura (SP)
Avaré (SP) - Paranapanema (SP)
Avaré (SP) - Pirajú (SP)
Avaré (SP) - Sorocaba (SP)
* Avaré x Sorocaba não existe mais, agora é Avaré x Itapetininga.
Bauru (SP) - Santa Cruz do Rio Claro (SP)
Itapeva (SP) - Taquarituba (SP)
Ourinhos X Sorocaba
Santa Cruz do Rio Pardo X Ourinhos
Avaré X Arandu
Avaré X Aguas de Santa Barbara (parcial Avaré X Cerqueira Cesar)
Avaré X Fartura

A empresa tem a permissão do trecho Ourinhos X Botucatu, mas a alguns anos a
linha deixou de ser operada.

GARAGEM
(SP) Avaré

Grato,

Christian Teixeira de Sousa
DiviBus Service & Comunicação



Divulgação e Postagem de JMSTC (Equipe LitoralBus)

domingo, 18 de abril de 2010

Iveco vence licitação para mais 1000 micro-ônibus ao FNDE

Iveco vence licitação para mais 1000 micro-ônibus ao FNDE




• Segunda licitação vencida pela Iveco coloca a empresa entre as principais fornecedoras do programa escolar do governo federal
• Modelo Iveco CityClass deverá ganhará novo entre eixos e carroçaria mais larga para acomodar 29 passageiros

A Iveco venceu concorrência para o fornecimento de mais 1.000 micro-ônibus CityClass, versão escolar, para o Programa Caminho da Escola do Governo Federal, que visa renovar a frota de veículos escolares para melhorar a segurança e qualidade do transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar em zonas rurais. O Iveco CityClass atendeu especificações exclusivas impostas pelo governo federal na categoria ORE 01C, que trata de micro-ônibus para o transporte de estudantes da zona rural brasileira.

Este é o segundo contrato vencido pela Iveco dentro do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Ano passado, a Iveco vendeu 900 unidades do CityClass, metade deles entregue dentro do FNDE (outra metade como parte de um programa similar mas específico do governo do Paraná). Segundo Davi Mondin, responsável por vendas a governo da Iveco, o CityClass tem-se mostrado um ônibus versátil para este tipo de utilização. “Conforto e robustez tem sido a marca de nosso produto no campo”.

O Iveco CityClass é produzido pela Iveco em Sete Lagoas (MG) e, por conta das exigências desta nova licitação vencida pela empresa, ganhará uma nova versão de 29 lugares. Para isso, ele terá entre eixos maior e carroçaria mais larga que o CityClass anterior. “O chassi do Daily é muito resistente e permite facilmente esta adaptação”, esclarece o engenheiro Marcello Motta, gerente de plataforma de veículos leves e médios da Iveco. Como nas versões anteriores do micro-ônibus, a Neobus, de Caxias do Sul (RS), é a encarroçadora do novo modelo, que chega ao mercado no segundo semestre deste ano.

A estabilidade e conforto para operar na zona rural, bem como nos centros e perímetros urbanos das cidades, tem base na suspensão dianteira de rodas independentes e braços oscilantes e também na suspensão traseira com molas parabólicas. Além da versão escolar, o modelo Iveco CityClass também pode ser comercializado nas versões Executivo, Turismo, Urbano e SPTrans.


Fonte: Iveco- Press release

http://www.iveco.com/Brasil/PressRoom/PressRelease/Pages/Ivecovencelicitaacaoparamais1000microonibusaoFNDE.aspx

Divulgação:LitoralBus

Caio Induscar participa de exposição e fecha vendas no exigente mercado internacional de ônibus

Exposição

Caio Induscar participa de exposição e fecha vendas no exigente mercado internacional de ônibus

A Caio Induscar participou da exposição anual da UMA (United Motorcoach Association), em Las Vegas, Estados Unidos.

No evento, a encarroçadora fez o lançamento de um de seus modelos rodoviários, o Giro 3600. Também foi exibido o modelo Giro 3400 e o chassis de 3 eixos de um parceiro da empresa no mercado americano.

Os rodoviários despertaram grande interesse no público e, durante a UMA, foram comercializadas várias unidades completas e recebidas intenções de compra.

25/03/2010

Caio Induscar entrega maiores ônibus do mundo

Maior ônibus







Caio Induscar entrega maiores ônibus do mundo

A encarroçadora de ônibus Caio Induscar fará a entrega das 100 unidades dos urbanos Topbus para o Grupo Ruas, de São Paulo. O evento será numa concessionária Volvo da capital, no dia 25 de março.

Com projeto totalmente novo, os veículos, sobre chassi Volvo B9Salf recentemente lançado no Brasil, são 100% piso baixo e, com 26,5 metros de comprimento, possuem lotação para 48 pessoas sentadas e 147 em pé e um cadeirante, atendendo aos padrões de acessibilidade, conforto, segurança e capacidade de transporte.

A nova carenagem do ônibus encobre e direciona a entrada de ar para o radiador. O design causa impressão de imponência, originalidade e velocidade.

O Topbus tem a poltrona do motorista na posição central, para facilitar o controle do ônibus e visibilidade, um conceito inovador de dirigibilidade. Conta com 8 portas, sendo 7 para entrada de passageiros e uma de serviço exclusiva para acesso do motorista. Sua estrutura é reforçada com tubos especiais de maior resistência.

Os ônibus serão destinados a operar no município de São Paulo, contribuindo para melhora no trânsito da cidade, por meio de operadoras que transportam em média cerca de 90 milhões de pessoas por mês.

Também são vantagens das carrocerias Topbus, menor custo por passageiro transportado e atendimento da demanda de forma mais equilibrada. São ideais para sistemas BRT’s (Bus Rapid Transit) e grandes corredores urbanos.

25/03/2010

São Vicente - Prefeitura inicia na segunda-feira curso de capacitação de profissionais do transporte público


De A Tribuna On-line



A Prefeitura de São Vicente inicia na próxima segunda-feira, às 8 horas, o Curso de Capacitação de Profissionais do Transporte Público na sede do Sest/Senat (Praça Adalberto Panzan, nº. 151 – Cidade Náutica), com a participação de 125 alunos, divididos em 5 turmas.

O curso, que terá validade de um ano, foi desenvolvido em parceria com o Sest/Senat, e será obrigatório para os mais de 1500 operadores do sistema, possuindo carga horária de 20 horas/aula, dividida por turmas com 25 participantes, e em três períodos: manhã, tarde e noite, com ênfase em Relações Humanas, Legislação de Trânsito e Direção Preventiva.

A aula inaugural contará com veículos adaptados para portadores de necessidades especiais para que seja desenvolvida a capacitação necessária para atendimento deste público específico.

Para participar do curso, os interessados devem procurar a Setrans, que fica na Rua Teothônio Gonçalves Corvello, 532, Cidade Náutica. Mais informações pelo telefone 3645-9000.


Fonte: Jornal A Tribuna - Santos-SP

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=30204&idDepartamento=5&idCategoria=3


Divulgação: LitoralBus



1º INTERCÂMBIO LITORALBUS & APBUS - ONTEM

1º INTERCÂMBIO LITORALBUS & APBUS
EDIÇÃO: SANTOS-SP
DATA: 17/04/2010 - SÁBADO
LOCAL DE ENCONTRO: Rodoviária de Santos (Pça dos Andradas nº 45/Centro)
HORÁRIO: 10h00 às 17:00 horas

O encontro realizado ontem foi muito bom, onde houve disposição equilibrada entre as partes e o pessoal trocaram idéias e informações sobre os ônibus que circulam na Baixada Santista e São Paulo. Parabéns pelos presidentes João Manoel (LitoralBus) & Marcos Paulo APBus) pela iniciativa

Roteiro:
Tudo começou na Rodoviária de Santos às 10:00 horas recepecionando os colegas de Sampa, apresentações, conversas e muitos clicks aconteceram neste ponto, que depois no Terminal Valongo às 12:20 pegamos o ônibus da linha circular 158 direto para a Ponta da Praia, chegamos 13:00 ao local, fizemos umas fotos e atravessamos para o Guarujá, onde almoçamos e, em seguida uma secção de fotos nos arredores do Terminal Ferry Boat. Saímos do Guarujá às 15 horas retornando para Santos (Ponta da Praia) onde ficamos fotografando. Às 16:30 horas a turma da APBUS embarcou no G7 1200 da Expresso Luxo nº 10008 de volta pra São Paulo.

Presenças do Litoral:
João Manoel (Santos), Izaías Correa (Cubatão), Gabriel Correa (Cubatão), Rafael Malacarne (Santos), Adam Lima (Cubatão), Ronaldo Nascimento (Guarujá), Rodrigo Santiago e sua mãe Regina Célia(Santos), Rafael Ferreira (São Sebastião), Silvio (Peruíbe) e Ricardo MOriah (Guarujá - compareceu às 14:00 no Ferry Boat);

Presenças Paulistana:
Marcos Paulo, Cosme, Mauro Alcaraz, Marisa, Nerilton, Marcelo Ligador, Carlos Rickão, entre outros membros que não lembro o nome. Ao total foram 15 pessoas de São Paulo;.

Postagem: JMSTC (Equipe LitoralBus)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Empresa gaúcha lança nova versão de ônibus elétrico

Novidade circula em São Paulo e outras duas cidades estão próximas de receber o novo modelo

Roberto Hunoff, de Caxias do Sul

Motor pode ser acionado por energia gerada a partir do lixo. Ibrava Trolebus/Divulgação/JC
Motor pode ser acionado por energia gerada a partir do lixo. Foto: Ibrava Trolebus/Divulgação/JC

Desde a manhã desta segunda-feira, 12, circula pelas ruas de São Paulo, SP, um novo modelo de veículo Trólebus, integralmente desenvolvido por indústrias brasileiras. A carroça-ria, que pode ser montada com 12, 15 ou 18 metros, é feita em Feliz, pela Ibrava. O chassi é projeto da Tutto-trasporti, de Caxias do Sul, e o motor foi desenvolvido pela Weg, de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Ainda participam a Iluminatti, de São Paulo, que idealizou a parte eletroeletrônica, a Bosch, que entrou com equipamentos de monitoramente por câmeras e sistemas de informações, e a Dimelthoz, de Caxias do Sul, que forneceu o computador de bordo para gerenciamento técnico e operacional.

De acordo com Agenor Boff, presidente da Tuttotrasporti e da Ibrava, o grande diferencial é a possibilidade de uso de energia gerada a partir da incineração do lixo ou o gás metano, proveniente da decomposição dos resíduos, para a movimentação do veículo. O motor usado é refrigerado a água e de alta eficiência para aplicação na linha automotiva. Pesa 500 quilos menos que os convencionais de tração elétrica, o que permite transportar maior número de passageiros, com menor consumo de energia e possibilita sua utilização em veículos de 15 metros e articulados com 18 metros de comprimento.

O ônibus começou a ser testado em linhas da Himalaia, empresa operadora de transporte por meio de veículos elétricos na cidade de São Paulo. Boff argumenta que o veículo passará apenas por homologação burocrática, pois tecnicamente já está aprovado. Ele adianta que negocia com mais três cidades, além de São Paulo, o fornecimento deste novo modelo. Ele reconhece que o veículo terá custo de aquisição superior aos convencionais movidos a diesel. Mas assegura que a operação se tornará muito mais barata pelo menor custo do combustível empregado e pela vida útil, que é de dez anos contra cinco dos ônibus a diesel.

O empresário também destaca alternativas técnicas em desenvolvimento de sistemas híbridos junto ao Trólebus, com motor a combustão interna de pequeno porte que produzirá energia elétrica por meio de um pequeno banco de baterias. Isto permitirá que o veículo trafegue até 50 quilômetros sem necessidade de estar ligado à rede aérea.

A Tutto e a Himalaia têm uma relação comercial de quase 15 anos. A primeira parceria, em 1996, foi a recuperação pela Tutto de 281 unidades de Trólebus que estavam em processo de desativação. A empresa caxiense produziu novos chassis e possibilitou seu encarroçamento com uso de todo o conjunto mecânico e revitalização do sistema eletroeletrônico. Os veículos ainda continuam operando em São Paulo. As unidades da nova versão substituirão alguns antigos e também ampliarão a frota.

Fonte: Jornal do Comércio

Texto :
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=25457

terça-feira, 13 de abril de 2010

Maré sobe e ônibus atola no litoral paulista

Motorista teria optado por um caminho arriscado.
Prefeitura de Ilha Comprida admite falta de estradas.

Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo

Um ônibus atolou em Ilha Comprida, litoral Sul de São Paulo. Funcionários da prefeitura tiveram trabalho para retirar o veículo, que optou com um caminho arriscado.

Veja o site do Bom Dia São Paulo

Um turista registrou imagens de como o ônibus ficou quando a maré subiu. A Prefeitura de Ilha Comprida afirma que o trajeto pela praia é comum, porque não tem estradas em todos os lugares para os ônibus circularem.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1567182-5605,00.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


Ônibus que atolou no litoral paulista precisará de reforma para voltar a circular

Veículo ficou preso em areia de praia em Ilha Comprida.
Foram necessários seis guinchos para retirar ônibus do local.

Do G1, com informações do SPTV

O ônibus que atolou em Ilha Comprida, litoral Sul de São Paulo, foi retirado depois de cinco dias. O veículo pegou um caminho arriscado na quarta-feira (7) e atolou na praia. A prefeitura de Ilha Comprida garante que o ônibus vai voltar a circular nas próximas semanas. Ele foi mandado nesta terça-feira (13) para a reforma na oficina de funilaria e mecânica.


Veja o site do SPTV


Um turista registrou imagens de como o ônibus ficou quando a maré subiu. A Prefeitura de Ilha Comprida afirma que o trajeto pela praia é comum, porque não tem estradas em todos os lugares para os ônibus circularem. O veículo seguia do Centro ao Balneário Pedrinhas. A operação de retirada deu certo apenas na noite desta segunda-feira (12). Depois de cinco dias atolado na praia, o ônibus foi retirado, com a ajuda de nada menos que seis guinchos.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1567609-5605,00.html
Fonte: Portal G1-Globo

Veja os videos nos links acima do portal G1 da Globo

1º INTERCÂMBIO LITORALBUS & APBUS

CONVIDO TODOS OS BUSÓLOGOS, COLABORADORES E ADMIRADORES DE ÔNIBUS DA BAIXADA SANTISTA, LITORAL NORTE & SUL PARA ESSSE ENCONTRO.
TRAGAM SUAS MÁQUINAS E MATERIAIS SOBRE ÔNIBUS PARA TROCARMOS IDÉIAS E INFORMAÇÕES SOBRE ESSE MARAVILHOSO HOBBY


1º INTERCÂMBIO LITORALBUS & APBUS
EDIÇÃO: SANTOS-SP
DATA: 17/04/2010
LOCAL DE ENCONTRO: Rodoviária de Santos (Pça dos Andradas nº 45/Centro)
HORÁRIO: 10h00 min (1ª chamada) e 11h00 (2ª chamada)

Chegada prevista dos colegas à Santos:entre 10:45 e 11:00


• Encerramento às 17h00 horas


* LitoralBus
Associação dos Busólogos do Litoral Paulista
Presidente: João Manoel (JMSTC)

* APBUS
Associação Paulista de BUSólogos
Presidente: Marcos Paulo




domingo, 11 de abril de 2010

Ônibus e vans passam por vistoria na Via Anchieta

Turismo de um dia
Ônibus e vans passam por vistoria na Via Anchieta

De A Tribuna On-line

Créditos: Paulo Freitas

Uma blitz na entrada de Santos fiscalizou vans e ônibus que fazem o chamado turismo de um dia. O objetivo foi coibir o transporte clandestino de passageiros e a circulação de veículos em más condições.

A operação durou cinco horas e foi realizada entre às 4 e 9 horas deste domingo, na Via Anchieta, próximo à Avenida Nossa Senhora de Fátima.

Nesse período, foram parados 25 veículos vindos da Capital e do interior. Do total, foram vistoriados 16 ônibus e 9 vans.

“Foram apreendidos seis documentos de ônibus e aplicadas 13 multas para veículos com documentação irregular perante a Artesp, ou seja, eles não tinham autorização para circular no Estado”, explica o agente de autoridade de trânsito da Artesp, José Aparecido Correa.

Apesar das autuações, os veículos puderam prosseguir a viagem para não prejudicar os turistas, porém, os proprietários terão até quarta-feira para regularizar a situação.

A força-tarefa foi formada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Polícia Militar, CET-Santos e Secretaria de Turismo do Município (Setur).

Fonte; Jornal A Tribuna - Santos-SP
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=29308&idDepartamento=5&idCategoria=2

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Seleção Volksbus: São Paulo recebe ônibus VW para transporte de seus jogadores

O time é o quarto do Estado de São Paulo a receber um ônibus da marca. Corinthians, Palmeiras e Santos já transportam seus jogadores a bordo de veículos Volksbus.

O São Paulo Futebol Clube recebe nesta quarta-feira (13/01) um ônibus VW 18.320 EOT para o transporte de sua comissão técnica e jogadores. O veículo terá pintura personalizada e carroceria de alto nível de conforto e tecnologia, comparada com os ônibus usados por times europeus.

O veículo possui câmbio automático, poltronas, quatro telas de LCD, toalete, ar condicionado, e uma poltrona especial com anteparo para suporte das pernas dos jogadores em caso de contusão. “Tudo foi projetado para fazer do ônibus uma extensão do centro de treinamento do São Paulo”, diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, que produz os ônibus e caminhões Volkswagen.

O clube paulista apresenta uma das infra-estruturas mais modernas do País, e graças a sua séria administração, tornou-se o maior campeão brasileiro com seis títulos.

A pintura do ônibus foi inspirada em ondas com as cores do clube iguais as que existem no estádio do Morumbi, em São Paulo.

O São Paulo F.C por meio de parceria com a MAN Latin America adquiriu este ônibus feito especialmente para o clube e, em contrapartida, a marca terá espaço publicitário no centro de treinamento e uma tribuna especial para convidados nos jogos de mando de campo do São Paulo. “Tudo será usado para estreitar o relacionamento com nossos clientes”, diz Alouche.

Seleção de craques

O projeto Seleção Volksbus começou em março de 2008. E já hoje os clubes Corinthians, Santos, Vasco da Gama, Flamengo, Atlético Paranaense, Internacional, Grêmio, Sport, Náutico, Goiás e Palmeiras receberam modernos ônibus VW 18.320 EOT feitos sob medida para o transporte de seus jogadores e comissões técnicas.

Os ônibus possuem layouts internos totalmente diferentes, já que foram customizados de acordo com as necessidades de cada clube. Alguns dos veículos contam com espaços para reuniões da comissão técnica com estrutura de áudio e vídeo independentes, macas ou poltronas especiais para atendimento a jogadores contundidos, mesas para jogos e armários para utilização da equipe médica. O acabamento interno foi feito acompanhando as cores dos clubes, inclusive nas poltronas de couro.

VW 18.320 EOT: o Volksbus rodoviário

O chassi rodoviário VW 18.320 EOT chegou ao mercado brasileiro no final de 2006 e já é exportado para mais de 30 países. O modelo possui motorização Cummins ISC eletrônica Euro III, com sistema de injeção de combustível Common Rail e potência de 320 cv, traduzindo-se em operação com baixo nível de ruído, maior potência em menor rotação e agilidade nas retomadas e ultrapassagens.

Do seu antecessor VW 18.310 OT, o modelo herdou todas as qualidades de um produto que inaugurou uma nova categoria dentro do segmento de ônibus rodoviário. Além disso, apresenta diversas melhorias como um novo sistema de transmissão e nova suspensão traseira e dianteira.
Fonte: Imprensa MAN Latin America

SP testa suporte para bicicleta em ônibus

Até três ciclistas poderão usar rack instalado na dianteira dos coletivos; Prefeitura avalia adotar equipamento em itinerários próximos de parques
09 de abril de 2010 | 0h 00



Renato Machado - O Estado de S.Paulo

A São Paulo Transportes (SPTrans) vai começar a testar nos ônibus um equipamento que possibilita aos usuários levar bicicletas. O bike rack é um suporte colocado na frente do coletivo e que pode carregar até três bicicletas. Na capital paulista, o projeto está sendo chamado de Bike Bus e deve começar a operar em caráter experimental em dez dias.

A proposta foi apresentada à SPTrans por diretores da Viação Sambaíba, responsável pelo transporte na zona norte. Representantes da empresa estiveram nos Estados Unidos e descobriram o equipamento, que é utilizado em cidades como Miami e Los Angeles. Técnicos da SPTrans vão analisar os aspectos de segurança. Se tudo der certo, a experiência começa no próximo fim de semana (dias 17 e 18).

Roubos. O equipamento funciona de maneira parecida aos suportes de bicicletas para automóveis. Quando o ônibus para, o motorista aciona um mecanismo que destrava o Bike Bus para que os usuários guardem as bicicletas. A trava é novamente acionada, para evitar roubos. A SPTrans estima que a operação dure cerca de um minuto.

Inicialmente, o Bike Bus deve funcionar somente nos fins de semana. A SPTrans pretende implantar o equipamento em poucas linhas que passem por parques. Os técnicos da empresa que administra o transporte na capital vão acompanhar esse período de testes, que ainda não tem duração determinada. Caso a experiência seja positiva, os equipamentos serão instalados em toda a frota da capital.

Dia a dia. A iniciativa foi elogiada por ciclistas e ativistas, já que possibilita combinação entre bicicletas e transporte público. Estudos apontam que as bicicletas são ideais para trajetos até sete quilômetros, o que dificulta a utilização como meio de transporte diário. "Com isso dá para fazer uma perna de bicicleta e utilizar os ônibus na maior parte do trajeto, em trechos de subida", diz o cicloativista e diretor do Instituto Ciclo BR, André Pasqualini.

Por outro lado, há reclamação de que o período de testes esteja sendo feito somente na região dos parques. O receio é que a Prefeitura desista da medida por considerar que não houve uma grande adesão. "Quem vai a um parque de bicicleta já está preparado para pedalar bastante e, por isso, pode não usar os ônibus. Por isso os testes deveriam ser feitos com quem utiliza as bicicletas para trabalhar, que é a maioria dos deslocamentos", diz Pasqualini.

Nos trilhos. O Metrô de São Paulo permite bicicletas fora do horário de pico. Além disso, foram instaladas ciclofaixas de lazer aos fins de semana, mas as ciclovias ainda são raras.

Fonte>Estadão
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100409/not_imp535832,0.php

Cubatão interdita Avenida Nove de Abril para Desfile Cívico

Aniversário
Cubatão interdita Avenida Nove de Abril para Desfile Cívico

De A Tribuna On-line


O Desfile Cívico Militar, em comemoração aos 61 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão, mudou o tráfego de veículos nesta sexta-feira.



Até o fim das atividades, no início da tarde, a Avenida Nove de Abril estará interditada, nos dois sentidos de fluxo, no trecho entre a Avenida Henry Borden e a Rua São Paulo.

Para isto, os motoristas devem fazer os seguintes itinerários: Sentido Bairro-Centro: Avenida Nove de Abril, Avenida Henry Borden, Rua Dr. Fernando Costa, Avenida Joaquim Miguel Couto, Rua Manoel Jorge, Praça da Bíblia, Rua Padre Nivaldo, Avenida Nove de Abril.



E no sentido Centro-Bairro: Avenida Nove de Abril, Rua Padre Nivaldo, Praça da Bíblia, Rua Bernardo Pinto, Rua Pedro de Toledo, Avenida Henry Borden, (retorno) Rua Maranhão, Avenida Henry Borden, Avenida Nove de Abril.



Os ônibus do transporte coletivo, municipal e Intermunicipal, além do transporte alternativo, seguirão este itinerário.

Fonte: Jornal A Tribuna-Santos-SP
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=28960&idDepartamento=5&idCategoria=5

Itanhaém - Governo Municipal institui Programa de Transporte Universitário

MELHORIA – participarão do programa estudantes que frequentem cursos em instituições de ensino em Praia Grande, São Vicente ou Santos, desde que não seja oferecido por nenhuma instituição do Município

Governo Municipal institui Programa
de Transporte Universitário

Para participar do programa, o interessado deverá realizar sua inscrição, exclusivamente por meio eletrônico, mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível no site oficial da Prefeitura, www.itanhaem.sp.gov.br

Com o objetivo de viabilizar o acesso ao ensino superior ou de educação profissional de nível médio aos estudantes residentes no Município, o Governo Municipal instituiu o Programa de Transporte Universitário. O novo serviço custeará parcialmente as despesas do transporte de estudantes, desde que estejam regularmente matriculados em cursos que não sejam oferecidos por nenhuma instituição de ensino do Município. O programa será para atender alunos de instituições de ensino localizadas nos municípios de Praia Grande, São Vicente ou Santos.

Para participar do programa, o interessado deverá realizar sua inscrição, exclusivamente por meio eletrônico, mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível no site oficial da Prefeitura, www.itanhaem.sp.gov.br.
Uma vez preenchida a inscrição, o estudante deverá comparecer no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), no prazo máximo de cinco dias úteis, para apresentação dos documentos, conforme especificado no decreto nº 2.788 de 31 de março de 2010. A confirmação da matrícula no Programa será efetuada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, após análise de toda documentação apresentada.

“A Prefeitura decidiu assumir essa responsabilidade, a fim de proporcionar a melhoria do transporte universitário”, afirmou a assessora de secretaria, Débora Regina Marchi, responsável pelas inscrições.
O Programa de Transporte Universitário ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, que será responsável pelos procedimentos de implementação, controle, acompanhamento e fiscalização do serviço. Outras informações entrar em contato pelo telefone 3421-1700, ramal 1778. A CMTECE fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro. O atendimento é realizado das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas.
Por Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br


Fonte: Prefeitura Municipal de Itanhaém
Divulgação: LitoralBus

sábado, 3 de abril de 2010

Boletim 20100403

Mercedes-Benz produzirá caminhões e ônibus em MG
Após anunciar neste mês investimentos na ampliação da capacidade de produção em sua fábrica de caminhões e ônibus de São Bernardo do Campo (SP), de 65 mil para 75 mil unidades por ano, a Mercedes-Benz informou nesta segunda-feira que vai utilizar também sua planta de Juiz de Fora (MG) para aumentar a fabricação de veículos comerciais. A unidade da empresa em Minas deve começar a produção de comerciais a partir de 2011.
Segundo informações da empresa, a fábrica de Juiz de Fora, que atualmente produz o cupê CLC, vai passar a fazer parte de seu sistema global de produção de veículos comerciais. A unidade mineira da Mercedes-Benz começou a funcionar em1999 e já produziu, desde então, 140 mil veículos de passeio.


Postagem de JMSTC (Equipe LitoralBus)

Volare - Atração da empresa será o modelo W8 Executivo Vip

Caxias do Sul (RS), 19 de março de 2010 - A Volare, principal fabricante nacional de miniônibus e líder no segmento de turismo e fretamento, com modelos diferenciados e sofisticados, participa do V Salão Gaúcho de Turismo e expõe o modelo W8 Executivo Vip. Promovido pelo governo do Rio Grande do Sul, em parceria com a prefeitura de Caxias do Sul e o Ministério do Turismo, o evento será realizado de 18 a 21 de março, nos Pavilhões da Festa da Uva.


Destinado para as aplicações de turismo, fretamento e receptivo, o Volare W8 Executivo Vip tem capacidade para transportar confortavelmente 21 passageiros, possui poltronas de couro com descansa pés e iluminação individual, parede de separação total e sistema de ar-condicionado. O veículo conta ainda com DVD com tela plana, geladeira, porta pantográfica, tacógrafo, sirene de ré e itinerário eletrônico, entre outros itens.


Com diversas configurações internas e equipamentos, o modelo W8 Executivo também pode contar com acesso sem fio à internet (wireless) e sistema de radionavegação (GPS), que proporciona facilidade na escolha de caminhos alternativos para evitar o trânsito congestionado das grandes cidades brasileiras.



http://www.marcopolo.com.br/website/volare_pt/content/marcopolo/noticias/index.php?cdNoticia=843

Caio Induscar continua com contratos para o Chile

A Caio Induscar aumenta gradativamente sua participação no mercado externo, incluindo, há bastante tempo, relações comercias com o Chile, país que sofre com os estragos causados pelo terremoto, em fevereiro.
Até março de 2010, a encarroçadora exportou em torno de 900 unidades e ainda serão entregues 514. Todos os contratos serão cumpridos com o país, mas ainda é cedo para previsões de novos negócios.
Para colaborar com a reconstrução do Chile, a empresa está reunida com os colaboradores em orações e em arrecadação de dinheiro.

Programa para desenvolver a espiritualidade na empresa

A encarroçadora, preocupada com saúde e qualidade de vida dos colaboradores, oferece Programas de Humanização na Empresa (PHEs) que atendem os colaboradores e comunidade de maneira integral, corpo e mente.

Agora, uma nova necessidade humana vai fazer parte de um Programa, a espiritualidade. O PHE Missões, como é chamado, foi desenvolvido por meio de pesquisas que concluíram que as pessoas espiritualizadas são mais felizes e sadias.

Ele vai reunir colaboradores em grupos de oração, independentemente de suas religiões, que terão a missão de ajudar os colegas de trabalho que passam por momentos difíceis, em visitas domiciliares.

Também vai oferecer um Centro Ecumênico, para as pessoas poderem fazer suas orações num lugar mais tranquilo, incentivar a prática de orações diárias na empresa e promover Encontros Familiares.

O foco do Missões é desenvolver nos colaboradores valores como a igualdade, amor ao próximo e à vida, humildade, gratidão etc., para melhorar o ambiente de trabalho e evitar doenças como a depressão.

No dia 3 de março, todos os colaboradores foram convidados para fazer oração para os chilenos que foram atingidos pelo terremoto.

25/03/2010

http://www.caio.com.br/noticias/noticias.php?idnot=65&lg=P

Caio Induscar entrega maiores ônibus do mundo

A encarroçadora de ônibus Caio Induscar fará a entrega das 100 unidades dos urbanos Topbus para o Grupo Ruas, de São Paulo. O evento será numa concessionária Volvo da capital, no dia 25 de março.

Com projeto totalmente novo, os veículos, sobre chassi Volvo B9Salf recentemente lançado no Brasil, são 100% piso baixo e, com 26,5 metros de comprimento, possuem lotação para 48 pessoas sentadas e 147 em pé e um cadeirante, atendendo aos padrões de acessibilidade, conforto, segurança e capacidade de transporte.

A nova carenagem do ônibus encobre e direciona a entrada de ar para o radiador. O design causa impressão de imponência, originalidade e velocidade.

O Topbus tem a poltrona do motorista na posição central, para facilitar o controle do ônibus e visibilidade, um conceito inovador de dirigibilidade. Conta com 8 portas, sendo 7 para entrada de passageiros e uma de serviço exclusiva para acesso do motorista. Sua estrutura é reforçada com tubos especiais de maior resistência.

Os ônibus serão destinados a operar no município de São Paulo, contribuindo para melhora no trânsito da cidade, por meio de operadoras que transportam em média cerca de 90 milhões de pessoas por mês.

Também são vantagens das carrocerias Topbus, menor custo por passageiro transportado e atendimento da demanda de forma mais equilibrada. São ideais para sistemas BRT’s (Bus Rapid Transit) e grandes corredores urbanos.

25/03/2010


http://www.caio.com.br/noticias/noticias.php?idnot=66&lg=P

Cubatão terá nova concessionária de Transporte Coletivo

A Trans Líder vence licitação e deve operar o transporte público a partir de abril. Tarifas permanecem congeladas

A Viação Trans Líder Transportes Rodoviários e Logística LTDA foi a vencedora do certame licitatório para operacionalização do transporte público de passageiros em Cubatão. O prazo de concessão é de 10 anos, prorrogáveis por mais cinco, e a nova empresa deverá entrar em operação até o final de março. O atual sistema implantado desde a contratação emergencial da Bom Jesus, e que foi plenamente aprovado pela população, será mantido, sem que haja aumento da tarifa. Conforme o previsto no Edital, a nova operadora do sistema, entre outras exigências, deverá manter os cobradores e aumentar, de imediato, de 14 para 20 o número de veículos adaptados, até atingir a totalidade da frota, em 2012, dois anos antes do prazo estipulado pela legislação, que estabelece que isto ocorra até 2014.
Além das exigências operacionais, de comprovação técnica e de qualidade do serviço, o Edital também previa a apresentação de preço para implantação futura de proposta de projeto básico de um novo sistema integrado de transporte. Para isso, a Trans Líder apresentou o menor custo: cerca de R$ 2,48. No entanto, como o projeto básico de transporte integrado será implementado ao longo do contrato, essa tarifa não será colocada em prática imediatamente. Segundo o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Silvano Lacerda, Cubatão, por conta do processo de substituição da Piracicabana e contratação emergencial da Bom Jesus, teve as tarifas congeladas. "Com isso, a cidade saiu lucrando, pois não tivemos nenhum aumento nos últimos dois anos. Atualmente, temos o melhor transporte e o menor custo da região. E, pelo novo contrato, qualquer reajuste terá que ser discutido com o poder público", disse.
Lacerda acrescenta que o Edital de licitação do transporte consolidou outros avanços e apresentou inovações, que passaram a ser obrigatórios. Como exemplos, Silvano cita que "a volta do cobrador, uma ação política assumida pela Prefeita, que não passava de um acordo de cavalheiros com a Bom Jesus, agora é uma obrigação contratual. Outro fator importante é que o documento reconhece oficialmente a existência do transporte alternativo e assegura sua participação no sistema. E mais, a Prefeitura preserva seu direito de promover alterações a qualquer tempo, de acordo com as necessidades do município", comemorou. Ele diz ainda que enquanto em toda a região o tempo médio de vida das frotas é de cinco anos e o máximo de vida útil dos veículos é de 10 anos, em Cubatão serão de quatro e sete anos, respectivamente.
Segundo relatou, existe também a obrigação de utilização de biodiesel, combustível menos poluente. Além disso, a concessionária deverá promover o monitoramento por satélite dos carros e transmitir as informações à CMT, bem como outros dados sobre o serviço, que deverão ser disponibilizados 'on line'. "Isso permite um controle mais rápido e efetivo sobre todo o sistema, facilitando a fiscalização por parte dos órgãos gestores, CMT e Prefeitura", disse. Lacerda diz, também, que 1% da receita da empresa deverá ser revertido para equipar e eficientizar os sistemas de fiscalização. "O mais importante é que estamos construindo, junto com permissionários e população, um sistema de transporte público que já é o melhor da região e será uma referência para todos os demais municípios", finalizou.
Como não houve impetração de recurso, o próximo passo será homologar e adjudicar o processo que apontou a licitante vencedora e, na seqüência, elaborar e assinar o contrato, o que deverá ocorrer até o final deste mês, conforme estimativa do diretor de Suprimentos da Secretaria de Finanças, Marcio Ferraro.
Texto: Jorge Ramos

Fonte: Informa Cubatão
http://informacubatao.blogspot.com/2010/03/cubatao-tera-nova-concessionaria-de.html

Divulgação:LitoralBus