quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Governo do Estado vai testar ônibus que transporta mais passageiros em linha da Área Continental de São Vicente

    Foto: E.M.T.U.

    Foto: Caique Cazares

Piracicabana 7319 
Marcopolo Torino  
SCANIA F250 
Ano 2013


A partir desta quinta-feira (31/10) a EMTU/SP, empresa da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, começará a testar um veículo com capacidade para 113 passageiros (44 sentados e 69 em pé) na linha 942TRO, que liga SÃO VICENTE (HUMAITA) a SANTOS (PONTA DA PRAIA). O período de testes durará seis meses.

Serão beneficiados os usuários da Área Continental de São Vicente que, desde 16/10, já contam com cinco ônibus e 71 viagens a mais na ligação com o município de Santos. A programação horária da linha 942TRO permanecerá a mesma (informações adicionais podem ser obtidas na página da EMTU/SP na internet: www.emtu.sp.gov.br).

O novo ônibus é dotado de um terceiro eixo, possibilitando uma carroceria de 15 m e aumento da capacidade de passageiros. Além de transportar mais usuários, o ônibus opera com três portas, facilitando o fluxo de desembarque. A suspensão pneumática proporciona mais conforto ao passageiro em vias irregulares, menos solavancos e ruídos.

O veículo atende as Normas de Acessibilidade ABNT NBR 14022 e 15570, contando com elevador para cadeirantes, área reservada para cadeira de rodas ou cão-guia, banco para obesos e assentos reservados para idosos e pessoas com necessidades especiais.

O veículo também é equipado com tecnologia adequada às novas exigências ambientais: Motor Euro 5Proconve, que reduz o consumo de combustível e a emissão de material particulado, colaborando para diminuir a poluição atmosférica.



Visite o site da E.M.T.U.


Fonte: http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/imprensa/noticias/rede-de-transporte/governo-do-estado-vai-testar-onibus-que-transporta-mais-passageiros-em-linha-da-area-continental-de.fss


A Ética em Primeiro Lugar!
Obras de Livre Circulação Desde Que Respeitada
Os Direitos Autorais Fotograficos de Seus Autores


Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Após instalar GPS na frota, Rio flagra menos ônibus circulando nas ruas











O Rio de Janeiro começou a usar o GPS para monitorar a frota de ônibus. E já descobriu que muitas empresas deixavam de colocar nas ruas a quantidade de ônibus determinada por contrato.
Esperar longamente por ônibus não é novidade – em nenhuma parte do Brasil.
“Às vezes 15 minutos, 40 minutos, não tem tempo definido, não”, diz a diarista Rita de Cassia Pereira.
“Na Zona Oeste chego a esperar uma hora, um hora e meia”, conta outro passageiro.
Novidade é GPS nos ônibus do Rio de Janeiro. Itinerários, linhas e número de veículos aparecem em uma tela no centro de controle do município. Vinte por cento dos ônibus já são monitorados, desde setembro.
Com este sistema de monitoramento por GPS, a Secretaria de Transportes do Rio descobriu que as empresas estavam colocando na rua menos ônibus do que havia sido combinado por contrato.
Menos ônibus na rua significa mais tempo de espera. “A gente gasta este tempo todo por falta de transporte, da linha tá corretamente, dos ônibus pararem, passam por fora...”, diz o funcionário público Charles Campos.
Agora, menos ônibus do que o previsto também significa punição. Foram em média 27 multas por dia. Chegaram a R$ 1,026 milhão em um mês.
Até o fim do ano, toda a frota, de 8.800 ônibus, estará monitorada. Ano que vem, além da quantidade de ônibus, o sistema vai fiscalizar itinerários, velocidade e intervalos entre viagens.
Quem sabe, assim, acaba o permanente tormento do senhor Roberto.
“Número pequeno de ônibus mesmo. Ônibus quebrado, ônibus todo danificado, e eles não mudam em nada, nada. E a gente depende mesmo desta condução, que é muito ruim mesmo”, reclama o operador de telemarketing Roberto da Silva.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Caio Induscar reforma ônibus para transporte de alunos


28/10/2013


Caio Induscar reforma ônibus para transporte de alunos  Caio Induscar reforma ônibus para transporte de alunos

A Caio Induscar realizou a reforma de um microônibus Carolina I para a Prefeitura Municipal de Botucatu, com o objetivo de ser utilizado no transporte de alunos, com acessibilidade para portadores de deficiência física das três unidades da Universidade do Trabalhador, sediadas em Botucatu.

A entrega da unidade foi realizada na última sexta-feira, dia 18 de outubro, pelo diretor industrial da Caio Induscar, Mauricio da Cunha, ao prefeito da cidade, João Cury, acompanhado do secretário municipal de desenvolvimento, Edison Baptistão.

O interior do modelo, fabricado em 1990, foi todo restaurado, para transportar os alunos com mais conforto e segurança. Para isto, o número de poltronas foi reduzido de 29 para 17 passageiros, dando espaço para transportar dois portadores de deficiência física; as poltronas foram substituídas por um modelo mais moderno e com estofamento; as poltronas do motorista e do ajudante são agora, hidráulicas.

Outras alterações realizadas na carroceria foram: o piso, o revestimento interno do teto e da lateral, melhorando ainda mais o visual do ônibus e a colocação de elevador.

Para a Caio Induscar, é gratificante reformar uma carroceria considerada um ícone de grande sucesso da empresa para prestar serviços à comunidade.

Fonte: Caio Induscar

São Paulo - Caminhões podem ser financiados a juros zero

Seg, 28/10/13 - 16h14

Renova SP prevê financiamento com juro zero para renovação da frota de caminhões do Estado


Veículos com 30 anos ou mais têm a taxa equalizada para financiamento por meio de Programa de Incentivo da Desenvolve SP

Caminhões com 30 anos ou mais podem ser substituídos por veículos novos e financiados a juros zero por meio do programa Renova SP. "Nós colocamos R$ 300 milhões da Desenvolve SP, o Governo equaliza a taxa de juros e a única exigência é que o caminhoneiro entregue seu caminhão para a reciclagem", disse o governador Geraldo Alckmin durante a Solenidade de Abertura do 19º Salão Internacional de Transportes - Fenatran.

O Renova SP é um programa de incentivo, subsidiado pela Agência Desenvolve SP. Só na região do Porto de Santos, a previsão é substituir cerca de mil caminhões velhos, que serão enviados a uma empresa recicladora credenciada pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Interessados podem simular o financiamento diretamente no site da Desenvolve SP

O governador também ressaltou o avanço do setor de transportes no Estado de São Paulo, com o avanço da tecnologia e a alta das vendas. "Um setor que é o motor do desenvolvimento, ainda mais em um país grande e continental como é o Brasil", afirmou.

Fonte: Governo de São Paulo

Belém - São Brás terá três paradas seletivas de ônibus

Postado em 25 de outubro de 2013 





Trinta e uma linhas de ônibus que circulam no entorno do terminal rodoviário de Belém, em São Brás, farão uso de paradas seletivas. A reordenação implantada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) vai distribuir a área de embarque e desembarque de passageiros em três diferentes pontos para garantir maior fluidez de trânsito na Rua Cipriano Santos e segurança aos usuários do transporte coletivo urbano. A alteração começará a partir da próxima quinta-feira, 31. O reordenamento retoma um antigo projeto de paradas seletivas naquela área, mas com importantes alterações. A primeira parada seletiva ficará na baia de recuo da Av. Almirante Barroso, dando acesso das linhas para a Rua Cipriano Santos. Esta parada com abrigo receberá o maior fluxo de ônibus entre as paradas seletivas, com o total de 16 linhas operando o embarque e desembarque de passageiros. A mudança vai diminuir o fluxo em frente à loja Makell, onde hoje há um trânsito intenso de ônibus. A segunda parada continua em frente à loja, já na Cipriano Santos, com apenas seis linhas de ônibus operando na área. Além de passageiros de ônibus, esta quadra será usada para embarque e desembarque de veículos de passeio, garantindo o espaço necessário para o fluxo de pessoas que fazem uso do terminal rodoviário. A terceira e última parada seletiva foi deslocada para a quadra seguinte, na própria Cipriano Santos, entre a Rua Deodoro de Mendonça e a Travessa Primeira de Queluz, próximo às agências do Banco do Brasil e Bradesco. Neste ponto, oito linhas de ônibus vão operar para o embarque e desembarque de passageiros. Para isso, foi necessário que a SeMOB determinasse a proibição do estacionamento na quadra e deslocasse o ponto de táxi que havia para a Rua Deodoro Mendonça, na transversal da Cipriano Santos. “Como ali é uma área de conflito, com o tráfego constante de veículos de passeios, ônibus, mototaxistas, vans e passageiros de ônibus tivemos que fazer uma intervenção emergencial”, justifica a diretora de Transporte da SeMOB, Evany Alves. Ao longo da próxima semana, a equipe de Educação da SeMOB entregará material informativo aos passageiros com o alerta das alterações e os fiscais de transporte coletivo do órgão estarão presentes averiguando o cumprimento da nova ordem de serviço que estabelece as paradas seletivas para a área de São Brás. Saiba quais as linhas de ônibus de cada parada seletiva Parada 1 (baia da Almirante Barroso): 227 Sacramenta Humaitá 318 Arsenal 442 Ceasa – Ver-o-Peso 548 Marambaia – Ver-o-Peso 631 E. Marex – Ver-o-Peso 638 Pratinha – Presidente Vargas 667 Cordeiro de Farias – Ver-o-Peso 775 Jardim Sideral – Praça Dom Pedro II 756 Catalina – Felipe Patroni 758 Conj. Maguari – Ver-o-Peso (A. Barroso) 759 Conj. Maguari – C. Velha (A. Barroso) 767 Satélite – Presidente Vargas (Sideral) 770 Tapajós – Ver-o-Peso (Via A. Montenegro) 777 Tenoné – Presidente Vargas 872 Icoaraci – Alm. Barroso 907 PAAR – Ver-o-Peso Parada II (Cipriano Santos em frente à Makell) 310 UFPA – Presidente Vargas 316 Guamá – Presidente Vargas 323 Canudos – Praça Amazonas (Perimetral) 324 – Canudos – Presidente Vargas 325 – Canudos – Ver-o-Peso 326 – Canudos – Praça Amazonas (Tucunduba) 328 – Cipriano Santos – Presidente Vargas Parada III (Cipriano Santos, entre Banco do Brasil e Bradesco) 229 – Pedreira-Condor 230 – Pedreira – Felipe Patroni 320 – UFPA-Tamoios 417 – Alcindo Cacela – José Malcher 446- João Paulo II – Ver-o-Peso 547 – Médici – Presidente Vargas 635 – CDP/Providência – Ver-o-Peso Texto: Elianna Homobono (Ascom/SeMOB) Fotos: Comus PMB Edição: Lene Tavares – NID Comus 

Fonte: Prefeitura de Belém

Cáceres recebe quatro novos ônibus escolares

22/10/2013


(Foto: Ronivon Barros/Ascom)


O município de Cáceres recebeu na tarde desta terça-feira (22.10) quatro novos ônibus escolares. Os veículos fazem parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) e adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), por meio do Programa Caminho Da Escola.
De acordo com a secretária de Educação, Nelci Longhi, a previsão é que o município receba mais quatro ônibus nos próximos 20 dias. “Não chegaram todos de uma só vez porque são de empresas diferentes, mas em breve receberemos outros veículos como este”, explicou.
Nelci ressaltou que a Secretaria de Educação do Município está inserida no PAR, e todas as atividades desenvolvidas no dia-a-dia da Pasta são inseridas no programa. “Trata-se de um sistema que liga o município diretamente ao governo federal, mostrando assim as necessidades e deficiências da nossa região. Com isso é feito um planejamento para sanar essas necessidades na área da educação”.
Cada ônibus comporta 48 crianças com segurança, e são próprios para circular em estradas  rurais. Isso significa 820 crianças por dia com transporte escolar confortável e seguro. Cada ônibus representa um investimento de mais de R$ 200 mil.
A Secretária comentou sobre o empenho e dos funcionários da pasta para aquisição dos veículos. “A entrega foi rápida porque eles tiveram o cuidado de observar que podia ser feita uma adesão a ata de registro de preço ao FNDE. Isso, além de acelerar a entrega, ainda gerou uma economia para o município, que não precisou realizar o processo licitatório”.
A prefeita em exercício Eliene Liberato falou sobre a aquisição dos ônibus. “Me sinto feliz por essa conquista, e que quem ganha são os nossos alunos da Zona Rural. Parabenizo a secretária e a todos os funcionários da Secretaria de Educação envolvidos no processo”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cáceres

Curitiba - Presidente Dilma vem a Curitiba nesta terça para anúncio de investimentos em mobilidade

28/10/2013 18:00:00


O prefeito Gustavo Fruet recebe nesta terça-feira (29) a presidente Dilma  Rousseff, que vem a Curitiba para o anúncio do maior pacote de investimentos da história da cidade.  O pacote envolve recursos do PAC da Mobilidade, do Município e do Estado.
O anúncio acontecerá às  14 horas, no Espaço Torres, localizado na  Rua Pergentina Silva Soares, 159 – Jardim Botânico

Fonte: Prefeitura de Curitiba

São José do Rio Preto - Prefeitura entrega Passe Gratidão à terceira idade


25/10/2013


Sergio Menezes/SMCS

A vice-prefeita de São José do Rio Preto, Ivani Vaz de Lima, e a secretária de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, entregaram nesta sexta-feira (25/10), o Passe Gratidão a 130 munícipes com idades a partir de 65 anos.  A entrega foi feita no auditório “Juan Bérgua”, localizado no térreo da Prefeitura.
 
Durante o repasse do benefício, Ivani destacou a importância de todos os rio-pretenses da terceira idade buscarem seus direitos. “Todos a partir dos 65 podem procurar os CRASs e solicitar o Passe”, enfatizou.
 
Para adquirir a carteirinha, a pessoa deve procurar uma das unidades dos 14 CRASs - Centros de Referência da Assistência Social - ou o CAAS - Centro de Atendimento da Assistência Social, que funciona no Poupatempo, munido de comprovante de residência, RG e uma foto 2X2.
 
Mara Luíza Alves dos Santos

Fonte: Prefeitura de São José do Rio Preto

São Paulo - Aplicativos para transporte coletivo são premiados em Hackatona do Ônibus

28/10/2013 18h54


Após a inscrição de 58 equipes e 15 selecionadas para a Hackatona do Ônibus, três aplicativos voltados para o transporte coletivo venceram a competição e receberam premiações entre R$ 8 mil a R$ 3 mil
Imagem do post
Fernando Pereira/Secom
Três equipes de profissionais com desenvolvedores e programadores digitais foram premiadas neste domingo (27) na Hackatona do Ônibus, que tinha como objetivo encontrar ferramentas para melhorar a mobilidade urbana na cidade de São Paulo. Os projetos campeões receberam prêmios de R$ 8 mil, R$ 4 mil e R$ 3 mil. Mais de 58 equipes fizeram inscrição para a competição, sendo 16 selecionadas para a fase final, com 15 grupos participando efetivamente da disputa iniciada sábado (26). A Secretaria Municipal de Transportes e a SPTrans disponibilizaram dados e informações de todo o sistema de transporte para o desenvolvimento dos aplicativos.

A ferramenta vencedora foi desenvolvida pela equipe NanoIT com o nome ‘Cadê o ônibus?’, que possui o ‘Módulo Cobrador, ‘Módulo SPTrans e ‘Aplicativo para Usuários’. Para o módulo do cobrador, o projeto propõe um painel (tablet) para que o cobrador atue como fiscal do ônibus, podendo indicar a situação do ônibus como a lotação, trechos com trânsito, além de indicar possíveis ocorrências à polícia e/ou bombeiros. 

Para o módulo do usuário, o projeto traz um aplicativo mobile gratuito multiplataforma, com base no aplicativo ‘Cadê o Ônibus?’, dos mesmos desenvolvedores, que já está em funcionamento. Além das funcionalidades já existentes, como pesquisa de linhas/ônibus, consulta de itinerário e dados do ônibus, foram adicionadas funcionalidades de consulta a informações de trânsito, como estimativa de tempo e de trânsito. 

O cálculo é feito com base em dados da SPTrans e fornecidos pelos cobradores, informações das paradas de ônibus, além de trazer notícias vindas de redes sociais, jornal do ônibus e opções de rota. O aplicativo permitirá ainda que o usuário configure notificações para que a ferramenta avise quando um determinado ônibus estiver a 10 minutos ou a 1km de um ponto de ônibus. Para o módulo da SPTrans, o projeto visa a atuação no entendimento dos dados existentes para que sejam disponibilizados diversos relatórios para análise dos dados e auxílio na tomada de decisão.

O segundo lugar ficou com a equipe PoliGNU, com o aplicativo #TrilhaSP. A ferramenta do projeto permite ao usuário do sistema fornecer avaliações do serviço prestado. Para isso, o aplicativo utiliza um modelo de game, para que o usuário tenha recompensas sociais como ‘medalhas’, ‘títulos’, com perfis de usuários integrados às redes sociais. O #TrilhaSP também seria integrado diretamente ao Twitter da SPTrans para o registro de reclamações.

A equipe Bad Request com o aplicativo InsPorte, o Inspetor do Transporte, garantiu a terceira colocação. O aplicativo permite que o cidadão seja um informante das condições do transporte público e assim auxilie na melhoria do serviço na cidade. Com o InsPorte, o passageiro pode informar a localização e as condições dos pontos, dos veículos de transporte público e de seus funcionários, com comentários e fotos. 

Por meio de georeferências e dados de sensores disponíveis nos smartphones, será possível detectar e informar o ponto de embarque e desembarque e o tempo de viagem. Assim, será possível estimar com mais precisão os trechos e horários de maior lotação. O aplicativo também pode mostrar ao usuário um feed de notícias sobre o transporte público, alertando com notificações de possíveis problemas com as linhas mais usadas pelo usuário do aplicativo. Redes sociais poderão ser usadas para compartilhamento do ranking e assim incentivar o usuário a utilizar mais o aplicativo.

A Hackatona do Ônibus é uma iniciativa da Controladoria Geral do Município (CGM) em parceria com a SPTrans e a Fundação Getúlio Vargas. A competição fez parte do evento São Paulo Aberta, que promoveu uma série de encontros sobre políticas públicas de participação social e transparência na cidade. Os aplicativos serão avaliados e serão gradualmente implantados no sistema de transporte da capital.


Vencedores

1º lugar - NanoIT, com o Aplicativo - Cadê o Ônibus? - Prêmio de 8 mil reais

O projeto desenvolvido possui três aplicações: “Módulo Cobrador”, “Módulo SPTrans” e “Aplicativo para Usuários”. Para o módulo do cobrador, propõe um painel (tablet) para que o cobrador atue como fiscal do ônibus, podendo indicar a situação do ônibus (sujeira, lotação, quebra, entre outros), trechos com trânsito (semelhante ao GPS Waze, onde os próprios usuários informam a situação do trânsito), e além disso indicar possíveis ocorrências a polícia e/ou bombeiros. Para o módulo do usuário, o projeto visa implementar um aplicativo mobile gratuito multiplataforma, ou seja, suportado por celulares com sistema operacional Android, iOS ou Windows. Foi utilizado como base o aplicativo “Cadê o Ônibus?”, dos mesmos desenvolvedores, que já está em funcionamento. Além das funcionalidades já existentes no aplicativo “Cadê o Ônibus?” (ex.: pesquisa de linhas/ônibus, consulta de itinerário, consulta de dados do ônibus e modelo do veículo), será adicionada funcionalidades de consulta a informações de trânsito (ex.: estimativa de tempo, estimativa de trânsito) baseado em cálculos com os dados da SPTrans e em dados fornecidos pelos cobradores, informações das paradas de ônibus, notícias (baseado em redes sociais, como por exemplo os tweets da @SPTrans), jornal do ônibus, opções de rota (com algoritmo próprio e/ou API do Google), configuração de notificações (ex: usuário configura envio de mensagem para o próprio celular quando um determinado ônibus estiver a 10 minutos ou a 1km de um determinado ponto de ônibus). Além disso, haverá as mesmas opções do cobrador de informar a condição do ônibus. Para o módulo da SPTrans, o projeto visa a atuação no entendimento dos dados existentes para que sejam disponibilizados diversos relatórios para análise dos dados e auxílio na tomada de decisão.

Falber Henrique Maistro - Analista de Sistemas / UML e Processos
Luiz Fernando Silva de Oliveira - Desenvolvedor Web (Asp.Net, MVC e Android)
Rafael Reimberg Lima - Desenvolvedor Web (PHP)
Bruno de Oliveira - Desenvolvedor Web (Asp.Net, MVC e Android)
Daniel Tamai Gabriel - Bacharel em Física

2º lugar - PoliGNU, com o Aplicativo #TrilhaSP - Prêmio de 4 mil reais

O aplicativo web/mobile permite ao usuário do sistema fornecer avaliações com relação ao serviço prestado. Para fomentar o engajamento, o aplicativo utiliza um modelo de "game", de forma que o usuário tenha "recompensas sociais" como medalhas, "títulos", etc. Os perfis de usuários serão integrados às redes sociais, aumentando a contribuição nas avaliações, engajamento no uso do app e confiança na prestação de serviço. O #TrilhaSP também é integrado diretamente ao Twitter da SPTrans para o registro de reclamações.

Diego Rabatone Oliveira - Hacker e Desenvolvedor - Estudante de Engenharia de Computação
Haydée Svab - Engenheira Civil - Mestranda em Engenharia de Transportes
Fábio Cunha Lofrano - Engenheiro Civil, Pós-graduando em Engenharia Civil e Ambiental
Antônio Guilherme Ferreira Viggiano - Estudante

3º lugar - Bad Request, com o aplicativo InsPorte (Inspetor do Transporte) - Prêmio de 3 mil reais

O aplicativo permite que o cidadão seja um informante das condições do transporte público e assim auxilie na melhoria deste serviço na cidade de São Paulo. Com o InsPorte, ele pode informar a localização e as condições dos pontos, dos veículos de transporte público e de seus funcionários, com comentários e fotos. Por meio de geofences e de dados de sensores disponíveis nos smartphones, será possível detectar e informar o ponto de embarque e desembarque e o tempo de viagem. Assim, será possível estimar com mais precisão os trechos e horários de maior lotação. O aplicativo também pode mostrar ao usuário um feed de notícias sobre o transporte público em geral, futuramente alertando, com notificações, possíveis problemas com a linhas mais usadas por este usuário. Redes sociais poderão ser usadas para compartilhamento do ranking e assim incentivar o usuário a utilizar mais o aplicativo. As redes podem ser utilizadas também para enviar avisos para amigos que eventualmente utilizam as mesmas linhas, assim reduzindo o transtorno causado por possíveis manifestações, mudanças, desvios, obras e etc.

Fabio de Albuquerque Dela Antonio - Bacharel em Ciência da Computação
José Eduardo de Melo Colabardini - Bacharel em Ciência da Computação
Danilo de Godoy Carolino - Tecnico em informatica / Design de interface

Fonte: Prefeitura de São Paulo


domingo, 27 de outubro de 2013

Mercedes-Benz é destaque na Busworld 2013, o maior evento de ônibus do mundo


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  • A empresa oferece portfólio completo de veículos Euro 6, de miniônibus urbanos aos ônibus rodoviários para longas distâncias

A Mercedes-Benz, marca de ônibus da Daimler Buses estará presente no maior evento do setor de transporte de passageiros do mundo, a Busworld 2013, que acontece na cidade belga de Kortrijk, entre os dias 18 e 23 de outubro. Em destaque, a adequação dos ônibus urbanos e rodoviários das marcas pertencentes ao Grupo Daimler às novas normas de emissões Euro 6, que entrarão em vigor em 2014. A nova geração de ônibus concilia tecnologia com economia, assegurando melhor custo-benefício do que os modelos precedentes.
No estanda da Empresa, estarão expostos nove ônibus urbanos e rodoviários das marcas Mercedes-Benz e Setra. Além disso, outros modelos urbanos e rodoviários estarão disponíveis para test-drive.
Novo Tourismo K
O ônibus rodoviário de turismo campeão de vendas da Europa se consolida e ainda tem suas vantagens destacadas na Busworld. A Mercedes-Benz está acrescentando a essa série de modelos o Tourismo K compacto, com comprimento de 10,32 metros. Ao mesmo tempo, está apresentando novos motores, limpos, econômicos e refinados, que já atendem ao Euro 6. Além disso, o Tourismo está mais confortável, seguro e atraente do que nunca, graças as suas características adicionais.
O compartimento de passageiros possui uma altura interna agradável, de 2.010 mm, e espaço para 41 assentos. Os bancos Travel Star Eco são tão confortáveis quanto funcionais. Podem variar até a versão Luxline, com descanso de braços no lado do corredor, encostos ajustáveis e descanso para os pés. O Tourismo K pode ser equipado, opcionalmente, com toalete ou uma cozinha compacta.
Sprinter City, Transfer e Travel asseguram versatilidade de aplicações
O segmento de miniônibus desempenha um papel cada vez mais importante para a Mercedes-Benz, que pode oferecer uma solução com vantajoso custo/benefício para transporte urbano e em curtas distâncias.
A gama de miniônibus Mercedes-Benz está dividida em quatro linhas de produtos: Sprinter Mobility, Sprinter Transfer, Sprinter City e Sprinter Travel. As designações referem-se às suas diferentes áreas de aplicação: o Mobility é especializado no transporte de passageiros com mobilidade limitada. O Transfer é um veículo polivalente, apropriado para operar em serviços de turismo e transferência. O City é um miniônibus altamente especializado para serviços regulares, enquanto o Travel é dedicado ao transporte rodoviário de turismo.
Novidades nas famílias Travego e Citaro
Há dois anos, sob a denominação “Edition 1”, o Travego, ônibus de turismo de luxo da Mercedes-Benz para longas distâncias, foi o primeiro rodoviário do mundo, de série, a apresentar um trem de força compatível com a norma Euro 6. O que começou com as versões de três eixos, agora tem continuidade com o Travego 15 RHD de dois eixos.
Os modelos básicos da nova série do Citaro – o Citaro e o Citaro G – já foram totalmente convertidos ao Euro 6 há um ano. Agora, eles são seguidos pelas versões de entrada baixa Citaro LE. Tanto em termos de design, quanto em aspectos técnicos, esse passo equipara o Citaro LE à nova geração desses ônibus de serviços regulares.
Aumenta o número de ônibus da Família Intouro
Com vendas anuais atuais de mais de 1.000 unidades, o Mercedes-Benz Intouro é um campeão de vendas no setor de ônibus rodoviários. Desde sua apresentação, em 2006, a Mercedes-Benz produziu cerca de 6.000 unidades e a produção anual segue crescendo. O Intouro está agora mais bonito, devido às novas versões e novos tamanhos. O mesmo se aplica ao novo trem de força, que atende à norma Euro 6, com mais opções de customização.
O novo Intouro L, com até 63 assentos para os passageiros, é apropriado, sobretudo, para as rotas de longas distâncias entre cidades, nas quais há uma alta demanda de grande capacidade de transporte. Com a utilização total dos bancos e do compartimento de bagagem, esse ônibus é altamente recomendado para os países nos quais o Peso Bruto Total para veículos de dois eixos ultrapasse as 18 toneladas.
Publicado em 18 de outubro de 2013


Fonte: Mercedes Benz