sábado, 31 de janeiro de 2015

Guerino Seiscento, Longa Vida nas Estradas

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Longa Vida nas Estradas


    O empreendedor Guerino Seiscento nunca sonhou pequeno. Passou por dificuldades e criou a viação de ônibus que leva seu próprio nome com o pai, João Seiscento, em 1946. Na época, o percurso entre Tupã (SP) e as cidades vizinhas era feito por meio de estradas de terra esburacadas. Posteriormente, Guerino construiu pontes e melhorou as condições do trajeto, visando ao crescimento e a qualidade das suas linhas de ônibus.  Um dos objetivos concretizados na década de 1980 foi a primeira compra de um Scania - mais precisamente, de um modelo BR-116.



    Atualmente, a frota da empresa é formada por 95 ônibus rodoviários da Scania. A última aquisição foi de dez unidades do modelo K3604X2, com freios EBS, câmbio automatizao Scania Opticruise e carroceria Neobus New road 380 N10.






Fonte: Revista Scania Rei da Estrada nº 160

Itamarati Qualidade em Movimento



Itamarati Qualidade em Movimento


    A Expreso Itamaratí S/A., com sede em São José do Rio Preto-SP, tem trajetória de 63 anos marcada pela busca constante da excelência de seus serviços. Qualidade, para a empresa, é um conceito vivo, em permanente processo de evolução e aprimoramento. Por isso, a frase símbolo "Qualidade em movimento", que express com propeidade a filosofia da empresa.



    Partindo desse princípio, a empresa vem investindo ao longo do tempo em veículos de última geração, dotados de moderna tecnologia, de modo a oferecer "viagem dos sonos". Em 2011, adquiriu quatro ônibus CAMA PREMIUM e no ano seguinte comrpou mais dois. Em função da expressiva demanda de passageiros, em 2014, a Itamaratí incorporou mais cinco ônibus, totalizando, assim 11 coletivos CAMA PREMIUM.



    Esses veículos atendem as cidades de Santa Fé do Sul, Jales, Fernandópolis, Votuporanga e São José do Rio Preto, com destino a São Paulo, e de São Paulo com destino para essas cidades.  Graças a esse reforço na frota, a Expresso Itamaratí disponibilizou 10 horários diários para São Paulo.



Foto: Carlos Henrique (Ônibus Brasil)



Fonte: Fonte: Revista Setnews nº 151 - nov/dez 2014. 

Começa o cadastramento dos idosos de 60 a 64 anos para obter o cartão eletrônico na RMBS

16/01/2015 -

O cartão assegura a gratuidade nas linhas metropolitanas  
A partir desta segunda feira, dia 19/01, os idosos entre 60 e 64 anos podem obter o cartão eletrônico nos postos das empresas permissionárias que operam as linhas intermunicipais na RMBS, gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP. 
Não será mais necessário, portanto, o idoso apresentar um documento com foto ao motorista, além da segurança e conforto a esses passageiros que poderão embarcar pela porta dianteira e passar pela catraca, tendo mais opções de assentos reservados nos ônibus.  
Para obter o cartão o deve comparecer no posto de credenciamento da empresa permissionária que opera as linhas que costuma utilizar, levando CPF, Carteira de Identidade e comprovante de endereço recente, todos originais. O cartão é gratuito e será emitido na hora, com exceção da empresa Intersul, cujo prazo de entrega será de 48 horas.
Para mais informações, o interessado deve consultar o site www.emtu.sp.gov.br 
Postos de credenciamento
VIAÇÃO PIRACICABANA
SHOPPING BRISAMAR : R. Frei Gaspar, 365 – loja 106, piso térreo – Centro – São Vicente/SP - Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 15h às 21h
CARREFOUR PRAIAMAR: R. Alexandre Martins, 80 – Loja 43 – Aparecida - Santos/SP – Funcionamento: de segunda a sábado, das 08h às 20h.
TERMINAL TATICO: R. Valter José Alves, 200 – Vila Mirim – Praia Grande/SP – Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

INTERSUL TRANSPORTES E TURISMO 
RODOVIÁRIA PERUIBE: Av. 24 de Dezembros/n - Bairro Estação, Peruibe/SP – Funcionamento: de segunda a sexta- feira, das 8h às 18h.
RODOVIÁRIA SÃO VICENTE: Av. Frei Gaspar, 2755- BOX 4 - Centro - São Vicente/SP – Funcionamento: de segunda a sexta-feira,  das 8h às 18h.

VIAÇÃO BERTIOGA 
POSTO DE ATENDIMENTO: Av.Anchieta, nº 401 – Centro – Bertioga/SP – Próximo à Caixa Econômica Federal – Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h e aos sábados,  das 08h às 12h

TRANSLITORAL TRANSPORTES TURISMO 
TERMINAL FERRY BOAT PLAZA: Praça das Nações Unidas, s/n – Guarujá/SP – Funcionamento: de segunda a sexta – feira,  das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h.

Fonte: EMTU/SP
http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/imprensa/comeca-o-cadastramento-dos-idosos-de-60-a-64-anos-para-obter-o-cartao-eletronico-na-rmbs.fss

Praia Grande - Ponto de ônibus é remanejado no Bairro Vila Sônia

30/1/2015 | Jaqueline de Marco

Equipamento funcionará temporariamente na Rua João Andrade de Jesus
 
Devido a obras na rede coletora de esgoto no Bairro Vila Sônia, o ponto de ônibus na Rua 16 será transferido provisoriamente para a Rua João Andrade de Jesus a partir de segunda-feira (2), às 7 horas. O trecho faz parte do itinerário da linha 13TR. O trabalho também resultará na interdição da via até a Rua Josefina Bakhita e a previsão é que o trânsito no local seja normalizado a partir da tarde de 12 de fevereiro.

Enquanto durar a interdição, motoristas devem estar atentos à sinalização viária do local e às orientações dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

Boqueirão – Também a partir de segunda-feira (2), a Rua Iporanga, entre a Avenida São Paulo e a Rua Emancipador Paulo Fefin, no Bairro Boqueirão, será interditada para continuação das obras do Centro Expandido. O fechamento deve ser liberado a partir do dia 15 de fevereiro, às 18 horas. O trecho será liberado somente para trânsito local.

Outras informações sobre o trânsito na Cidade podem ser obtidas através da linha gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande
http://www.praiagrande.sp.gov.br/

Projeto funcional do BRT em Praia Grande está em fase final


6/1/2015 | Jaqueline de Marco

Audiência pública sobre o projeto está previsto para fevereiro
A Prefeitura de Praia Grande realizou na manhã de terça-feira (6) reunião com representantes da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para discutir a elaboração do projeto funcional do BRT (sigla em inglês para Veículo Leve sobre Pneus). Dentre as propostas de alterações está a construção de terminal de embarque de passageiros na altura do Viaduto 22 da Via Expressa Sul, no Bairro Sítio do Campo, e passagem central na Avenida Ayrton Senna exclusiva para o sistema de transporte. A previsão é que em fevereiro seja apresentado o projeto à população em audiência pública e, na sequência, será aberta a licitação do projeto básico e executivo para início das obras.

O BRT é um sistema de transporte público baseado no uso de ônibus, que combina a capacidade e a velocidade do VLT com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade de um sistema de linhas de ônibus. O transporte opera por uma faixa de rodagem exclusiva (corredor de ônibus) para evitar o congestionamento do tráfego.

A assinatura de ordem de serviço para a contratação do projeto funcional do BRT Litoral Sul foi oficializada pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no último dia 6 de junho.

De acordo com o projeto (que poderá sofrer alterações ao longo desta primeira fase), no total, o sistema contará com 38,8 km de extensão e ligará o Bairro Caiçara, em Praia Grande, à Estação do VLT no Centro de São Vicente. A população terá 30 locais para embarque no sistema BRT: 25 estações, 4 terminais e 1 na estação VLT de São Vicente. Os ônibus do BRT seguirão por uma faixa exclusiva nas Avenidas Ministro Marcos Freire e Roberto de Almeida Vinhas, em Praia Grande, e pelas Avenidas Capitão Luiz Antônio Pimenta e Capitão Mor Aguiar, em São Vicente.

Para agilizar o processo de implantação do BRT, Mourão esteve em Brasília no início de junho de 2014 em busca de verba do PAC 50, que integra o Pacto da Mobilidade Urbana, em que o Governo Federal irá aportar recursos ao Estado, em torno de R$ 500 milhões para a elaboração do trabalho.

O Prefeito Mourão enfatizou que o BRT é uma excelente opção para melhorar a mobilidade urbana no Município. “O sistema tem flexibilidade maior por não exigir a implantação de trilhos. Além disso, o BRT terá ar condicionado, atenderá 280 pessoas em cada carro, trabalha em faixa exclusiva, tem o pagamento da tarifa pré-embarque e estações com acessibilidade. Além disso, como passará também ao longo da Via Expressa Sul, atenderá uma grande demanda da população”, explicou.

Fonte: prefeitura de Praia Grande
http://www.praiagrande.sp.gov.br/

São Vicente - Transporte Coletivo Municipal conta com novos micro-ônibus

26/1/2015

Entrega dos veículos aconteceu na quinta-feira (22) no Centro de Convenções da Costa da Mata Atlântica 

Dentro da programação de aniversário de 483 anos de São Vicente, a Prefeitura entregou na tarde de quinta-feira (22), no estacionamento do Centro Convenções da Costa da Mata Atlântica, 22 micro-ônibus que farão parte do novo sistema de transporte coletivo municipal. 

A cerimônia de entrega das chaves dos veículos contou com a participação do prefeito Luis Cláudio Bili, dos Secretários de Transportes, Raimundo Oliveira e de Esportes, Turismo e Lazer, Alexandre Morais Rodrigues. Além de Vereadores, do presidente da Cooperlotação, Anderson Silva, do Advogado da Cooperlotação, João Guilherme e permissionários do transporte coletivo municipal. 

Dez dos micro-ônibus já estavam com o novo layout e possuem o novo padrão exigido pela prefeitura. Com duas portas, acessibilidade para cadeirante, limitador de velocidade e “anjo da guarda”, equipamento que não permite que o veículo trafegue com a porta aberta, garantindo a segurança dos usuários. 

Segundo informações do Presidente da Cooperlotação, Anderson Silva, a previsão é que os micro-ônibus comecem a circular em 15 dias. “Este é o prazo para finalizar a documentação dos veículos”. Eles foram financiados pela Concessionária Apta e adquiridos pelos permissionários com apoio da Cooperlotação. Ainda segundo o presidente, 80% da frota serão trocados até o meio do ano.

Fonte: Prefeitura de São Vicente
http://www.saovicente.sp.gov.br/noticias/visualizarnoticia.asp?ID=6191

Santos - Passageiros aprovam ônibus com ar condicionado nos morros

28JAN

Desde que foram incorporados à frota, em dezembro, os ônibus e micro-ônibus que atendem os morros se transformaram em verdadeira atração. A novidade trouxe mais conforto para os usuários das linhas 13, 61, 100, 102, 118 e 181. No total, o serviço municipal soma 305 veículos, sendo um terço já climatizado.
A dona de casa Genoveva da Silva mora no Morro da Nova Cintra há seis anos. Antes da entrega dos novos veículos, ela carregava garrafas de água e toalhinhas molhadas para suportar o forte calor. Agora, se orgulha do seu bairro ser atendido por linhas com refrigeração. “Espero até mais tempo nos pontos de ônibus só para fazer a viagem nesses ônibus”, revela.
O chefe de setor Lianderson da Silva Costa mora em Guarujá e trabalha na Zona Noroeste. “Aliviou muito esse verão intenso pelo qual estamos passando”. Se entre os passageiros a opinião é unânime, para os motoristas a melhoria foi ainda mais benéfica. Adelson Souza dirige na linha 61, que circula entre a Nova Cintra e o BNH. “Com temperaturas tão altas, esses veículos são muito mais confortáveis. É luxo um motorista que pode trabalhar em um ônibus com essa estrutura. Além disso, os passageiros estão satisfeitos”, observou.
Em fevereiro, outros 50 carros serão entregues, totalizando metade da frota climatizada. Com este número, será possível disponibilizar veículos com o equipamento em todas as 40 linhas. Além do ar condicionado, 100% dos ônibus possuem rede de internet grátis via wi-fi.
Fonte: Prefeitura de Santos
http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/878535/passageiros-aprovam-nibus-com-ar-condicionado-nos-morros

Teresina - Prefeitura publica edital de licitação dos corredores exclusivos

29/01/2015 - 13h56

Os corredores têm como principal objetivo priorizar a circulação dos transportes coletivos no centro.

Foi publicado hoje (29/01), no Diário Oficial do Município e nos jornais de grande circulação o aviso de licitação para a contratação de empresa de engenharia para a execução das obras e/ou serviços de construção dos Corredor Exclusivo Segregado Sul I do Sistema de Transportes Públicos de Teresina e suas faixas exclusivas.

A obra está orçada no valor de R$ 12.334.743,20  (doze milhões trezentos e trinta e quatro mil, setecentos e quarenta e três reais e vinte centavos) e a fonte de recursos do Programa: Financiamento das Contrapartidas do Programa  de Aceleração do Crescimento - CPAC. O recebimento dos envelopes documentação/proposta será no dia 9 de março de 2015, às 11h, na Rua Firmino Pires, nº 121, no Edifício Deolindo Couto, no centro da cidade.

Serão construídos sete corredores exclusivos e segregados nas seguintes áreas da cidade: Corredor Sul I (compreende as Avenida Barão de Gurguéia e Henry Wall de Carvalho), Corredor Sul II (nas Avenidas Miguel Rosa e Professor Wall Ferraz), o Corredor da Avenida Gil Martins, que irá ligar a  Avenida Maranhão ao terminal do Itararé, o Corredor Leste (compreende as Avenidas Presidente Kennedy, João XXIII e Frei Serafim), o Corredor Norte II (na Avenida Duque de Caxias e Ruas Magalhães Filho e Anísio de Abreu) e para finalizar o Corredor Sul III (na Avenida Maranhão).

De acordo com a Diretora Interina de Transportes Públicos da Strans, Cíntia Machado, os corredores segregados serão exclusivos para a circulação dos ônibus e tem como principal objetivo priorizar a circulação dos transportes coletivos ao centro de Teresina, reduzindo assim os tempos das viagens e aumentando a frequência dos ônibus. “Além de agilizar o atendimento para os usuários, as estações de transbordo serão climatizadas proporcionando mais conforto para as pessoas que utilizam o transporte coletivo em Teresina”, acrescentou.

Além dos corredores segregados, serão implantadas faixas preferenciais em muitas áreas da cidade. Serão as seguintes faixas: Faixa Norte-Leste, Faixa Leste-Sudeste, Faixa Sudeste-Sul. “Essas faixas preferenciais serão implantadas para interligar os terminais e proporcionar mais agilidade para o transporte coletivo realizar a integração entre as zonas. A nossa expectativa é que no prazo de dois anos todas essas obras sejam concluídas”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Teresina
http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Prefeitura-publica-edital-de-licitacao-dos-corredores-exclusivos/5500

Teresina - Passagem de ônibus passa a custar R$ 2,50 a partir de fevereiro

28/01/2015 - 11h28

Valor foi definido após reunião do Conselho Municipal de Transportes Coletivos

Após aprovação em reunião realizada na tarde de ontem pelo Conselho Municipal de Transportes Coletivos, a Prefeitura de Teresina publicou hoje decreto que reajusta o preço da tarifa de ônibus. A partir de 1º de fevereiro, a passagem inteira passa a custar R$ 2,50. 

O reajuste, da ordem de 19% é equivalente ao acúmulo da inflação e bem inferior ao aumento do salário mínimo no mesmo período. O preço da passagem de ônibus em Teresina não sofria reajuste há mais de três anos, já que o último reajuste foi concedido em 26 de dezembro de 2011, ou seja, há 36 meses.

O valor autorizado para o reajuste é bem abaixo dos R$ 2,70 pleiteados pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (Setut). O reajuste da tarifa, contudo, não atinge os estudantes, já que eles haviam sido beneficiados com o decreto número 14.667, assinado pelo prefeito Firmino Filho em de 22 de janeiro, que congelou o valor da meia passagem em R$ 1,05 pelo período de um ano.

O Conselho Municipal de Transportes Coletivos, que discutiu o pedido do Setut e autorizou o reajuste, é formado por representantes das instituições públicas, usuários e operadores de transporte e tem o objetivo de estabelecer as diretrizes básicas da Política de Transportes de Teresina. Entre suas atribuições está a de avaliar a planilha de cálculos da tarifa de transportes públicos e taximétricos, após acompanhamento dos estudos.

O Sindicato argumentou que de maio de 2011 à novembro de 2014, ou seja, há 42 meses, alguns insumos tiveram aumento significativo, tais como salário de servidores  que teve reajuste de 35,62%, ticket alimentação que foi ampliado em 22,93% e plano de saúde que foi reajustado em 62,24%. Já os veículos tiveram seus preços reajustados em 17,09%, pneus tiveram um incremento nos custos no valor de 8,63%, diesel (33,63%) e recapagem que teve os custos ampliados em 28,14%.

O Setut justificou o pedido de realinhamento dos preços das passagens alegando ser esta a única alternativa para que o sistema de transporte público da capital continue a experimentar as melhorias que já foram iniciadas com o processo de integração total das linhas de ônibus, que começou a funcionar no último dia 17. 

Para garantir a melhoria do sistema de transporte público da capital, a Prefeitura de Teresina vem realizando uma série de investimentos como a inclusão de 60 novos ônibus, que passarão a integrar a frota de ônibus da capital, substituindo a frota antiga que tinha vida útil de até 12 anos. Quarenta deles já estão circulando e outros vinte começam a circular em fevereiro próximo. Com isso, os usuários passam a ter mais conforto e segurança nos seus trajetos.

Também foram implantadas faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Frei Serafim, Pires de Castro e Coelho de Resende e novas faixas estão sendo implantadas nas Avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurgueia e Presidente Kennedy, para garantir maior agilidade no percurso dos ônibus. Somente com as faixas já implantadas, a Prefeitura de Teresina constatou uma redução de 15 minutos no percurso e, consequentemente, no tempo de espera nas paradas.

Fonte: Prefeitura de Teresina
http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Passagem-de-onibus-passa-a-custar-R-2-50-a-partir-de-fevereiro/5482

Prefeito lança novo sistema de transporte coletivo de Teresina

16/01/2015 - 12h30






Créditos: Renato Bezerra

Com o novo sistema, a intenção da Prefeitura é que haja uma melhoria significativa no transporte coletivo da capital.

Teresina passa a contar com um novo sistema de transporte coletivo urbano a partir de hoje. Em solenidade realizada na Ponte Estaiada, o prefeito Firmino Filho assinou as ordens de serviço para que as empresas vencedoras da licitação entrassem em operação. Além disso, o chefe do executivo municipal assinou as ordens de serviço para que a empresa vencedora da licitação possa dar início à construção dos oito terminais de integração.

Com o novo sistema, a intenção da Prefeitura é que haja uma melhoria significativa no transporte coletivo da capital. Firmino Filho reforçou que esse é mais um passo que a Prefeitura de Teresina está dando para prosseguir com as ações do Plano Diretor de Transportes Públicos. “Esse Plano prevê uma série de intervenções com o objetivo de melhorar nosso transporte público. Fizemos a licitação das linhas, estamos ampliando as linhas integradas e um conjunto de intervenções que acreditamos que irá melhorar o nosso sistema”, comentou.

Os consórcios Poty, Urbanus, Theresina e empresa Transcol ficarão responsáveis pelo serviço nas quatro zonas da capital. O consórcio Poty no novo sistema será responsável pelo serviço na Zona Norte, o Urbanus na Zona Leste, o Theresina na Zona Sudeste e a empresa Transcol na Zona Sul da cidade.

De acordo com o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel Júnior, o novo sistema começa a ser implantado no sábado, 17. “Entregaremos as ordens de serviço para os consórcios que serão responsáveis por cada zona da cidade, a partir deste sábado eles estarão operando no novo sistema”, acrescentou.

Agora, a partir da implantação, serão ampliadas as opções de deslocamentos em várias áreas da cidade. Atualmente, somente 65 linhas de ônibus estão integradas, a partir deste sábado, passarão a ser 97 linhas, representando 97% do total das linhas existentes.

Com a integração, o usuário poderá pegar dois ônibus utilizando apenas uma passagem. Para isso, bastará adquirir o cartão de integração ao custo de R$6,30, em qualquer um dos postos do Setut, distribuídos em todas as regiões da cidade. Com o cartão, as recargas podem ser realizadas, possibilitando o uso da integração.

Existem três tipos de cartões eletrônicos: o vale transporte eletrônico, para o trabalhador, o cartão eletrônico estudante, para os estudantes e a terceira opção para as demais pessoas, que é o cartão expresso. “É bom lembrar que as pessoas precisam adquirir o cartão eletrônico mais adequado para a sua realidade o quanto antes, pois mais uma vez lembramos que somente com o cartão o passageiro poderá fazer uso da integração do sistema”, ressaltou o gerente de Fiscalização e Controle da Strans, Vinícius Rufino.

Prefeito assina ordens de serviço para construção dos terminais de integração

Ainda durante a solenidade, o prefeito Firmino Filho e o superintendente da Strans, Carlos Daniel, assinaram as ordens de serviço para que a empresa possa iniciar a construção dos oito terminais de integração. Os terminais serão espalhados pelas quatro zonas da cidade, sendo dois por zona.

Serão dois terminais na zona Norte, um próximo ao mercado do Buenos Aires, outro na Rua Rui Barbosa, na zona Sul, um no Planalto Bela Vista e o outro próximo ao Clube dos 100. Na zona Leste, um será na Santa Isabel, outro na Kennedy, próximo ao zoobotânico. Já na zona Sudeste, um será próximo à Fundação Bradesco e o outro próximo à Usina Livramento.

O prefeito Firmino Filho destacou que a empresa terá 12 meses para executar os serviços, mas a expectativa é que possa adiantar. “Inicialmente estamos construindo terminais provisórios, próximos ao local onde irão funcionar os definitivos. Os primeiros terminais provisórios estão instalados na zona Sul, no Parque Piauí e Bela Vista. Com a construção, vamos perceber que a integração vai funcionar, tendo a zona Sul como piloto”, pontuou.

A obra dos terminais de integração está orçada em R$ 30.109.227,76, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade.

Transporte público da capital ganha 40 novos ônibus

Ainda nesta sexta-feira, o prefeito Firmino Filho entregou 40 novos ônibus que passarão integrar a frota de veículos da capital. Os ônibus são totalmente adaptados para pessoas com deficiência e comportam uma quantidade maior de passageiros. Até o final de fevereiro, outros 20 novos ônibus serão integrados ao sistema.

Os novos ônibus serão identificados por zonas em que irão operar, com faixas de cores. Aqueles que terão uma barra verde circularão na zona Norte da cidade, já os que possuem a barra vermelha operarão na zona Leste. Na zona Sudeste as faixas serão azuis e a barra amarela identificará os ônibus que irão operar na zona Sul.

A ideia da Prefeitura é reduzir a idade média dos ônibus em circulação na capital. Em alguns casos, há ônibus que já estão em circulação há mais de doze anos. Com os novos veículos, a idade média da frota passará a ser de quatro anos e meio. Atualmente, a frota de ônibus da capital possui 446 veículos, parte deles deixará de circular por já estarem com a vida útil ultrapassada.

Além disso, reforçou o prefeito Firmino Filho, a Prefeitura terá maior controle do cumprimento das ordens de serviço, tendo em vista que os veículos serão monitorados por GPS. “Com isso, saberemos se os ônibus estão cumprindo as ordens de serviço. Teremos um controle maior e fiscalização”, frisou o prefeito.

Também está à disposição o aplicativo Movit, que é um planejador de rotas. “Ele funciona semelhante ao que já acontece com o Google Maps, no qual o usuário coloca origem e destino e o aplicativo aponta qual a parada de ônibus ele deve se dirigir e quais as opções de ônibus que ele tem à disposição para chegar ao seu destino”, explicou Vinícius Rufino, gerente de Fiscalização e Controle da Strans. Nos próximos dias, o aplicativo será atualizado colocando as rotas com as novas linhas integradas.

Corredores exclusivos já possibilitam redução da espera por ônibus

Ainda como parte da implantação de melhorias no sistema de transporte público da capital, a Prefeitura de Teresina também implementou faixas exclusivas para ônibus nas principais vias da cidade. E os primeiros resultados já começam a aparecer. Estudo feito pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) aponta que já houve uma redução de 15 minutos no tempo de espera pelos ônibus nas paradas.

As faixas exclusivas já foram implementadas nas avenidas Frei Serafim, Coelho de Resende e Pires de Castro. Juntas elas somam mais de seis quilômetros de faixas. Outras faixas exclusivas serão implementadas nas Avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurguéia e Presidente Kennedy. “Já observamos a redução da espera pelos ônibus nas paradas, que era uma das grandes reclamações dos usuários, o que demonstra que o transporte coletivo já começa a experimentar as melhorias”, observa o superintendente Carlos Daniel.

As faixas preferenciais são uma etapa anterior aos corredores exclusivos que serão implantados no prazo de dois anos. "As faixas são uma preparação para a implantação dos corredores exclusivos que devem ser construídos em breve e que proporcionarão mais agilidade ainda para o transporte coletivo de Teresina", finalizou.


Fonte: Prefeitura de Teresina
http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/noticia/Prefeito-lanca-novo-sistema-de-transporte-coletivo-de-Teresina/5369

Jundiaí - Mobilidade: Prefeito renova frota e apresenta tarifa social

Publicada em 30/01/2015 às 15:16

Novos ônibus ficam expostos no Centro, na Praça da Matriz, nesta quinta (29) e sexta -feira (30)
Novos ônibus ficam expostos no Centro neste sábado (31)

Pedro Bigardi: “Nenhuma cidade do Brasil conseguiu uma renovação de frota como Jundiaí."
Pedro Bigardi: “Nenhuma cidade do Brasil conseguiu uma renovação 
de frota como Jundiaí.”

A maior renovação de frota de ônibus da cidade foi anunciada pelo prefeito Pedro Bigardi, acompanhado do secretário de Transportes, Wilson Folgozi, nesta quinta-feira (29), no Paço Municipal. Dos 68 novos ônibus que estarão circulando até março deste ano, 20 foram apresentados nesta manhã. A novidade faz parte do pacote de mobilidade urbana, que inclui a tarifa social a R$1 no primeiro e terceiro domingo de cada mês, começando neste domingo (1º de fevereiro).
“Nenhuma cidade do Brasil conseguiu uma renovação de frota como Jundiaí. Trouxemos mais conforto e segurança aos usuários e motoristas. Além disso, pretendemos estender a tarifa social, futuramente, para todos os domingos, para quer as famílias visitem os equipamentos públicos da cidade e tenham maior lazer”, garante o prefeito.
Do total de 301 ônibus da frota jundiaiense serão 68 substituídos pelos novos e todos com acessibilidade. “A nossa frota já tem 63% dos carros acessíveis. Com esses 68 novos, teremos cerca de 85% de acessibilidade”, afirma Folgozi.
Ainda de acordo com o secretário, os ônibus são modernos, com câmbios automáticos, o que garante maior conforto e segurança aos usuários, além de ter o letreiro frontal e lateral.
A nova frota atenderá as seguintes linhas: 511 e 525 – Jardim Bonfiglioli704 – Jardim Tarumã907 e 917 – Vila Arens561 – Terra da Uva574 – Vila Marlene503 – Cidade Jardim508 – Jardim Esplanada e 572 – Hortolândia (terminal).
Sobre a tarifa social, Folgozi comenta que a expectativa é que o número de passageiros aos domingos aumente. “São 35 mil passageiros por domingo. Com a tarifa, esperamos que esse número aumente e, conforme a necessidade, nós intensificaremos o número de ônibus em algumas linhas.”
A linha 578 (Hortolândia) será a primeira a receber reforço aos domingos por levar grande número de passageiros ao Parque da Cidade. O intervalo de de 30 minutos passará a 15 entre um veículo e outro.
Bilhete Único
Com dinheiro ou com qualquer cartãotodos os passageiros pagarão apenas R$1 aos domingos, com exceção dos idosos e deficientes que já são isentos.
O benefício do Bilhete Único também vale com a tarifa. Além de ser mais prático e ágil, traz maior segurança aos usuários. Já são 13.350 pessoas cadastradas no Bilhete Único. De dezembro de 2014 a janeiro de 2015, mais 1.320 pessoas se cadastraram, tendo um aumento de 11%.
“Levamos em conta que janeiro as pessoas estão em férias e o ritmo é mais devagar. Mas a expectativa é que o cadastro no Bilhete Único aumente ainda mais”, completa Folgozi.
Os 20 novos ônibus estarão expostos para que a população conheça nesta quinta-feira (29) e no sábado (31), na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro.
Luiza Ronchi
Fotos: Cleber de Almeida e Dorival Pinheiro Filho
Fonte: Prefeitura de Jundiaí
http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/30/pacote-de-mobilidade-prefeito-renova-frota-e-apresenta-tarifa-social/

Jundiaí - Primeiro trecho do BRT começa a ser construído em julho

Publicada em 30/01/2015 às 15:55

Folgozi: "Melhora significativa ao transporte coletivo de Jundiaí"
Folgozi: “Melhora significativa ao transporte coletivo de Jundiaí”

Equipe de Transportes têm conhecimento do projeto BRT
Equipe de Transportes têm conhecimento do projeto BRT

O projeto prevê também a construção de uma ciclovia (3,5 quilômetros), que vai acompanhar o corredor exclusivo para os ônibus até o viaduto Sperandio Pelliciari, que liga a Vila Arens à Ponte São João, e depois seguirá em direção ao Terminal Vila Arens.
“O BRT junta a capacidade, velocidade e qualidade do metrô com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade do sistema convencional”, destaca o secretário. “O novo sistema proporcionará uma melhora significativa ao transporte coletivo da cidade, tanto em qualidade do serviço, quanto em infraestrutura, conforto, segurança, agilidade e acessibilidade”, completa.
Para a construção do BRT em Jundiaí o prefeito Pedro Bigardi já garantiu R$ 106 milhões junto ao governo federal e R$ 28,5 milhões de contrapartida da Prefeitura.
O BRT
Os corredores exclusivos com estações apropriadas permitem o embarque e o desembarque com segurança e rapidez, já que o passageiro faz o pagamento da tarifa na própria estação e não no ônibus. Os corredores são segmentados e, em alguns trechos, permitem a ultrapassagem entres os ônibus, evitando paradas desnecessárias.
Luiza Ronchi
Fotos: Alessandro Rosman
Fonte: Prefeitura de Jundiaí
http://www.jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/30/primeiro-trecho-do-brt-comeca-a-ser-construido-em-julho/

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Santos Tour Sucateado






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SANTOS TOUR 

SCANIA L94UB - CAIO MILLENNIUM (1999/2000) doados pela Viação Piracicabana para a Prefeitura Municipal de Santos onde foram transformados em Double Decker para circularem pela orla da praia, numa linha turística que opera na temporada de verão, e fora dela, nos feriados e finais-de-semana. 

Foram entregues 2 veículos em 26 de janeiro de 2006 em comemoração dos 460 anos da cidade na época. 
Prefixo 01 - CPJ 4238 (Ex-Piracicabana 5284) 
Prefixo 02 - CPJ 4099 (Ex-Piracicabana 5271) - foto 

Possui piso baixo, itinerário eletrônico, 2 portas largas (frente e meio), no piso inferior tem 12 bancos estofados e no piso superior 44 lugares em bancos de polipropileno na cor cinza e câmbio automático ZF. 

Esses ônibus eram denominados de "SÉRIE OURO", e chegaram na seguinte ordem: 
23/12/1999 - 10 zero km 5271 ao 5280 
04/04/2000 - 05 zero km 5281 ao 5285 
03/06/2000 - 02 usados 4161 e 4162 vindos da Expresso União (MG) 


Fotos:
Carlos Assis 
João Manoel da Silva

A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitado
Os Direitos Autorais Fotográficos de Seus Autores  

Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)