Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

São José dos Campos - Prefeitura apoia esclarecimento sobre lei de viagem gratuita para idosos


31/01/2014

A Prefeitura de São José dos Campos e o Conselho Municipal dos Idosos promovem campanha de esclarecimento sobre a lei federal 15.179/2013, que garante viagem gratuita para pessoas com mais de 60 anos de idade. Dois assentos por ônibus deverão estar à disposição dos idosos, que poderão viajar de graça para qualquer cidade do Estado de São Paulo.
Para ter esse direito, o idoso deve ser dirigir ao guichê da companhia rodoviária pelo menos 24 horas antes da viagem, apresentar o RG e solicitar a passagem. Se os assentos já estiverem ocupados por outros idosos, a empresa de ônibus não será obrigada a oferecer a passagem gratuita, cabendo ao solicitante escolher um novo horário para a viagem.
Caso os assentos reservados para gratuidade não sejam vendidos até as 24 horas que antecedem a partida do ônibus, a empresa pode vender os bilhetes. Mas, enquanto os lugares não forem vendidos, os idosos podem requerer a gratuidade, mesmo faltando menos de 24 horas para a partida do ônibus.
Os assentos deverão estar reservados e devidamente identificados, em local que permita fácil acesso para o embarque e o desembarque dos idosos. As empresas que não oferecerem as passagens gratuitas e desrespeitarem a lei poderão pagar multa de mais de R$ 4 mil.
A lei federal obriga empresas de transporte coletivo interestadual a garantir duas vagas gratuitas por veículo para idosos com mais de 65 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário