Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Curitiba - Estação Moysés Marcondes volta a funcionar

14/01/2014 11:10:00

principal


A estação tubo Moysés Marcondes, na avenida João Gualberto, entrou em operação na manhã desta terça-feira (14). A estação estava desativada para obras de desalinhamento e criação de uma faixa de ultrapassagem na canaleta para implantação do Ligeirão Norte.
Com o retorno da Moysés Marcondes faltam apenas duas das 15 estações incluídas no desalinhamento no eixo Norte-Sul, no trecho entre o Terminal Santa Cândida e o final da canaleta da Sete de Setembro. As estações Antonio Cavalheiros, na Avenida Paraná; e Bento Viana, no final da canaleta da Sete de Setembro, devem entrar em operação até o fim deste mês. 
As obras, paralisadas em 2012, foram retomadas nesta gestão o que permitiu a reativação de estações tubo que estavam desativadas há mais de um ano. Com o desalinhamento das estações, elas deixam de ficar frente a frente, permitindo espaço para mais uma faixa de tráfego na canaleta.
Os trabalhos foram feitos em trechos, garantindo que o usuário tivesse a opção de utilizar uma estação antes ou uma depois daquela que estivesse desativada. No caso da Moysés Marcondes, a opção para os usuários eram as estações Constantino  Marochi e Bom Jesus.
Para garantir o funcionamento da estação a partir desta terça-feira (14), a Urbs reformou estações tubo antigas, uma vez que a nova,que terá sete módulos, ainda não foi entregue pela empresa contratada em 2011. Na semana passada a Urbs encaminhou uma notificação extra-judicial exigindo a entrega das novas estações. 
Em meados de dezembro foi reativada a nova estação Passeio Público que ficou quase três vezes maior, passando de sete para 20 módulos. Também a estação Bento Viana passará de sete para 20 módulos.
Além do desalinhamento, as obras incluíram a pavimentação da canaleta, instalação das bases das estações, nova sinalização e faixas de pedestres elevadas na travessia próxima às estações, obrigando o motorista das pistas laterais à canaleta, a reduzir a velocidade. 
No eixo Norte-Sul passam os ônibus Expresso da linha Santa Cândida – Capão Raso que transportam, por dia, em torno de 140 mil passageiros. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário