quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Palmas - População Contará com novos ônibus e linha expressa


31 de Agosto de 2011 


Fonte: Prefeitura de Palmas

Fotógrafo: Antônio Gonçalves
População contará com novos ônibus e Linha Expressa

A partir desta quinta-feira, 1º de setembro, os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros de Palmas passam a contar com um total de 211 ônibus fazendo as mais diversas linhas e horários, de Norte a Sul da Capital. A melhoria é resultante da chegada de 21 novos veículos das empresas Miracema e Palmas apresentados oficialmente na manhã desta quarta, 31, em cerimônia realizada em frente ao Paço Municipal.

A solenidade teve a presença da deputado Estadual Luana Ribeiro, dos vereadores Ivory de Lira, Norton Nascimento, Folha, Aurismar Cavalcante e Milton Neris, bem como dos secretários municipais e outros convidados.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros (Seturb), desde 2007, quando a Prefeitura criou o Sistema Integrado, 58 ônibus já foram adquiridos. Os investimentos com a compra dos novos ônibus – um total de 26 até o dia 15 de setembro - passam de R$ 7 milhões e representam parte do compromisso do Seturb com a melhoria do transporte público, cobrado pelo prefeito Raul Filho e pelo Conselho Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade. O presidente do Seturb, José Antônio Júnior - Toninho, destacou a importância da criação do Sistema Integrado de Passageiros, em 2007, representando a profissionalização do setor em Palmas. “Foi um ato de coragem e de visão administrativa do prefeito Raul Filho. Esse é um legado que vai ficar para sempre”, destacou Toninho exemplificando que, desta forma, as linhas são mais ágeis e permitem que os usuários possam ir a qualquer parte da cidade pagando apenas uma passagem, sem que os ônibus tenham que rodar a Capital inteira.


Em seu discurso durante a cerimônia, o prefeito Raul Filho foi enfático em afirmar que ninguém faz nada sozinho, referindo-se à participação do Conselho Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade nos avanços do setor de transportes. “Com certeza esses novos ônibus vão melhorar consideravelmente o transporte público”, disse.


Raul Filho também destacou a forma como era o sistema de transporte assim que ele iniciou sua gestão. “Na época não havia um ônibus com acessibilidade (hoje são 84), tínhamos uma população de 128 mil pessoas e hoje são mais de 230 mil habitantes”, pontuou.


Antes de finalizar seu discurso, Raul Filho cumprimentou os motoristas, conheceu de perto a nova frota e disse que reconhece as dificuldades do segmento de transporte público de passageiros, mas afirmou que “é preciso melhorar sempre, pois esta é uma cidade viva e de muitas oportunidade”.




Linha Expressa

O empresário ainda destacou a criação da Linha Expressa, que começa a operar a partir desta quinta-feira, 1º, redistribuindo os passageiros em horário de pico e colaborando com o fim da superlotação. “A Linha Expressa vai funcionar entre 5h30 e 7h30, com os ônibus parando apenas nas Estações a cada dez minutos”, explicou. Toninho também traçou o histórico de investimentos do setor em Palmas, que nos últimos anos já comprou 58 ônibus. Segundo ele, foram 20 ônibus em janeiro de 2009, 38 entre janeiro e dezembro de 2010 e outros 26 vão se somar até 15 de setembro.

Luiz Henrique Machado





Paradas de ônibus em clima de Copa do Mundo

31/08/2011


por Gilberto Simon



Painéis serão instalados em 20 locais Foto: Guilherme Santos/PMPA



As paradas de ônibus da Capital já entraram no clima da Copa do Mundo 2014. Equipes de mobiliário urbano da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) instalaram nesta manhã, 31, painéis com a logomarca oficial da Fifa em quatro abrigos da avenida Borges de Medeiros. Ao todo, serão implantadas 20 paradas em diversos pontos da cidade. (fotos)
As próximas serão nas vias Cavalhada, Oscar Pereira, Assis Brasil, 24 de Outubro, José de Alencar, Gastão Mazeron e João Pessoa. Outros 20 pontos deverão receber os painéis. A iniciativa integra a proposta da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa) de difundir o espírito do mundial na cidade. “É preciso envolver a sociedade no espírito da Copa para que tenhamos um grande evento e possamos fazer de Porto Alegre uma das melhores sedes do mundial”, explica o titular da Secopa, secretário João Bosco Vaz.
Outra ação da prefeitura foi a caracterização de ônibus da Carris e do Linha Turismo com motivos alusivos à Copa. Desde maio, os veículos estão circulando pela Capital.

Sergipe - Cratera “engole” ônibus na Atalaia

31/08/2011 


Foto: Sérgio Ferreira (Cortesia)
Passageiros ficaram assustados com o fato (Foto: Sérgio Ferreira (Cortesia))




Um ônibus coletivo da empresa Tropical caiu em uma cratera na rua João Carvalho de Aragão, bairro Aeroporto, zona sul da capital, na manhã desta quarta-feira (31). O veículo faz a linha Beira Mar/Zona Sul. Segundo populares, uma tubulação de água rompeu e acabou ocasionando o buraco.



O veículo saia da rua Deputado Clóvis Rollemberg e fazia o retorno na rótula da avenida Melício Machado. Parte do asfalto cedeu e o ônibus foi praticamente "engolido" pelo buraco. O fato chamou a atenção de populares. Ninguém ficou ferido.
No ônibus estavam aproximadamente 25 passageiros. Um dos ocupantes disse que o desespero tomou conta de todos, alguns tentaram sair do veículo pela janela.
Uma equipe da Deso está no local consertando o vazamento, a previsão - segundo o órgão - é que o trabalho seja concluído no final da tarde.

Fonte:Atalaia Agora

Assessor da EMTU diz que VLT reduzirá tempo de viagem pela metade


Terça-feira, 30 de agosto de 2011 
Transporte


Sandro Thadeu

Créditos: Alexsander Ferraz

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) reduzirá pela metade o tempo médio do percurso feito de ônibus entre a Esplanada dos Barreiros, em São Vicente, e o bairro do Macuco, em Santos. Hoje, esse trajeto de 11 quilômetros é feito em uma hora. Com o novo meio de locomoção, o tempo cairá para cerca de 35 minutos. 

Além disso, o intervalo de chegada dos vagões em cada uma das 21 estações instaladas ao longo do percurso será de 4,5 a 6 minutos. O embarque e desembarque de passageiros será feito em 20 segundos. 

Orçado em R$ 690 milhões e previsto para iniciar as operações em 2014, esse novo sistema terá uma tarifa igual a do ônibus intermunicipal entre ambas cidades (atualmente R$ 3,10).

As garantias são do assessor da Diretoria de Gestão Operacional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e coordenador do projeto do VLT, Silvio José Rosa.

Ele foi um dos participantes da audiência pública realizada nesta terça-feira, sobre o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista, que busca reestruturar o transporte público na região. 

A frota do VLT será composta por 20 veículos, com capacidade para até 400 passageiros. Espera-se que 70 mil pessoas utilizem o serviço diariamente. Vale destacar que os cidadãos poderão embarcar com bicicletas nos vagões.

Cruzamento
A distância de cada estação varia de 600 a 800 metros. Serão três terminais (Barreiros, Valongo e Porto, na Avenida Senador Dantas), duas estações de transferências (Avenida Conselheiro Nébias e Linha Amarela – na altura da Rua Frei Gaspar) e 16 paradas. A velocidade média dos trens deve variar de 20 km/h a 25 km/h.
Em alguns trechos, o VLT terá de cruzar avenidas, como a Francisco Glicério (na altura do Restaurante Sideral) e a Conselheiro Nébias. Nesses locais, haverá um semáforo, bem como nos demais cruzamentos.

Francisco Glicério
O VLT ficará na faixa central da Avenida Francisco Glicério, em Santos (da Rua Piauí à Rua Campos Melo). A ciclovia será preservada ao lado da linha do trem. Essa estrutura terá 19,9 metros de largura.

Uma pista dessa via será repassada à EMTU. Por outro lado, o espaço que pertence ao Estado (onde ficava a linha férrea – 19,85 metros) será transferido à Prefeitura. Na cidade, será preciso ainda realizar o alargamento do túnel no José Menino.

Em São Vicente, serão necessárias a construção de um trecho subterrâneo sob a Rodovia dos Imigrantes e uma intervenção no Viaduto Antônio Emmerich. 

Rosa destacou que o trânsito sobre o segundo local citado não será paralisado.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

Canasvieiras - Nova Frota de Executivo


Nova frota - Transporte Executivo




Desdee 08 de agosto de 2011 (segunda feira), a empresa estará operando 4 novos veículos executivos, todos equipamentos com o que há de mais moderno em transporte coletivo. A configuração é o chassi Mercedes OF 1418 e a carroceria é a nova Ideale 600, usada agora no lugar da configuração Senior Midi, com maior espaço no salão frontal e porta de maior diâmetro, permitindo faciilidade no embarque e desembarque de passageiros.



Os veículos são dotados de itinerário eletrônico, trava de bagageiro pneumática, bem como sistema multiplex de acionamento dos comandos internos. Os itens de conveniência dos passageiros são os já conhecidos de nossos passageiros do executivo. Os veículos também possuem bloqueio do acelerador para quando a porta dianteira está aberta, configurando-se assim como um veículo de elevada segurança ao passageiro e motorista.



Os veículos passaram por rigoroso processo de inspeção (ver em nosso blog matéria) e foram entregues a operação da empresa na manhã do dia 05 de agosto de 2011 para verificações e testes adicionais. Estarão operando em diversas linhas do sistema executivo, e também na nova linha 1128 Executivo Costa do Moçambique.

















770 unidades do CityClass no Caminho da Escola


A Iveco lança miniônibus na Transpúblico, de 24 a 26 de agosto.

 
Redação AB

Em parceria com a Neobus, a Iveco apresentou na feira Transpúblico, de 24 a 26 de agosto em São Paulo, a nova geração do CityClass Escolar. Além do novo design exterior, o minionibus é 10 cm mais alto, 12 cm mais largo e 11 cm mais longo que o modelo anterior e acomoda 29 pessoas, mais o motorista. O novo miniônibus venceu licitação de 770 unidades para o Programa Caminhos da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pertencente ao Ministério da Educação, que promove e fomenta o transporte escolar em todo o País.

O vão livre da porta de entrada é de 910 mm e permite a instalação do elevador para cadeirantes. Os assentos, mais largos, possuem cintos de segurança individuais e de quatro pontos na poltrona de três lugares preferenciais. O modelo possui local apropriado para a acomodação da cadeira de transbordo – item de série - para portadores de necessidades especiais.

O encarroçamento é feito pela Neobus em Caxias do Sul, RS, sobre a plataforma do Iveco Scudato 70C16, com distância entre-eixos de 3.99 m. O câmbio é o Eaton 4405B, de cinco marchas sincronizadas, e o motor é o FPT F1C de 4 cilindros em linha, 3,0 litros, 16 válvulas e injeção eletrônica tipo common-rail, com 155 cv . Há limitador eletrônico de velocidade (70 km/h) e dispositivo de segurança que impede que o veículo se movimente com as portas abertas.

A Iveco informa que há 2.500 microônibus da marca circulando no País.


Fonte: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/11444/770%20unidades%20do%20CityClass%20no%20Caminho%20da%20Escola



Postagem de João Manoel (Equipe LitoralBus)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Campo Grande conta com 25 novos ônibus nas ruas

30/08/2011


DA REDAÇÃO
foto


A Associação das Empresas de Transporte Coletivo (Assetur) e a Prefeitura fizeram nesta manhã (30) a entrega de 25 ônibus, todos adaptados, que passarão a compor a frota em Campo Grande. Hoje, 545 veículos atendem aos usuários, sendo 85% destes adaptados para pessoas com deficiência. Durante solenidade realizada na nova Central de Atendimento ao Cliente da Assetur, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) deu posse a sete agentes de trânsito que passaram por todas as etapas do concurso público.
O prefeito Nelson Trad Filho, acompanhado do diretor-presidente da Assetur, João Rezende e do diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Júnior, conferiu as novas instalações. No local também funciona o serviço de atendimento ao passe do estudante.
Durante a solenidade, Rudel lembrou que atualmente 70 mil estudantes fazem o uso do passe gratuito. “É um número expressivo. Campo Grande se destaca nesta ação, em que viabiliza o transporte para o aluno ir à escola. A partir deste ano, milhares de estudantes passarão a fazer o cadastro do passe por meio da internet. Terão mais agilidade no cadastro. Trazer o atendimento a estes usuários para esta Central, localizada na região central, é sem dúvida um ganho para a população”.
Mobilidade
Existem atualmente em Campo Grande 420 mil veículos circulando pelas ruas. O número corresponde aos dados do Departamento do Transporte e Trânsito (Detran), atualizado nessa segunda-feira (29-08). Para garantir a fluidez no trânsito e agilidade tanto para pedestres e motoristas, seja de automóveis ou motocicletas, a Prefeitura investe em ações de prevenção e de organização do trânsito.
Com a frota sendo gradativamente substituída por veículos com ar condicionado, câmeras de segurança e outros equipamentos modernos, o usuário tem a garantia de um serviço de qualidade.
Fonte: Correio do Estado

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Caio Induscar reestiliza carroceria Millennium

29/08/2011



A encarroçadora de ônibus Caio Induscar apresenta a carroceria Millennium III, com design mais moderno, mas sem perder as suas características. O modelo surgiu da preocupação da empresa em atender cada vez mais e melhor as demandas criadas pelo desenvolvimento dos grandes centros.

O Millennium III é ideal para corredores urbanos, com o diferencial do motor traseiro e central e baixo ruído, oferecendo conforto e seguranças aos passageiros e alta produtividade.

O primeiro evento de apresentação do veículo é a Transpúblico e Seminário Nacional NTU 2011, que acontece de 24, 25 e 26 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Sobre a carroceria

A carroceria Millennium III traz um design seguindo a tendência mais moderna do mercado, maior suavidade nas linhas e superfícies, reduzindo relevos e facilitando a sua limpeza.

A nova janela do motorista, com vidro colado, tem caixilhos internos, que contribuem com a limpeza do visual. No cock pit, o projeto conta com novo reposicionamento da central elétrica e porta-objetos integrado. O anteparo atrás do motorista também é integrado com vidro moldado temperado.

O novo projeto do duto de ar-condicionado está mais bonito, de fácil manutenção e com linhas mais leves. Também foram desenvolvidas novas luminárias do salão em led, com melhor acabamento e design sofisticado.

Para acessibilidade, conta com elevador para cadeirante ou pessoa com mobilidade reduzida, ou rampa de acesso.

O modelo pode ser encarroçado sob vários tipos de chassis. Tem comprimento total de 12.330mm a 15.000 mm, largura externa de 2.500 mm, largura interna de 2.350 mm, altura externa de 3.260 mm e altura interna de 2.140 mm.



Fonte: Caio Induscar
http://www.caio.com.br/noticias/noticias.php?idnot=94&lg=P

Audiência Pública do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) - empreendimento do VLT, ocorre nesta terça-feira (30)


29/08/11

O presidente da EMTU/SP, Joaquim Lopes, estará presente na Audiência Pública do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista – empreendimento do VLT, que será realizada conforme determina a Lei Federal 8.666/93.

O SIM tem como objetivo reestruturar o transporte público na Baixada Santista e terá como eixo principal um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que ligará, em sua primeira fase, os municípios de São Vicente e Santos.


Evento: Audiência Pública do SIM da Baixada Santista – empreendimento VLT

Data: 30/08 (terça-feira)

Horário: 14 horas

Local: Auditório da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS

Endereço: Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 144 – Encruzilhada – Santos - SP

Fonte: EMTU
http://www.emtu.sp.gov.br/institucional/noticias.htm?seq=719

Scania oferece ônibus limpo na Suécia

SEG, 29 DE AGOSTO DE 2011 


Operadora de coletivos adquiriu 167 unidades



Ônibus são movidos a etanol e RME.

No começo deste ano, a Scania recebeu um pedido de 167 ônibus da Keolis Sverige, subsidiária sueca da operadora líder no transporte público francês. Durante o verão europeu, os ajustes finais foram dados nos veículos antes de serem entregues neste mês.
A maioria das unidades, que contam com modelos municipais e intermunicipais, prestará serviços em Estocolmo, na Suécia, em rotas de transporte público locais. O restante operará em outros municípios suecos como Finspång, Härryda e Jönköping.
“Este pedido foi de grande importância para nos ajudar a fortalecer nossa posição como grande parceiro público em soluções de transporte”, afirmou Ove Forsbeg, diretor de vendas da fabricante. “Nós possuímos uma parceria muito produtiva com a Keolis na Suécia já há algum tempo, e essa encomenda foi fruto destes acordos”, completou.
Os ônibus são equipados com motores movidos a etanol e RME (ésteres metílicos de colza), ambos são combustíveis renováveis. A utilização do etanol reduz em 70% a emissão de dióxido de carbono comparado ao diesel convencional. Já o RME tem um volume de poluentes emitido 64% menor do que a opção fóssil.
Durante o verão europeu, muitos ônibus foram testados em várias localidades para os ajustes e adaptações necessárias antes de serem colocados em operação. Um dos locais escolhidos, para as avaliações, foi o estacionamento do Aeroporto de Estocolmo, a opção pelo lugar foi devido à capacidade da área em receber um número tão grande de veículos.
“Isso nos deu a oportunidade em trabalhar com muitos ônibus de uma vez só”, declarou Mikael Andersson, que trabalha na assistência técnica da Keolis. “Nós inspecionamos os veículos para assegurar que todos os equipamento, como por exemplo o sistema de bilhetagem, estivessem funcionando”, finalizou.
WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO
http://www.webtranspo.com.br/passageiros/23238-scania-oferece-onibus-limpo-na-suecia

Cubatão - Montagem dos abrigos de pontos de ônibus continua na próxima semana

26/08/2011


Até a manhã desta sexta-feira, dia 26, seis dos 22 abrigos já foram totalmente montados






A montagem dos abrigos de pontos, que começou na última terça-feira, dia 23, continua na próxima semana. Até a manhã da última sexta-feira, dia 26, seis dos 22 abrigos já estão sendo utilizados pelos usuários do Transporte Público em Cubatão.
De acordo com o superintendente da CMT, Marco Fernando da Cruz, a equipe técnica da Companhia avaliou o tempo da montagem do abrigo. “Se não tivermos problemas com o tempo, devido a chuvas ou ventos fortes, conseguiremos entregar todos os 22 pontos em um prazo menor do que o previsto inicialmente, que era de 60 dias”, afirma o superintendente.

Marco Cruz explica que os locais de instalação foram definidos através de um estudo. “Demos prioridade para os locais onde ainda não existem abrigos. Além disso, foi levado em consideração o movimento dos usuários nos pontos”.

O superintendente da CMT explica que a instalação dos abrigos está dando continuidade ao projeto de humanização no serviço de Transporte Público na Cidade. “Tratar bem o usuário que utiliza os ônibus é uma bandeira que vem sendo defendida pela prefeita Marcia Rosa. Além disso, a instalação dos abrigos nos pontos dá um atrativo a mais para que o munícipe prefira o transporte coletivo ao invés do individual, melhorando todo o sistema de mobilidade urbana”.

Características - Os abrigos contam com 5,1m de comprimento, 1,7 de profundidade e 3,55 de altura. Contam com cobertura de policarbonato alveolar, 4 assentos de chapa de aço com encosto, dois painéis com proteção de imagens, onde contarão com informações sobre as linhas municipais, e pintura especial protegida contra ferrugem.

Confira abaixo os locais que já contam com os novos abrigos:

- Avenida Brasil, entre as ruas Maria Cristina e Maria Graziela;

- Avenida Joaquim Jorge Peralta, em frente à Escola Estadual Castelo Branco;

- Rua José Vicente, em frente ao Cemitério Municipal;

- Avenida Nossa Senhora da Lapa, próximo à Praça Frei Damião;

- Avenida Nossa Senhora da Lapa, entre as ruas D. Pedro II e Rio de Janeiro;

- Avenida Irmã Valderez Correia, em frente ao SESI.

    » Fotos


Fonte: Assessoria de Imprensa da CMT
Texto e fotos: Victor Andrade Graça

Fonte: Marcia Rosa

Sistema de BRT faz revolução com ônibus na Colômbia


Transporte coletivo colombiano se tornou modelo ao combater informalidade, embora alcance da demanda de passageiros ainda seja limitado. Operação serve como exemplo para BH


Bruno Freitas - Estado de Minas
Publicação: 29/08/2011

Articulados e biarticulados percorrem pistas exclusivas, agilizando viagens (Bruno Freitas/EM/D.A Press)
Articulados e biarticulados percorrem pistas exclusivas, 
agilizando viagens

De Bogotá * - Embarcar num “colectivo” vazio numa das ruas da capital colombiana em horário de pico é praticamente uma aventura. Entre uma imensidão de táxis amarelos, nada menos que 16 mil vans, micro-ônibus e ônibus de carrocerias rústicas, com pouco conforto e montados sobre chassi de caminhão, disputam a preferência dos passageiros, num emaranhado de linhas permissionárias que quase beira o caos. Quase, não fosse o projeto Transmilenio. Implantado em 2000, o sistema Bus Rapid Transit (BRT, sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido) tem revolucionado a mobilidade na congestionada metrópole de quase 11 milhões de habitantes a partir da necessidade básica de regular e controlar o transporte coletivo. “Antes o sistema era totalmente informal, sem análises de demanda, componentes técnicos e dispersão de operadores. Não havia responsabilidade com os usuários e o que importava era o pagamento da tarifa”, lembra Fernando Rojas, subgerente da empresa Del Tercero Milenio, responsável pela manutenção do sistema.

Nesse meio tempo, quatro mil “colectivos” foram substituídos por ônibus convencionais, articulados e biarticulados, tirando milhares de carros das ruas e aliviando os impactos do rodízio imposto pela Alcadia Maior, instituição equivalente a uma prefeitura. A nova frota, composta por modelos produzidos pelas encarroçadoras brasileiras Busscar, Comil e Superpolo (joint-venture entre o grupo local Fanalca e a gaúcha Marcopolo), opera diferentes tipos de linhas integradas, onde por meio de cartão se paga uma tarifa de 1.700 pesos colombianos, equivalente a US$ 0,96, para ir de um ponto a outro de Bogotá. Não há cobradores nem dinheiro nos ônibus, o que, somado ao intenso policiamento, elimina a possibilidade de não se pagar a passagem.

CONTROLE Entre bairros, terminais e estações-ponto dos corredores do BRT rodam os ônibus alimentadores, identificados pela cor verde. Mas as estrelas da operação são os enormes ônibus troncais vermelhos, com capacidade de 160 a 220 passageiros. Esses articulados ou biarticulados percorrem as pistas exclusivas em seis avenidas numa velocidade limitada a 60 km/h, sendo monitorados por um centro de operações. “Hoje atendemos 30% da demanda, mas pretendemos alcançar 100% dos passageiros de ônibus nos próximos dois anos”, planeja Rojas.



 (Bruno Freitas/EM/D.A Press)


TERCEIRA FASE Para alcançar o objetivo, o Transmilenio ainda depende da terceira fase de implantação. São 32 novos quilômetros de pistas rápidas que serão acrescentadas aos atuais 84 quilômetros até janeiro de 2012. Nove operadores e 360 ônibus zero quilômetro, dos quais 200 biarticulados, e novos alimentadores de piso baixo e motor traseiro entrarão no sistema, o que significa que dezenas de empresas proprietárias de “colectivos” terão que se fundir ou vender a obsoleta frota de até 20 anos de idade para participar do BRT. Do outro lado da frota, os primeiros articulados a entrar no sistema, há exatos 11 anos, ganharam dois anos de sobrevida devido às condições de uso. “Não faria sentido sucateá-los, uma vez que esses ônibus estão em bom estado”, defende o gerente de estratégia e marketing da Marcopolo, Walter Cruz.

Coincidência ou não, esses velhos guerreiros do Transmilenio têm exatamente a mesma idade dos 12 articulados de Belo Horizonte. A diferença entre nós e eles é que, na capital mineira, esses ônibus devem ser retirados de circulação em breve, em detrimento da preferência dos empresários mineiros pelo rentável (e nada cativante) ônibus de motor dianteiro, aquele montado sobre chassi de caminhão.

NÚMEROS DA FASE 2 DO BRT

1 - Centro de controle
520 - ônibus alimentadores
1.257 - ônibus articulados
10 - ônibus biarticulados
7 - Terminais
107 - Estações-ponto

2 -Pátios de estacionamento
14 - Empresas operadoras


(*) O jornalista viajou a convite da Marcopolo

Articulados e biarticulados percorrem pistas exclusivas, agilizando viagens (Bruno Freitas/EM/D.A Press)
Articulados e biarticulados percorrem pistas exclusivas, 
agilizando viagens


Fonte: Estado de Minas
http://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2011/08/29/interna_noticias,44405/sistema-de-brt-faz-revolucao-com-onibus-na-colombia.shtml