quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Translitoral - Último Dia de Operações

215 - Busscar Urbanuss
Scania F94

487 - Caio Induscar Apache Vip
Mercedes-Benz OF-1418

12802 - Caio Induscar Apache VipII
Volksbus 17.230 EOD

13806 - Marcopolo Torino 2007 fabr. 2012
Volksbus 17.230 OD Euro V

150005 - Caio Induscar Apache Vip IV
Volksbus 17.230 OD Euro V



Translitoral, empresa encerra suas atividades no dia de hoje como operadora municipal da cidade de Guarujá e distrito de Vicente de Carvalho.


Foto(s) e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Cuiabá ganha 4 novos articulados


Desde o dia 1º de janeiro de 2019, duas unidades do Articulado Mascarello Granvia Metro está rodando em Cuiabá, a capital do Mato Grosso, que irá receber 4 unidades nos próximos dias. As outras duas unidades vão para Integração Transportes e Expresso NS (uma cada).

Foto: Mascarello (Divulgação)
Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

domingo, 27 de janeiro de 2019

Guarujá: Linhas de ônibus terão novas rotas



Linhas de ônibus terão novas rotas em Guarujá

Após assumir transporte público de Guarujá, City Intermodais extingue 25 linhas, cria 15 e mantém 11 já existentes

A partir do dia 1º de fevereiro, quando a empresa City assumir o transporte coletivo em Guarujá, haverá mudanças no itinerário dos ônibus. Das 36 linhas atuais, operadas pela Translitoral, 25 deixarão de existir. Serão criadas 15, juntando-se a 11 das atuais, para somarem 26.

Com a nova concessionária, haverá menos ônibus nas ruas, a maioria deles sem ar-condicionado, e coletivos com idade média de dez anos. A City tem 134 veículos em Guarujá e usará 125, menos do que os 147 da Translitoral.

Do total, são 91 ônibus usados, com média de idade de uma década, e 40 novos, com ar-condicionado. Três vans atenderão pessoas com deficiência.

O edital da licitação que teve a City como ganhadora previa que, no início da operação, todos os ônibus fossem zero-quilômetro, o que só será possível em julho, segundo a empresa. Haverá substituição gradual dos usados pelos novos, ainda em produção.

A City alega que não poderá cumprir de início todos os requisitos do edital porque a prefeitura adiantou o início da operação em três meses. O prazo para que a nova empresa assumisse o transporte era 26 de abril.

Alterações

A partir do dia 1º, os usuários terão de se acostumar a novos números e itinerários. De 36 linhas, incluindo as noturnas, 25 serão extintas.


Outras 15 linhas surgirão e cobrirão Guaiúba (95N, 96N, 101, 112 e 113), Vicente de Carvalho (94N, 95N, 100, 102, 103, 104, 105 e 106), Enseada (94N, 100, 107 e 110), Morrinhos (96N e 114) e Perequê (94Ne 110). Os itinerários não foram divulgados até a publicação dessa reportagem.

Segundo a City, as alterações dos trajetos foram realizadas em função de pesquisa de embarque e desembarque nos ônibus, desenvolvida de outubro a dezembro passados.

“Foi identificado que havia linhas com poucos passageiros, mesmo nos horários de pico, e outras com maior demanda de usuários, com poucos ônibus e longo tempo de espera nos pontos”, informou a nova concessionária.

A City disse que, com as mudanças, “houve melhora nos itinerários para aumentar a frota e as viagens nas principais linhas, que possuem maior demanda de passageiros, reduzindo o tempo de espera”.



Matéria: Gabriel Oliveira (A Tribuna on line)
Divulgação e Postagem: João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

sábado, 26 de janeiro de 2019

City e as Áreas das Linhas Urbanas








A partir de 1º de fevereiro do corrente ano, a empresa City Transporte Indermodal Ltda entra em vigor no município de Guarujá e distrito de Vicente de Carvalho. A empresa substitui a Translitoral.

Divulgação de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

Abrigo de ponto de ônibus na praia


Local: Santos-SP - Avenida Vicente de Carvalho
Foto e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Guarujá com nova empresa de ônibus em fevereiro


Ônibus novos da City - Foto: Rogério Soares/AT
City Transporte Urbano iniciaria os serviços somente em abril, mas, após pedido da prefeitura, empresa começa os trabalhos em 1º de fevereiro




Guarujá com nova empresa de ônibus a partir de 1º de fevereiro. É a City Transporte Urbano Intermodal. Vídeo caseiro feito por João Manoel da Silva sobre reportagem feita pelo Jornal da Tribuna 1ª Edição.



Divulgação e Postagem de João Manoel da Silva
Equipe Litoralbus

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Curitiba - Prefeitura e Estado vão definir em conjunto soluções para o transporte coletivo

     22/01/2019 19:30:00



O prefeito Rafael Greca e o governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniram na tarde desta terça-feira (22/1), no Palácio Iguaçu, para tratar da questão do transporte coletivo da capital e de soluções urbanas para Curitiba e região metropolitana.
Segundo o prefeito, foi dado um passo importante para o futuro de Curitiba como capital metropolitana. “É com grande alegria que eu saio do Palácio Iguaçu depois de uma reunião de planejamento com o governador Ratinho Junior", disse Greca. "Está se desenhado um bom futuro para a Grande Curitiba como uma cidade só. Com o uso de eixos metropolitanos, com uma rede de transporte comum e com muitas ideias de inovação”, completou.
“Esta é a primeira de muitas reuniões que teremos para buscar soluções em conjunto para melhorar a vida das pessoas”, disse o governador Ratinho Junior, ressaltando que o prefeito da capital é sempre muito bem-vindo.
Greca explicou também que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - Ippuc, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) passam a trabalhar juntos. “Para fazer esta grande cidade metropolitana que merece o melhor de nós”, disse o prefeito.
O governador demonstrou interesse em desenvolver projetos em parceria com Curitiba. “A gente sabe da importância que a capital, nossa Curitiba, tem para o desenvolvimento do Paraná e também para as cidades da região metropolitana. O transporte público é um grande desafio que nós temos em conjunto com as grandes cidades do Paraná e claro, a gente tem que achar soluções em conjunto”, finalizou.
Subsídio
Ratinho Junior pediu que as secretarias da Fazenda e do Desenvolvimento Urbano, além da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e órgãos da Prefeitura de Curitiba avaliem a questão do subsídio concedido pelo Estado para o transporte coletivo da capital. “O subsídio não é uma condicionante para que esta parceria com o Estado aconteça”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
Participaram também do encontro o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o presidente da Urbanização de Curitiba – Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi, técnicos da Comec e da Secretaria do Desenvolvimento Urbano.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Curitiba - Prefeitura entrega mais 52 ônibus para renovação da frota da cidade

23/01/2019 16:15:00


O sistema de transporte coletivo de Curitiba vai ganhar 52 novos ônibus nesta quinta-feira (24/1). A entrega dos veículos será feita pelo prefeito Rafael Greca, às 14h30, no estacionamento do Parque Barigui, na entrada pela BR-277.
Dos 52 novos ônibus, 33 são do tipo micro especial e 19 veículos de modelos intercambiáveis, que podem operar na categoria alimentador ou convencional.
Os veículos vêm equipados com motores EURO V/PROCONVE P7 e padrão europeu de conformidade com o meio ambiente. Os ônibus também contam com monitoramento por câmeras, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, informação em braile para portadores de deficiência visual, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.
Além disso, 20% dos bancos são destinados às pessoas com deficiência.
Em dois anos foram comprados 249 novos ônibus para rodar em Curitiba - 49 deles já estão nas ruas.

Aviso de pauta
Entrega de 52 novos ônibus para a cidade
Data: quinta-feira, 24 de janeiro
Hora: 14h30
Local: Parque Barigui, estacionamento na entrada pela BR-277

Fonte : Prefeitura Municipal de Curitiba

City Transporte começa a operar em 1º de fevereiro em Guarujá

23 JAN 2019


Troca de cartões teve início nesta segunda-feira (21)
Previsto para abril, o início da operação da nova concessionária de transporte público em Guarujá, City Transporte Urbano, se dará em 1º de fevereiro.
A antecipação foi feita a pedido do prefeito de Guarujá, Válter Suman, devido a inúmeras reclamações de usuários que chegaram à Prefeitura a respeito da demora nos pontos e sucateamento dos ônibus – situação agravada pelo período de temporada, em que aumenta a demanda pelo serviço na Cidade.
Diante disso, teve início nesta segunda-feira (21) a emissão dos novos cartões da empresa. Interessados em se cadastrar para o Passe Livre devem se dirigir ao guichê da City Transporte localizado no piso superior do Shopping Ferry Boat’s Plaza (Praça das Nações Unidas, s/nº, Vila Ligia).
No mesmo local, no piso térreo, há um guichê para a confecção do Cartão Cidadão, destinado a usuários do transporte coletivo em geral – não válido para cartão do estudante, gratuidades ou vale-transporte do trabalhador. Neste caso, é a empresa que deve entrar em contato direto com a City Transporte para providenciar o cartão. O horário de atendimento é das 9 às 18 horas.
O Cartão Cidadão também pode ser solicitado no guichê localizado na Rodoviária de Guarujá. O horário de atendimento também é das 9 às 18 horas.
Outros locais também serão disponibilizados pela empresa nos próximos dias para a confecção dos cartões.
Atendimento
Nesta segunda-feira, entraram em operação dois canais de atendimento da City para esclarecimento de dúvidas e informações: a Central de Atendimento, no 0800 7720800, e o site da empresa: https://citymais.com.br/.
Coletiva
A City Transporte realiza nesta quinta-feira (24), a partir das 9 horas, uma coletiva de imprensa, também aberta à sociedade civil organizada, para esclarecer a população sobre o início da operação. A coletiva será realizada nas dependências do Casa Grande Hotel (Av. Miguel Stefno, 1.001, Enseada, Guarujá).

Fonte: Prefeitura Municipal de Guarujá

domingo, 20 de janeiro de 2019

A empresa Oeste Agência de Viagens e Turismo localizada em Nobres – MT acaba de adquirir a carroceria Comil Versátile Gold





A empresa Oeste Agência de Viagens e Turismo localizada em Nobres – MT acaba de adquirir a carroceria Comil Versátile Gold acoplado ao chassi B270F.
O ônibus é equipado com dispositivos para acessibilidade de acordo com a norma vigente, ar condicionado, 52 poltronas executivas com conector USB e kit de áudio e vídeo.

10 novas carrocerias Comil Campione Invictus DD foram apresentadas oficialmente pela empresa APTPRA da Republica Dominicana





As 10 novas carrocerias Comil Campione Invictus DD foram apresentadas oficialmente pela empresa APTPRA da Republica Dominicana em um evento ocorrido em 17/01 em conjunto com o concessionário VV Autos. Estiveram presentes a diretoria da APTPRA, o presidente Junior Castro Montilla, autoridades e funcionários. O evento contou com a bênção do monsenhor Gregorio Nicanor Peña Rodríguez, bispo da diocese de Altagracia.
É com orgulho que a Comil agradece pela parceria e por fazer parte desta história!

sábado, 19 de janeiro de 2019

Mascarello Roma R4 entregues para a empresa Line Azul.






Confira o novo design dos Roma R4 entregues para a empresa Line Azul. Os veículos levarão mais tecnologia, conforto e segurança as rodovias chilenas.

Fonte: Mascarello - Facebook

Curitiba - Novo modelo aumenta eficiência e reduz reclamações na manutenção de terminais e estações-tubo

16/01/2019 11:02:00


A Urbs (Urbanização de Curitiba) adotou um novo modelo de manutenção de terminais e estações-tubo para garantir maior qualidade no transporte coletivo de Curitiba. O resultado foi uma significativa redução das reclamações dos usuários, além da economia e otimização de serviços.
“Com administração planejada e gestão mais eficiente, estamos restaurando a qualidade perdida no transporte coletivo nos últimos anos”, avalia o prefeito Rafael Greca.
Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o trabalho já provocou a redução de 35% das reclamações feitas pelo 156, a central de atendimento à população da capital. Ele destaca que o novo modelo na Urbs substituiu o sistema de manutenções ponto a ponto, que era mais caro e menos eficiente.
“Com o modelo de gestão de manutenção programada, as equipes monitoram os equipamentos e decidem o cronograma de manutenção de acordo com a urgência de cada caso. Com isso, os consertos são planejados e mais duradouros, trazendo mais segurança e conforto para o usuário do sistema”, explicou Ogeny.
A mudança no modelo foi feita em julho de 2018. Como resultado deste trabalho as 328 estações-tubo da cidade estão passando por uma completa revisão, sendo que os elevadores para acesso de deficientes que estavam com problemas estão sendo consertados.
Também foi trocada a cobertura deteriorada de várias delas; 194 portas de embarque das 543 que a cidade possui foram consertadas. Além disso, 141 das 362 câmeras que o município mantém nos tubos e terminais foram revisadas e recuperadas.
Rapidez e durabilidade
No caso das estações-tubo, foram destacadas nove equipes para cuidar dos 328 equipamentos, sendo que duas delas se dedicam exclusivamente aos elevadores do equipamento.
Marcelo Ekermann, da Unidade de Manutenção de Transporte, explica que anteriormente as equipes dividiam a cidade em áreas e iam fazendo os reparos de acordo com as reclamações.
Com a mudança, o sistema ganhou em agilidade e em eficiência.
A fiscalização do transporte coletivo usa PDAS (Personal Digital Assistant, pela sigla em inglês), ou assistente pessoal digital, por meio do qual os apontamentos vão para uma planilha verificando, por exemplo, o funcionamento de portas, elevadores, iluminação, etc.
“No dia seguinte recebemos os apontamentos dos fiscais e a partir daí a gente abre os chamados para ter o atendimento imediato”, diz Ekermann.
Câmeras
Além da estrutura, a Urbs também está consertando as câmeras das estações-tubo e PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis), dos terminais. A Urbs criou um setor específico para atender esta demanda.
“Nós treinamos funcionários nossos que estão atuando nesta tarefa de recuperar estes aparelhos e torna-los úteis aos curitibanos”, explicou Maia Neto. Até agora 237 dos 338 PMVs colocados nos terminais já foram arrumados ou substituídos.  Os técnicos já revisaram 362 câmeras e conseguiram recuperar 141, um índice de aproveitamento de 45%.
Resgate da qualidade
De acordo com o presidente da Urbs, as ações fazem parte de um projeto de resgate da qualidade do transporte coletivo de Curitiba que no passado projetou Curitiba mundialmente.
“Encontramos o sistema muito deteriorado e a prioridade foi buscar trazer a prestação de serviços para um nível aceitável de qualidade, para em seguida possamos evoluir para melhorias mais efetivas”, diz Maia Neto, complementando que se incluem a renovação da frota, que em dois anos já chegou a 249 novos ônibus, além da ampliação do sistema, com a ampliação do Ligeirão na Linha Santa Cândida – Capão Raso, por exemplo.
Padronização
Além da rapidez nos consertos, a Urbs também está implantando a padronização das estações-tubo, já que elas são concebidas em épocas diferentes. No caso da iluminação, a Urbs adotou a substituição de lâmpadas de led. Cerca de 90% das estações-tubo já estão com nova iluminação. O mecanismo das portas também está sendo equipado com material mais robusto, o que torna o conserto mais durável além de melhorar a funcionabilidade.
Planejamento
Para manter em dia a manutenção dos 22 terminais de ônibus de Curitiba, a Urbs adotou o sistema de manutenção contínua. Uma equipe formada por dois engenheiros mecânicos e quatro estagiários fazem inspeções constantes nestes locais. O programa de gestão de manutenção implantou o planejamento nas ações.
O engenheiro Thiago Augusto Sielski Marquardt, um dos responsáveis pelo trabalho, explicou que os terminais do Campo Comprido e do Boqueirão já passaram por reparos usando esta sistemática.
O terminal do Boqueirão tinha um problema sério de goteiras que só se agravava porque anteriormente eram feitos só reparos pontuais. “Fizemos um levantamento completo lá e realizamos a reforma necessária para solucionar o problema”, explicou Marquardt. No caso do terminal do Campo Comprido, foi feita a revisão da parte elétrica, e o terminal Guadalupe também teve serviços realizados para correção de problemas.
Os fiscais percorrem os terminais com um check list e vão anotando os problemas encontrados por motivos diversos, como vandalismo, desgaste, ação do tempo, etc. Depois a equipe faz a classificação de emergência, com base no conceito de manutenção industrial GUT: Gravidade, Urgência e Tendência.
Uma vez enquadrado o problema é feito um diagnóstico para a sua resolução e montagem de um cronograma de acordo com a previsão orçamentária para execução do trabalho.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Curitiba - Faixa exclusiva para ônibus começa a valer na segunda-feira na Mário Tourinho

18/01/2019 17:02:00


A partir de segunda-feira (21/1) entra em funcionamento a faixa exclusiva para ônibus na Rua General Mário Tourinho. A mudança de trânsito ocorre no trecho de pouco mais de um quilômetro entre a Avenida Vicente Machado e o Terminal Campina do Siqueira, com o objetivo de reduzir o tempo de deslocamento do transporte coletivo. Atualmente os ônibus levam aproximadamente 17 minutos para percorrer essa distância, nos horários de maior movimento.
“O objetivo é beneficiar os cerca de 63 mil passageiros por dia que usam uma das cinco linhas do transporte coletivo que passam por essa extensão da Mário Tourinho diariamente”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, se referindo aos 89 ônibus das linhas Interbairros II, Capão Raso/Campina do Siqueira, Inter 2, Inter 2 (reforço entre Capão Raso e Campina do Siqueira) e Pinhais/Campo Comprido. 
Nos primeiros dias de adaptação, agentes de trânsito vão orientar os motoristas, das 7h às 20h. “Nesse primeiro momento, condutores que ainda trafegarem pela faixa exclusiva, ao lado direito da rua, não serão multados, mas serão indicados a obedecer a sinalização de trânsito indicada em placas e na pintura no pavimento”, reforça Rosangela.
A Setran vai monitorar o comportamento dos motoristas ao longo da primeira semana para verificar a necessidade de continuar a ação de orientação dos agentes. Na sequência, veículos que não forem ônibus e insistirem em trafegar pela faixa exclusiva poderão ser autuados pela fiscalização de trânsito. Essa regra começa a valer no dia 4 de fevereiro.
A infração - de natureza gravíssima - acarreta a perda de 7 pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo, conforme o inciso III do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente”.
Conversão à direita
Motoristas que desejarem acessar imóveis e fazer a conversão à direita para as ruas transversais devem ficar atentos à linha tracejada pintada no pavimento que permite o acesso, próximo aos cruzamentos, nos mesmos moldes das faixas exclusivas já existentes.
Além da Mário Tourinho, Curitiba tem faixas exclusivas para o transporte coletivo nas ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo e Desembargador Westphalen.
Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Município regulamenta uso exclusivo de vias para transporte público em Ilhéus


por Secom
 Publicado em 16/01/2019 17:01



A Prefeitura de Ilhéus adotou mais uma medida para melhorar a acessibilidade e mobilidade urbanas, com a regulamentação do uso exclusivo das faixas e vias de trânsito destinadas aos veículos, concessionários e permissionários do transporte público de passageiros. Conforme o Decreto 008, publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira (15), as faixas exclusivas, chamadas de corredores, são reservadas prioritariamente ao tráfego de veículos cadastrados e credenciados pela Superintendência de Trânsito e Mobilidade do município (Sutram).
As normas constantes no decreto obedecem ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro e ordenam o tráfego dos veículos registrados e licenciados na categoria aluguel, destinados ao serviços de transporte coletivo rodoviário intermunicipal e municipal, escolar, turístico e de emergência. O decreto proíbe a circulação, estacionamento e parada de automóveis, caminhões e demais veículos nas faixas exclusivas, exceto para fins de conversão ou retorno para permitir acesso a obras e pontos de paradas de ônibus.
Segundo o superintendente municipal de Trânsito, Gilson Nascimento, o conceito de mobilidade prioriza o transporte de massa feito por ônibus, táxi, mototáxi, vans de turismo e escolar. “A preferência é para os veículos que transportam o maior números de pessoas ou efetuam serviços de mobilidade”, explica o gestor.
Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhéus

Cubatão - SEDUC amplia prazo de inscrição de transporte escolar para até dia 22

18/01/2019

Recadastramento e novas inscrições ocorrerão na UME Princesa Isabel
 
Foram ampliados para até a próxima terça-feira os prazos de inscrição e recadastramento no transporte escolar de Cubatão para este ano. O atendimento prossegue na segunda (21) e terça-feiras (22), das 9 às 16 horas, na UME Princesa Isabel (Praça Getúlio Vargas, 50, Centro).

Para o recadastramento, devem ser apresentados os seguintes documentos: duas fotos 3x4, cópia da certidão de nascimento ou RG do aluno, cópia do comprovante de residência do responsável pela criança ou adolescente, além de declaração escolar emitida pela UME na qual o aluno está matriculado para o ano letivo de 2019.

No caso de novas inscrições para serviços de ônibus e passe escolar, além dos documentos citados acima, tornam-se obrigatórias as cópias de RG e do CPF dos alunos usuários do transporte na modalidade de passe escolar. Para mais informações: 3372-6270.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, ano passado 3500 alunos foram atendidos em todo o município e até agora, pouco mais de 2 mil estudantes se cadastraram ou recadastraram. 

Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação

Fonte: Prefeitura Municipal de Cubatão

Secretaria dos Transportes Metropolitanos divulga as novas tarifas dos ônibus intermunicipais da EMTU em quatro regiões metropolitanas do Estado

18/01/2019


Novos valores entram em vigor no próximo dia 20/01

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) informa que a partir do próximo dia 20 passam a vigorar os novos valores das tarifas de transporte por ônibus intermunicipais em quatro regiões metropolitanas do Estado de São Paulo: Grande São Paulo, Baixada Santista, Sorocaba e Vale do Paraíba / Litoral Norte. 

Na Baixada Santista, a tarifa do VLT passa de R$ 4,20 para R$ 4,40. No Corredor ABD, na RMSP, a tarifa será de R$ 4,80.

Na composição dos índices de reajuste das tarifas estão o IPC-FIPE, o aumento dos combustíveis, a elevação do custo de mão-de-obra e, no caso do VLT, a elevação do custo da energia elétrica.

Na Região Metropolitana de São Paulo, o desconto da integração entre as linhas metropolitanas e o sistema metroferroviário (Metrô e trens da CPTM), no período de três horas, por meio BOM nos Trilhos (Cartão Metropolitano do Transporte) permanecerá em R$ 1,50. 


Fonte: EMTU/SP