Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 31 de julho de 2016

Rio de Janeiro Linha 4 do Metrô é inaugurada

Um dos principais legados do Rio 2016, Linha 4 do Metrô é inaugurada

POR RIO 2016

30/07/2016  16H08

Trecho de 16km tem cinco estações e ligará Ipanema à Barra da Tijuca

Uma espera de décadas chegou ao fim para a população carioca neste sábado. Um dos principais legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Linha 4 do Metrô foi inaugurada em solenidade realizada na Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, com a presença do presidente em exercício Michel Temer, do governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, do governador interino Francisco Dornelles e do prefeito Eduardo Paes. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, também acompanharam a cerimônia na Zona Oeste da cidade. O novo trecho, que entrará em funcionamento na próxima segunda, dia 1º, tem 16km de extensão e opera com cinco estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceânico. As estimativas dão conta de que mais de 300 mil pessoas utilizarão o serviço diariamente e que mais de 4 mil carros serão retirados das ruas da cidade por hora/pico. “Tenho acompanhado de perto todas as obras que estão acontecendo no Rio de Janeiro e é uma grande alegria constatar que elas estão sendo feitas pensando na população. Com a Linha 4 em atividade, um trabalhador que hoje leva duas horas para chegar em casa precisará de apenas 30 minutos”, disse Temer, que participou da viagem inaugural da linha, entre as estações Nossa Senhora da Paz e Jardim Oceânico. Até o dia 4, a linha funcionará das 6h às 23h. Durante os Jogos Olímpicos, de 5 a 21 de agosto, as cinco estações estarão abertas entre 6h e 1h, de segunda a sábado, e entre 7h e 1h, aos domingos e feriados. Nos dias 5, 6, 13 e 21, os trens circularão até as 2h. Entre os dias 5 de agosto e 18 de setembro, só poderão viajar na linha 4 passageiros portando o cartão RioCard Jogos Rio 2016, que já está à venda, e ingresso para os Jogos.


Um dos principais projetos de mobilidade urbana impulsionados pelos Jogos Rio 2016, a Linha 4 terá papel fundamental durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, ligando, através de conexões, a região central da cidade e as Zonas Norte e Sul à Barra da Tijuca, bairro com maior concentração de instalações Olímpicas. “No próximo sábado, essa estação estará cheia de cariocas e turistas, vindos de todas as partes da cidade, que poderão pegar o BRT aqui e ir até o Parque Olímpico. A capacidade de mobilidade da cidade aumentou seis vezes em seis anos. É uma transformação fantástica, que só foi possibilitada pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, comentou Eduardo Paes. A viagem entre as estações Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Jardim Oceânico, levará 13 minutos. Se o ponto de partida for a Carioca, no centro da cidade, serão necessários 34 minutos para chegar à Barra da Tijuca. Saindo da estação Uruguai, na Zona Norte, o trajeto consumirá 50 minutos. O trajeto entre a Pavuna, estação mais distante da Linha 2, e a Barra terá 1h20 de duração.


Fonte:
https://www.rio2016.com/noticias/um-dos-principais-legados-do-rio-2016-linha-4-do-metro-e-inaugurada


Postagem Litoralbus

Nenhum comentário:

Postar um comentário