Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Guarulhos - Zona azul virtual é moderna e traz comodidade aos motoristas

06/01/2014 - 18:17


Foto: Zaca Oliveira/PMG


Desde junho de 2012, Guarulhos conta com dois modernos sistemas de estacionamento rotativo funcionando ao mesmo tempo na cidade: parquímetros e zona azul virtual. Eles vão continuar assim até que os motoristas estejam completamente adaptados ao sistema virtual, que, como o próprio nome sugere, não tem papel, é todo feito na internet, compra, venda, pagamento e fiscalização.

O primeiro sistema é um equipamento fixo em que o motorista adquire com moedas o tempo em que pretende ficar estacionado, no máximo de duas horas. O parquímetro expede um comprovante que deve ser anexado no vidro do veículo pelo lado de dentro informando o horário adquirido e a validade e o motorista deve retornar ao veículo para renovar o período de estacionamento.

No segundo caso, de zona azul virtual, o motorista não precisa voltar ao veículo para renovar o estacionamento, pois ele compra os créditos pela internet ou celular ou um dos pontos de venda que fica em comércios distribuídos pela cidade. O valor máximo é de R$ 2,50 por duas horas e a renovação pode ser feita também virtualmente. Os agentes de trânsito são avisados pelo palm que a vaga está ocupada.
São 1.407 vagas e há estudos para expandi-las conforme a demanda.
A principal mudança com o novo sistema está na forma de compra e de pagamento, que pode ser através da internet. Além disso, os usuários podem realizar a compra do tíquete diretamente nos pontos de venda (PDVs), fazendo-se o pagamento ao operador.
Outra opção é através de créditos para utilização no celular, com pagamento na forma que o estabelecimento aceitar (dinheiro, cartão, cheque, tíquete, etc.), ou pelo sitewww.mobilicidade.com.br onde ele se cadastra e pode realizar o pagamento por cartão de crédito. A transação também pode ser feita através de apps nos smartphones.
No que se refere à fiscalização, os agentes de trânsito estão trabalhando com palms, uma espécie de mini computador de mão, que possibilita o levantamento da situação em que o veículo se encontra. O agente é avisado na hora que aquela vaga está ocupada.
O sistema de zona azul virtual está em funcionamento em quatro regiões: Bom Clima, Vila Galvão e Centro, onde há a divisão entre centro 1 e centro 2.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário