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quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

São Paulo - Conselho de Transporte debate táxis em corredores e ampliação do rodízio

15:06:12 15/01/2014





Reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) teve como temas a proibição da circulação de táxis nos corredores de ônibus e a proposta de ampliação do rodízio. Representantes dos setores conheceram estudos e apresentaram sugestões


O Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) debateu nesta quarta-feira (15), durante a quinta reunião ordinária desde sua criação, as propostas de proibição da circulação de táxis nos corredores de ônibus e de ampliação da abrangência do rodízio de veículos. Com a participação de taxistas, usuários do transporte coletivo, Ministério Público e 39 conselheiros, a reunião contou com a apresentação de estudos feitos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e SPTrans e os representantes de classe puderam opinar sobre os dados.


O primeiro estudo, que foi produzido pela CET, SPTrans e uma empresa privada aponta, por exemplo, que sem a presença dos táxis nos corredor Rebouças, a velocidade média dos coletivos no sentido Centro seria 25% maior e, para o bairro, 19%. No corredor 9 de Julho, o ganho de velocidade no sentido bairro. O estudo mostra ainda que apenas 0,95% dos passageiros que são transportados pelos corredores são dos táxis.



O estudo apresentado aos conselheiros já havia sido entregue ao Ministério Público Estadual (MPE) que pediu a Prefeitura para que suspenda até dia 2 de fevereiro uma portaria de 2005, que permite a circulação dos táxis nas vias exclusivas de transporte coletivo. A validade da portaria iria até setembro. Já os taxistas alegam que fazem parte do transporte público, atendendo a mais de 500 mil pessoas por dia e, por isso, devem permanecer.



De acordo com o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, que também é presidente do conselho, o assunto continuará a ser debatido com a sociedade para que se encontre uma solução. “Estamos refletindo bastante sobre a questão e esse debate de hoje foi importante para eles se posicionarem. Há várias sugestões que podem ser levadas em consideração ou mesmo os estudos serem aprimorados. Mas, de qualquer forma, temos 15 dias ainda para discutir e neste momento não há nada decidido”, afirmou.



O presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, Natalício Bezerra da Silva, que faz parte do CMTT, considera a medida injusta. Segundo ele, os taxistas perderiam passageiros e ficariam presos nos congestionamentos. Representantes da categoria presentes no evento pediram não só a manutenção da circulação nos corredores à esquerda, mas autorização para o fluxo nas faixas exclusivas à direita. “Respeito os técnicos e autoridades, mas técnico é uma coisa e prática é outra. São 22 anos de praça e muitos de vocês só nasceram por conta do trabalho de um motorista de táxi”, disse.



Ampliação do rodízio
O outro estudo apresentado para o corpo do CMTT foi a proposta de ampliação da área de abrangência dos veículos na cidade. A ideia é ampliar a restrição, sem aumentar o número de dias e placas, em 371 km de vias, sendo 91% consideradas arteriais de Tipo 1 ou ruas e avenidas grandes com canteiros centrais e que fazem ligação com o Centro.



Segundo os dados, com o novo modelo a velocidade média em toda a cidade aumentaria em 8,5% e haveria diminuição de 13% nas filas e congestionamentos. Somente nas vias arteriais, o ganho de velocidade seria de 12% e a queda no volume de trânsito em 20%.



Para implantar a medida, a Prefeitura ainda debaterá mais o assunto e irá instalar novas sinalizações, que hoje não existem, para indicar as áreas de restrição, em especial, as novas contidas na proposta. De acordo com o secretário Jilmar Tatto, existem condições de iniciar o novo perímetro a partir de abril, mas a ideia é primeiramente adotar a fiscalização educativa nos novos pontos, sem autuações e orientar os motoristas



“Vamos aguardar. Estamos ouvindo mais as pessoas, apresentamos o estudo aqui hoje pela primeira vez e vamos aguardar os frutos desses debates. Existem as condições de iniciar em abril. O processo de sinalização é muito complexo, é mais sofisticado. Estamos nos debruçando em relação a isso e se tiver a decisão de implantar o rodízio, vamos implantar”, afirmou.

Fotos
Crédito: João Luiz/SECOM

Foto 1 - Conselho debateu proibição de táxis em corredores de ônibus
Foto 2- Ampliação do rodízio de veículos também foi tema do debate
Foto 3 - Medidas ainda serão discutidas pela sociedade, antes de serem implantadas
Foto 4 - Foram apresentados estudos feitos pela CET e SPTrans aos conselheiros


Fonte: Prefeitura de São Paulo

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