- Com destaque para a exposição do chassi O 500 UA “low entry” para ônibus articulado, a Mercedes-Benz estará presente no Seminário Nacional NTU, em Brasília
- Empresa é fabricante da mais completa linha de veículos do País para o transporte coletivo urbano, de micro a ônibus articulados para grande volume de passageiros, atendendo a todas as demandas do mercado
- Mercedes-Benz oferece assessoria especializada em sistemas de transporte, como os corredores exclusivos e o BRT
Com a exposição de um chassi O 500 UA “low entry” (entrada baixa) para ônibus articulado, a Mercedes-Benz apresenta as soluções da marca para a mobilidade urbana durante o Seminário Nacional 2012 da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. O evento será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, capital federal.
“Nossas soluções para o transporte coletivo urbano vão da mais completa linha de ônibus do Brasil até a assessoria especializada em sistemas de transporte”, afirma Curt Axthelm, gerente de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, oferecemos aos clientes o mais completo pacote de produtos e serviços de pós-venda, por meio da maior rede de concessionários, com cerca de 200 pontos de atendimento em todos os estados do País”.
Com base em sua completa gama de chassis de ônibus, a Mercedes-Benz atende a todas as demandas dos sistemas de transporte de passageiros, como o BRT (Bus Rapid Transit). A marca oferece desde veículos articulados para corredores exclusivos até ônibus convencionais e microônibus para linhas alimentadoras e distribuidoras, que interligam os bairros, compondo a integração de todo o sistema.
“Nos dois dias do evento, nossa equipe destacará também que a Mercedes-Benz oferece aos clientes assessoria especializada em transporte de passageiros”, diz Curt. “A ampla experiência acumulada nesta área culminou, em 2007, na criação de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, oferecendo apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte”.
A grande maioria das 12 cidades que receberão a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 já optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros. Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de maior qualidade para a população.
A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
Ônibus Mercedes-Benz mais econômicos e ecológicos
A linha de ônibus Mercedes-Benz destaca-se no mercado pela avançada tecnologia BlueTec 5. Além de reduzir drasticamente as emissões de poluentes, atendendo aos limites do PROCONVE P-7 (Euro 5), o BlueTec 5 proporciona menor custo operacional, com redução no consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção. Oferece ainda excelente desempenho, eficácia e confiabilidade.
Entre os 20 modelos disponíveis na mais completa linha de ônibus urbanos e rodoviários, destacam-se quatro modelos de chassis para veículos articulados, solução eficaz para os corredores exclusivos e o sistema BRT, trazendo benefícios para a mobilidade urbana nas grandes cidades.
Além das conhecidas versões O 500 MA e UA “low entry”, a linha de articulados passou a contar com os novos O 500 MDA e UDA “low entry”. A grande novidade destes novos modelos são seus 4 eixos, sendo 2 eixos na parte traseira do veículo, o que possibilita a instalação de carroçarias até 23 metros, para mais de 200 passageiros, dependendo da configuração interna do ônibus.
Com os novos articulados O 500 MDA e UDA “low entry”, a Mercedes-Benz passa a atender um novo segmento de alta capacidade nos sistemas de transporte coletivo urbano, destacando-se pela facilidade de operação e manutenção.
Os chassis O 500 UA e UDA "low entry" são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os O 500 MA e MDA, com piso normal, são mais adequados para corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos os articulados Mercedes-Benz são indicados para corredores de ônibus, ficando a cargo dos gestores e dos operadores a escolha do que melhor atenda ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.
A padronização de frota com chassis articulados O 500 da Mercedes-Benz traz mais vantagens para os clientes. Isso favorece, por exemplo, a intercambiabilidade de peças, os trabalhos de manutenção e o treinamento de motoristas e mecânicos. Com exceção do 2º eixo traseiro, todos os demais componentes do MDA e UDA são os mesmos do MA e UA.
Mercedes-Benz apoia a formação de novos gestores de transporte
A programação do Seminário Nacional NTU 2012 inclui a formatura do curso de Gestão e Liderança em Transportes Urbanos, voltado a novos empresários que atuarão dentro do novo cenário de mobilidade urbana que está sendo desenhado no País e que privilegia o transporte sustentável em sintonia com a dinâmica das cidades e da população.
Essa pós-graduação em formato MBA conta com apoio da Mercedes-Benz, sendo fruto de parceria da NTU com a instituição de ensino Ibmec e com a Universidade Corporativa do Transporte da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro).
A Mercedes-Benz também é patrocinadora do Seminário Nacional NTU, reafirmando uma parceria de longa data com a entidade.
Publicado em 24 de agosto de 2012
Fonte: Mercedes Benz