Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Ribeirão Preto - Linha de ônibus Parque São Sebastião terá itinerário alterado no bairro Lagoinha

Ribeirão Preto, 30 de Julho de 2013 - 17h34

As mudanças serão realizadas a partir do próximo sábado, dia 3 de agosto

Foto Carlos Natal

As mudanças no itinerário acontecem a partir de sábado


Com o objetivo de proporcionar melhores condições de acessibilidade ao transporte coletivo para os moradores dos condomínios residenciais, recentemente instalados ao longo da rua Niterói e no prolongamento da avenida Leão XIII, a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, realizará mudanças no itinerário da linha 630 – Parque São Sebastião.
A partir do próximo sábado, dia 3 de agosto, a linha 630 – Parque São Sebastião passará a cumprir, no bairro Lagoinha, o seguinte itinerário:
Normal até a rua Benedicta Rodrigues Domingues, seguindo pela rua Niterói, rua Breno Vieira de Souza, rua Dom Luiz do Amaral Mousinho, retomando aí seu itinerário normal.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto

São Caetano do Sul - São Caetano ganha seis novos ônibus adaptados (3/7/13)


Mark Ribeiro
Da Redação 
A frota de 51 ônibus que circulam pelas oito linhas municipais de São Caetano do Sul ganha o reforço de seis veículos adaptados a portadores de deficiências físicas. Com a aquisição, feita pela Viação Padre Eustáquio (Vipe), empresa que opera o sistema, 90% do coletivo passa a ser acessível, com elevadores para cadeiras de rodas e rampas de acesso.

Entre outros itens de acessibilidade estão bancos especiais para obesos, assentos demarcados para idosos, gestantes e portadores de deficiências, espaço para fixação segura da cadeira de rodas e para cão-guia.

Os novos ônibus entraram em operação em junho, substituindo seis veículos não adaptados e com alta quilometragem. O contrato celebrado entre a Prefeitura e a Vipe em 2007 determina que a idade média da frota seja de no máximo seis anos.

Os modernos coletivos também já estão equipados com GPS, uma solução integrada para monitoramento, operação e gerência em tempo real dos ônibus que abrange toda a frota.

Meio ambiente – Além de oferecer mais conforto aos deficientes físicos, a frota de São Caetano também evidencia a preocupação da administração com o meio ambiente. Os ônibus possuem tecnologia menos poluente e emitem 80% menos materiais particulados. Com isso, a redução das emissões de óxidos de nitrogênio pode chegar a 63%.

O sistema segue as determinações do Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Para atingir os índices de redução de poluição exigidos, além do tanque de óleo diesel, os ônibus possuem outro compartimento, abastecido com o fluído ARLA 32, que contém 32,5% de ureia industrial.

Quando há a queima de combustível os gases entram em contato com o ARLA 32, injetado no sistema de escape eletronicamente. Isso provoca uma reação química pela qual os agentes poluidores são reduzidos ou anulados. Boa parte do óxido de nitrogênio, composto nocivo à saúde, é transformada em nitrogênio puro, substância presente na natureza.

A frota é abastecida diariamente com o diesel S10, com menor teor de enxofre. Todos os ônibus passaram por testes de opacidade (equipamento que analisa a fumaça emitida por motores) e foram aprovados.
(3/7/13)
Fonte: Prefeitura de São Caetano do Sul

Praia Grande - Mudanças na integração de passagem alivia o sistema de transporte

Notícia do dia 30/7/2013
Por Jaqueline de Marco


Jairo Marques
Mudanças começaram na terça-feira (30)

Mudanças na integração de passagem alivia o sistema de transporte
Secretária Municipal avaliou como positivo o primeiro dia de alterações
 
A secretária de Transportes de Praia Grande, Raquel Chini, avaliou como positiva a alteração no sistema de cobrança da tarifa de integração para embarques de passageiros no Terminal Rodoviário Tude Bastos. A ação teve início na terça-feira (30) e, segundo a secretária, já no primeiro dia muitos passageiros optaram por utilizar as linhas intermunicipais ao invés das municipais dentro dos limites no município sem o pagamento da tarifa de integração.

Desde as primeiras horas desta terça-feira, a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) afixou cartazes pelo Terminal Tude Bastos informando a mudança. A ação vale para deslocamento nos ônibus 911, 912, 912 BL, 934, 934EX e 941 (sentido Bairro Melvi). No Terminal Tude Bastos (somente no sentido Terminal Tatico), o passageiro pode acessar o veículo pela porta traseira, como já realizado nas integrações das linhas municipais.

Raquel Chini afirmou que ao longo da semana a Setransp realizará levantamento nas linhas intermunicipais no Terminal Tude Bastos sem a integração para avaliar a aceitação dos passageiros. “Recebemos muitos elogios pelo novo sistema, pois agora os usuários do transporte têm mais opções de linhas quando trafegam dentro de Praia Grande”. 

Serviço – Sugestões, solicitações, reclamações e informações relacionadas a transporte público municipal podem ser feitas pelo telefone 3491-6064 ou pelo email setransp@praiagrande.sp.gov.br. A Setransp fica localizada dentro do Terminal Tude Bastos (Avenida do Trabalhador, 2, Bairro Sítio do Campo), e o atendimento à população acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 17h30.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Grupo Garcia compra 32 novos ônibus


Viação Garcia



O Grupo Garcia fechou na data de ontem (25/07) a compra de 32 ônibus rodoviários em uma negociação de aproximadamente 18 milhões. As configurações serão compostas por chassi Volvo B 380R e 31 carrocerias Irizar I6 e uma carroceria Comil Campione HD.

Os ônibus serão equipados com o que há de melhor na tecnologia embarcada, como freios a disco e ABS e o sistema anti-tombamento, denomidado ESP. Nas carrocerias Irizar I6 a novidade é o sistema de purificação do ar condicionado ECO3 da fabricante Hispacold.

Com esta renovação o Grupo Garcia passará a ter a frota operacional com idade média de 2 anos.

Fonte: Viação Garcia

Miniatura da nova aquisição do Grupo Garcia, ônibus Irizar i6.


Viação Garcia




Miniatura da nova aquisição do Grupo Garcia, ônibus Irizar i6.

Fonte: Viação Garcia

Mascarello - O ROMA 310 foi desenvolvido visando atender o setor de fretamento


Grupo Mascarello









O ROMA 310 foi desenvolvido visando atender o setor de fretamento .
Com design moderno, espaço interno que preza o conforto do passageiro e o possui o maior volume de bagageiro da categoria. Este modelo também é a opção para viagens intermunicipais com menor custo operacional.

Fonte: Mascarello

Marcopolo - Frota de Veículos Paradiso 1800 DD G7 da Empresa Flecha Bus


Curtiu · há 5 horas 






Frota de Veículos Paradiso 1800 DD G7 da Empresa Flecha Bus
Crédito: Gelson Mello da Costa

Fonte: Marcopolo

São Paulo - Mais três estações da CPTM aceitarão o cartão BOM a partir desta quarta (31)


30/07/2013

A partir de amanhã, quarta-feira (31/07), as estações da CPTM Campo Limpo Paulista, da Linha 7-Rubi, Guapituba e Mooca, da Linha 10-Turquesa, começam a aceitar o cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) para pagamento da tarifa. O cartão já é usado para o pagamento da tarifa em todas as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU/SP.
Com essas inclusões, serão 115 estações do sistema metroferroviário que aceitarão o BOM. Até o final do ano, todas as 153 estações do Metrô e da CPTM vão aderir ao cartão, o que beneficiará 500 mil pessoas por dia.
Veja a relação das estações que aceitam o Cartão BOM no endereço www.cartaobom.net
Fonte: EMTU

Pernambuco - Corredor Norte/Sul: retorno desativado na Agamenon Magalhães, próximo ao Memorial Arcoverde

 

secid


A partir dessa segunda-feira (29) está desativado permanentemente o retorno da Agamenon Magalhães, localizado antes do Espaço Ciência, próximo ao Parque Memorial Arcoverde (sentido Olinda/Recife). Com a mudança, os motoristas que vêm de Olinda e desejam voltar para a cidade devem passar direto e utilizar o retorno localizado pouco antes do Shopping Tacaruna (uma distância de 2 km).

A intervenção será realizada com apoio de agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a pedido da Secretaria das Cidades, que está dando continuidade à obra de implantação do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido por Ônibus) com a construção de uma Estação no canteiro central da via, em frente ao Memorial Arcoverde. A área receberá tapumes para abrigar o canteiro de obras do Consórcio EMSA/ATERPA, responsável pela construção do Corredor.

Corredor Norte/Sul: A obra, com orçamento de R$ 151 milhões, está em andamento e já conta com mais de 67% executada. O corredor sai de Igarassu e segue até o centro do Recife, passando pelos municípios de Abreu e Lima, Paulista e Olinda. Ao longo de seu percurso, 33 estações estão sendo construídas. Será um percurso de 33,2 km que vai facilitar a vida de mais de 300 mil passageiros de ônibus que utilizam o trecho, sobretudo os usuários que utilizam os Terminais Integrados de Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. A obra é um compromisso do Governo do Estado para a Copa do Mundo, mas há um esforço do Governo para que ela seja entregue em março de 2014.

Fonte: Governo do Pernambuco

Pernanbuco - Paradas de ônibus são desmembradas para conforto dos passageiros

30 de julho de 2013, às 09h53min


O Grande Recife informa que para melhor atender aos usuários e evitar um grande número de passageiros em um único local, a parada de ônibus nº 120039, localizada na Av. Beberibe, lado oposto ao Mercado de Água Fria, foi desmembrada em duas.
Com numerações diferentes, a parada nº 120039, que se manteve no mesmo local, em frente ao imóvel de nº 2107, atende agora as seguintes linhas: 
700 – Beberibe/Afogados 
712 – Alto Santa Terezinha 
721 – Água Fria 
723 – Cajueiro 
741 – Dois Unidos 
742 – Linha Do Tiro 
743 – Alto José Bonifácio 
746 – Alto Do Capitão 
760 – Dois Unidos/Derby 
810 – Santa Casa/Encruzilhada 
812 – Sítio Novo (Av. Norte) 
830 – Caixa D’água/Derby 
840 – Alto Da Bondade/Joana Bezerra 
850 – Aguazinha/Joana Bezerra

Fonte: Governo do Pernambuco

São Luís - Prefeitura inicia vistoria das condições de uso dos ônibus da capital

29/07/2013




 Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) deu início nesta segunda-feira (29) a um processo de vistoria das condições de uso dos coletivos que circulam na capital maranhense. A titular da SMTT, Fabíola Aguiar, destacou que a fiscalização alcançará toda a frota de veículos onde serão analisados 29 itens, conforme prevê a Lei Municipal 4.330/96.
"Existe uma previsão para que essa vistoria seja realizada a cada semestre e são analisados vários aspectos dos veículos, como a documentação, a parte mecânica, a segurança e o conforto oferecido pelo veículo. Esse último item está relacionado a checar se os assentos estão em perfeito estado de uso ou se os degraus não estão com o piso liso", explica a secretária.
Os ônibus inspecionados receberão selos informando a respectiva situação deles diante da avaliação. Os que tiverem necessidade de adequações serão identificados por um selo vermelho. As empresas receberão prazo para solucionarem os problemas e, caso não cumpram as determinações, poderão ser multadas ou o veículo poderá ter a catraca fechada, impossibilitando a cobrança da tarifa.
"Notificada a empresa existe um tempo para adequação, mas esse prazo varia dependendo do item a ser reparado. Se for algo que ofereça risco como a falta de freio, o veículo fica impedido de circular", comenta Fabíola Aguiar.
Outro item checado durante a vistoria é o tempo de uso do ônibus, as empresas com coletivos com mais de sete anos são notificadas a retirarem esses veículos de circulação. A secretária da SMTT ressaltou que a renovação da frota é importante para a melhoria do transporte público e que as empresas estão recebendo prazo para fazerem essas alterações. 

CRONOGRAMA
Devido à quantidade de coletivos existentes na capital, foi estabelecido um cronograma para a realização das vistorias. A previsão é que até o final do ano toda a frota seja inspecionada. A secretária Fabíola Aguiar lembra que o prazo é necessário porque a vistoria é um procedimento que demanda tempo devido ao número de itens analisados. Ela destaca que é feito um controle dos dados de cada veículo para verificação dos prazos de adequação.
A preocupação com a melhoria da qualidade do sistema de transporte público é um dos compromissos da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Em fevereiro deste ano, visando o bem estar dos passageiros, a SMTT realizou inspeções sobre as condições de limpeza e segurança da frota. Na época, 15 itens eram inspecionados durante as abordagens, esses quesitos também estão presentes na vistoria iniciada esta semana.

Belo Horizonte - Integração entre BH e região metropolitana será beneficiada com novas obras de mobilidade

Publicado em 29/07/2013 18:28:00




O vetor sul da capital receberá novas intervenções que contribuirão com o trânsito naquela região. Por meio de um convênio entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado será possível implantar um viaduto de transposição na BR-356, no sentido Belo Horizonte/Nova Lima, obra na qual serão investidos R$ 13 milhões. O prefeito Marcio Lacerda participou, na tarde desta segunda-feira, dia 29, na Cidade Administrativa, da cerimônia na qual o governador Antonio Anastasia assinou a liberação dos recursos para a construção do empreendimento, que contou ainda com o lançamento do Projeto de Manifestação de Interesse (PMI), referente ao trecho Leste do Anel Viário da Região Metropolitana, que será publicado ainda nesta semana no Diário Oficial do Estado.
Um novo viaduto facilitará o acesso a Nova Lima e beneficiará diretamente 120 mil pessoas que passam pela região, cujo tempo de deslocamento será diminuído. A ligação entre a BR-356 e a MG-030 terá 190 metros de extensão e 8 metros de largura, divididos em duas faixas de tráfego, tem capacidade de suportar a circulação de 4 mil veículos nos momentos de maior demanda e cerca de 36 mil ao longo do dia. Pelo convênio assinado, serão investidos R$ 13 milhões para a construção do viaduto, dos quais 10% serão desembolsados pela administração municipal, sendo o restante de responsabilidade do Estado. No começo do ano a mesma região foi beneficiada com a construção da trincheira que recebe tráfego no sentido Nova Lima/Belo Horizonte.
“Já existe um projeto e, portanto, ela poderá ser licitada rapidamente. É possível que iniciemos essas obras ainda neste ano. Penso que com essa proximidade entre as esferas de governo estamos dando hoje mais um passo importante para a melhoria da qualidade da mobilidade na região”, assinalou o prefeito Marcio Lacerda durante o evento. O governador Antonio Anastasia destacou a importância do entrosamento entre estado e município. “É a construção de um viaduto importante na zona sul de Belo Horizonte, de acesso à estrada que leva a Nova Lima e, também para toda aquela região, hoje muito populosa. É um viaduto que a Prefeitura já vinha solicitando há mais tempo e teve a autorização do Governo Federal para fazê-lo. Tenho certeza que terá um fluxo melhor de veículos naquela região”, afirmou.
O novo viaduto será determinante para consolidação do Complexo Viário Sul, conjunto de obras que ligam duas rodovias da região. Ele é parte importante para a ampliação da capacidade do sistema, retirando do atual trevo um considerável número de veículos que atualmente utilizam a interseção. O Complexo Viário Sul irá desafogar o trânsito e melhorar o acesso ao Belvedere, já que não será mais necessário passar pelo bairro.

Rodoanel
Também nesta segunda-feira, dia 29, na Cidade Administrativa, foi lançado o Projeto de Manifestação de Interesse (PMI) que permitirá a realização de estudos de viabilidade e implantação do Rodoanel Leste, que ligará Betim a Ravena, passando por Sabará. “Esse trecho do Rodoanel Leste ligará a região de Olhos d’Água às BRs 262 e 381, passando por trás da Serra do Curral”, especificou o prefeito Marcio Lacerda. Para a realização do empreendimento, o poder público contará com a participação da iniciativa privada. O traçado e o modelo de negócio serão pontos relevantes que vão ser discutidos no PMI. “O mercado, baseado nas especificações do órgão estadual competente, vai propor as possíveis soluções dos pontos de vista técnico, econômico e financeiro, além de mobilidade”, concluiu o prefeito.
A PBH, tendo em vista a competência do Estado na integração metropolitana solicitou a condução da parceria com os municípios envolvidos e a realização dos estudos necessários ao Rodoanel Leste, de forma a manter a coerência com aqueles realizados pelo Governo do Estado no Rodoanel Norte. A construção do novo anel viário na região de Belo Horizonte está prevista para ser feita em três segmentos: o Rodoanel Norte, ligando a BR-381, em Betim, a Ravena, e de responsabilidade do Estado; o Rodoanel Sul, conectando Betim e a BR-040, próximo ao bairro Olhos d’Água, de competência federal; e o Rodoanel Leste, que possibilita o fechamento dessas conexões pelo sentido leste, a ser realizado pela Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Rio de Janeiro - Transporte de passageiros e de pequenas cargas em Paquetá terá novo regulamento


30/07/2013 13:14:00

Grupo de trabalho criado por decreto do prefeito Eduardo Paes, nesta terça-feira (30.07), no Diário Oficial do Município, vai propor novo regulamento para o serviço de transporte de passageiros e de pequenas cargas na Ilha de Paquetá por veículo-trator de rodas com reboque, charrete ou triciclo.

Representantes da Secretaria Municipal de Transportes e Especial de Promoção e Defesa dos Animais, da Cet-Rio/Companhia de Engenharia de Tráfego, da XXI Administração Regional e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com dois integrantes cada, formarão a comissão.

A proposta do novo regulamento deverá sair em 60 dias.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Porto Alegre - Carris abre inscrições para concurso


30/07/2013 17:38:44

A Carris informa que estão abertas até 15 de agosto as inscrições do concurso público para preenchimento de vagas em 22 cargos de nível fundamental, médio e superior, além da formação de cadastro reserva. A instituição realizadora da seleção é a Energia Essencial, vencedora da licitação por pregão eletrônico. As inscrições podem ser feitas aqui.
As oportunidades estão distribuídas nas áreas operacional, administrativa e de manutenção. A Carris oferece vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde ambulatorial e assistência odontológica.
A empresa prevê que o cargo de cobrador, cujo último concurso foi realizado em 2009, seja o mais concorrido. Para essa especialidade, estão sendo oferecidas 50 vagas.

Texto de: Fernanda Leal
Edição de: Vanessa Oppelt Conte

Fonte: Portal PMPA

Porto Alegre - Bilhetagem eletrônica abrange todo o sistema de lotações


30/07/2013 18:18:08

Foto: Samuel Maciel/PMPA
Novo sistema passa a funcionar em 403 veículos de 29 linhas da Capital
Novo sistema passa a funcionar em 403 veículos de 29 linhas da Capital
A partir de quinta-feira, 01, todo o sistema de lotações da Capital já circulará com utilização do TRI Passe Antecipado. A medida, com implantação da bilhetagem eletrônica, iniciada há cerca de um mês na Linha Menino Deus, objetiva uma circulação mais qualificada e segura nos 403 veículos de 29 linhas. O pagamento da tarifa acontece quando do ingresso do usuário no veículo.
 
Como fazer o Cartão TRI Passe Antecipado
A Passagem Antecipada destina-se ao usuário comum. É uma passagem de valor integral da tarifa. Mas se você possui um cartão escolar, ou Vale-Transporte, pode colocar créditos de Passagem Antecipada no seu TRI. Assim, não é necessário adquirir um novo cartão. 
 
O cartão de Passagem Antecipada e o de Vale-Transporte é o mesmo: há o nome e o CPF do usuário e não possui foto. Esse cartão não é intransferível, sendo possível que outra pessoa, além do titular, o utilize.

Como se Cadastrar
Se você ainda não tem um cartão TRI, pode fazer o cadastro para solicitação do cartão de Passagem Antecipada. Basta levar o seu CPF, carteira de identidade e um comprovante de residência em algum dos seguintes locais:
- Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. 
- ATP, na av. Protásio Alves, 3885 – Petrópolis, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
- Posto Integrado Terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil – Terminal Triângulo, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
- no Posto Móvel da ATP.
 
Outras informações no Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, fone (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou pelo FalaPoa fone 156.

Texto de: Cláudio Furtado
Edição de: Manuel Petrik

Fonte: Portal PMPA

São Paulo - Primeira reunião do Conselho Municipal de Transporte será no dia 2

30/07/2013 11h15

Texto descritivo da imagem


Fórum é formado por representantes do poder público, empresas e sociedade civil. Objetivo principal será debater a licitação para renovar a concessão do serviço na capital. Veja abaixo a lista completa dos conselheiros
A primeira reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) será realizada na próxima sexta-feira (2), a partir das 8h30, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no Centro. O encontro inicial servirá para a instalação do fórum e, também, para apresentação dos conselheiros.  

A lista com os 39 representantes já está definida: são 13 da Prefeitura, 13 dos operadores de serviço (sindicatos, associações e concessionárias de transporte) e outros 13 da sociedade civil. Além deles, outras nove pessoas participarão do fórum como convidados, totalizando 48 representantes. 

Entre os conselheiros há um representante do Movimento Passe Livre (MPL), que liderou as manifestações na capital durante o mês de junho, e da Associação dos Ciclistas de São Paulo.

Licitação
A criação do Conselho de Transporte foi anunciada pelo prefeito Fernando Haddad no dia 26 de junho.  Na ocasião, Haddad anunciou uma série de medidas para o transporte público, entre elas o cancelamento da licitação para renovar a concessão do serviço na cidade para que o assunto pudesse ser debatido com a sociedade. 

“Eu estou cancelando a licitação por uma razão muito simples: não podemos assinar contratos de 15 anos sem participação popular”, disse o prefeito, que anunciou também 220 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus em toda a cidade até o fim de 2013 – mais de 90 quilômetros já foram instalados até o momento.

Os assuntos relacionados ao transporte da Capital também estão sendo discutidos nas reuniões do Conselho da Cidade. No encontro do último dia 17, os conselheiros debateram as formas de financiamento para o transporte público, atendendo aos pedidos da população para que a tarifa não seja alta. A ideia principal é de que o transporte individual financie o transporte coletivo urbano. Na reunião, Fernando Haddad sugeriu que a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), cobrada nos combustíveis, seja municipalizada.

Transparência
Oficializado no dia 2 de julho com a publicação do decreto 54.058, o Conselho de Transporte tem como missão debater questões importantes relacionadas ao transporte coletivo de São Paulo e dar voz a todas as camadas da sociedade na construção de um novo modelo. Um dos principais desafios do novo fórum será discutir a licitação para renovar os contratos de concessionários e permissionários do novo sistema de transporte público.

”Queremos que a sociedade se aproprie dos números. É este o objetivo do conselho (do Transporte). Eu não quero que pairem dúvidas sobre os números desse setor”, afirmou o prefeito Haddad, na última reunião do Conselho da Cidade, no dia 17.

Tarifa
A redução da tarifa do transporte público da cidade de R$ 3,20 para R$ 3 foi anunciada pelo prefeito Fernando Haddad no dia 19 de junho. Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin também anunciou a medida para as tarifas do metrô e da CPTM.



Fonte: Prefeitura de São Paulo