Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Curitiba - Para segurança do cidadão, empresas de aplicativos devem fazer cadastro na Urbs

16/01/2014 17:09:00

principal


Empresas que atuam com aplicativos na área de mobilidade devem se cadastrar no município para exercer legalmente suas funções.  O alerta é feito pela Urbs, responsável pelo gerenciamento e fiscalização do transporte coletivo e do transporte comercial em Curitiba, que são atividades regulamentadas por lei municipal.
O objetivo é garantir a observância e a segurança do cidadão sobre o serviço prestado. No ano passado, por exemplo, a Urbs disponibilizou, gratuitamente, seu banco de dados a empresas de aplicativos de busca de itinerários e de horários de ônibus do transporte coletivo. Para utilizar os dados, no chamado open data, com link direto cedido pela Urbs, basta protocolar uma solicitação com os dados da empresa e informação da utilização que será dada às informações.
Também no ano passado foi feito contato com empresa responsável por aplicativo para chamada de táxi, que vem sendo utilizado por taxistas de Curitiba. A empresa foi orientada a regularizar sua situação, fazendo o cadastramento na Urbs o que, até este momento, não aconteceu. Taxistas que utilizam aplicativos de empresas não cadastradas estão sujeitos a penalidades previstas na lei de regulamentação da atividade em Curitiba. Uma vez notificado, o taxista é alertado de que está incorrendo em infração que poderá resultar em multa.
O cadastro das empresas de aplicativos é essencial para a segurança do cidadão. Sem que a empresa esteja regularizada no município o usuário não terá a quem recorrer em caso de enfrentar problemas com o táxi chamado ou ter seu endereço passado a quem não seja taxista.  Empresas de aplicativos de táxi interessadas em regularizar sua atuação em Curitiba podem procurar diretamente a Área de Táxi da Urbs, que fica na ala ferroviária, da Rodoferroviária de Curitiba. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário