Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Rio de Janeiro - Prefeitura dá início à instalação do Arco Estaiado na Avenida Brasil


07/01/2014 16:40:00

A partir da 0h da próxima quarta-feira (08 /01) serão efetuadas intervenções na Avenida Brasil sentido Zona Oeste, altura de Ramos, para dar continuidade às obras do BRT Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional. A faixa da direita da pista central da Avenida Brasil será interditada para obra logo após o acesso a Ilha do Governador, ficando liberadas ao tráfego de veículos duas faixas e a pista seletiva da via. A interdição permitirá implantação dos apoios provisórios para a montagem do Arco Estaiado sobre a Avenida Brasil. A previsão é de que a intervenção seja concluída em maio. 

Quando estiver pronto, o viaduto vai transpor a Avenida Brasil sem nenhum pilar intermediário, num vão livre de 150 metros. A estrutura vai ligar a Avenida Postal à Avenida Brigadeiro Trompowski, ao lado do Parque União, e será exclusiva para o BRT e ônibus alimentadores.

O corredor expresso Transcarioca será entregue à população ao fim deste semestre.

OPERAÇÃO DE TRÂNSITO

Durante a interdição equipes da CET-Rio montarão uma faixa reversível na pista central sentido Centro das 16 às 21h. Este procedimento será executado, caso o trânsito no local apresente retenção significativa. Nesse caso os ônibus serão desviados para a reversível e a faixa seletiva sentido Zona Oeste será liberada para veículos de passeio.

Além disso, para viabilizar esse fechamento e reduzir os prejuízos no tráfego, a agulha da pista lateral para a central na altura da Avenida Brigadeiro Trompwoski será bloqueada das 4h às 22h. Com o fechamento da agulha, o último acesso da pista lateral à pista central da Avenida Brasil sentido Zona Oeste será na agulha na altura da Escola Bahia.

No período noturno, de segunda a quinta-feira das 22 até às 4h, e a partir da meia noite de sábado às 4h da segunda-feira a pista lateral, na mesma altura e sentido, será bloqueada.

Visando minimizar os efeitos ao tráfego será montada uma operação de trânsito que contará com a participação de 50 controladores de trânsito da CET-Rio que trabalharão para manter a fluidez, efetuar os bloqueios e os desvios necessários, além de 2 reboques posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de veículo ou qualquer acidente.

O Centro de Operações Rio - COR fará o monitoramento de toda a região impactada, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes em função das condições do trânsito em cada momento. Além disso, seis painéis de mensagens variáveis móveis e cinco fixos passarão orientações aos motoristas, informando sobre os bloqueios e as rotas a serem utilizadas, além das condições do tráfego.


PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

Das 22h às 4h de segunda a quinta-feira e de 0h de sábado às 4h de segunda-feira:

  •  Fechamento da pista lateral da Avenida Brasil altura de Ramos sentido Zona Oeste;
  •  Fechamento da faixa da direita na pista central da Avenida Brasil sentido Zona Oeste nesta mesma altura.
 
 
 
Das 4h às 22h nos dias uteis:

  •  Fechamento da agulha da pista lateral para a central na Avenida Brasil na altura da Avenida Brigadeiro Trompowski;
  •  Fechamento da faixa da direita na pista central da Avenida Brasil sentido Zona Oeste nesta mesma altura;
 

Se necessário, das 16h às 21h nos dias úteis:

  •  Reversível para ônibus na altura das intervenções;

 

DESVIOS DOS ÔNIBUS:
Dias úteis das 4h às 22h
- As linhas de ônibus que circulam na pista lateral da Av. Brasil no sentido Zona Oeste, permanecem com seus itinerários regulares. Não haverá alteração.

De segunda a quinta-feira das 22h às 4h.

De 0h de sábado às 4h de segunda-feira:


- As linhas de ônibus que circulam na pista lateral da Av. Brasil no sentido Zona Oeste, deverão acessar a pista central e retornar à pista lateral logo após a intervenção.


 Dias úteis das 16h às 21h nos dias úteis, SE NECESSÁRIO:
- As linhas que circulam na pista seletiva sentido Zona Oeste, se necessário, conforme orientação dos operadores de tráfego, serão desviadas pela pista reversível.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário