Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 30 de junho de 2013

Scania inaugura primeira concessionária em Roraima

sexta-feira, 28 de junho de 2013 14:00


Casa Supermac Boa Vista vai cobrir todo o Estado e vender caminhões pesados e semipesados, motores e chassis de ônibus, além de oferecer completa gama de serviços.

São Paulo, 28 de junho de 2013 – Roraima é o mais novo Estado a receber uma concessionária Scania, com a inauguração da Casa Scania Supermac Boa Vista, que ocorre na noite desta sexta-feira (28). Estarão presentes representantes da Scania do Brasil, da Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc), diretores do Grupo Supermac, clientes, transportadores e colaboradores. A nova instalação está dentro dos rigorosos padrões de qualidade da marca e a oficina possui cinco boxes de serviço. 
“Com mais esta inauguração superamos os 110 pontos de atendimento no Brasil e devemos expandir esse número até o fim do ano. Ter uma concessionária em Roraima representa atender de forma ainda melhor os clientes locais e tornar suas operações cada vez mais rentáveis”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “O Estado está em franco crescimento e tem enorme potencial para o segmento. Os transportadores já têm à disposição a concessionária de caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos, serviços e serviços financeiros mais moderna da região.”
“A Supermac Boa Vista chega num momento importante de Roraima. Projetamos em breve grandes oportunidades de transporte para as novas lavouras de soja, manejo florestal, psicultura, além dos investimentos no agronegócio e na agropecuária”, revela Theodoro Lauand Filho, diretor do Grupo Supermac. “Além disso, Boa Vista é a ligação com Manaus, por uma estrada de 750 km. Vamos poder atender mais de perto os clientes de Roraima, que antes recebiam nosso suporte pela matriz do Grupo na capital do Amazonas.”
Outra prova do potencial esperado pela Supermac é que Boa Vista, além de ligação asfaltada com a Venezuela, também receberá no futuro uma estrada que conectará a capital de Roraima à Guiana Inglesa. No país vizinho será instalado um novo porto de ramificações transoceânicas para transações com a Zona Franca de Manaus e incremento da capacidade de importações e exportações.
O tipo de transporte tradicional da região é o rodoviário na transferência de arroz, carga geral, cimento, produtos frigorificados e combustível. “Por isso, nossa maior aposta é pela preferência dos clientes pelo R 440 6x4, que já conquistou fama pelo Brasil e na região Amazônica de pesado mais econômico da categoria”, salienta Lauand.
A Casa Scania Supermac Boa Vista oferece estrutura completa aos clientes de caminhões e ônibus com equipes de vendas, serviços, serviços financeiros (Consórcio Scania e Scania Banco), departamento de peças originais Scania e cinco boxes na oficina. “Os transportadores já conhecem o excelente pós-venda da Scania e agora poderão adquirir os pacotes do novo Programa de Manutenção (Premium, Standard, Trem de Força e Compacto), adequados a cada perfil de operação. Além disso, temos times especializados na venda e no suporte de motores industriais e marítimos, que possuem um mercado em expansão no Estado. Dessa forma, temos condições de oferecer soluções completas”, diz Lauand. A nova concessionária está em conformidade com os altos padrões da rede Scania de atendimento, qualidade e normas ambientais.
Grupo Supermac
Com bandeira Scania há 30 anos e matriz em Manaus, o Grupo Supermac inaugura sua primeira filial, a Supermac Boa Vista. Na sede, a concessionária possui atuação consagrada no apoio aos transportadores dos setores da construção civil, mineração, rodoviário de carga geral e em venda e suporte de motores marítimos e industriais. 

Serviço:
Casa Scania Supermac Boa Vista
Endereço: Avenida Centenário nº 178, Cinturão Verde - Boa Vista (Roraima).
Contato: (95) 3198-3400

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 38.600 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa e América do Sul com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2012, as receitas totais da Scania alcançaram 79,6 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 6,6 bilhões de coroas suecas.

Fonte: Scania Latin America

Crescimento em vendas comprova êxito da Mercedes-Benz com nova estratégia comercial da Sprinter


imagens


  • Nos primeiros cinco meses de 2013, a Mercedes-Benz registrou crescimento de mais de 7 pontos percentuais de market share no segmento de large vans, alcançando uma participação superior a 22%
  • Resultado atesta o atendimento personalizado e customizado aos clientes, por meio de Van Centers e Centros Especializados em Sprinter e da ampliação dos canais de venda desses produtos para toda a rede de concessionários
  • Comemorando um ano de lançamento, Van Center oferece agilidade e praticidade no atendimento aos clientes
  • Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de veículos comerciais leves do País, com 50 versões para escolha dos clientes

Com a chegada de um novo modelo em 2012, novamente referência no mercado, e o lançamento de uma nova estratégia comercial, a Mercedes-Benz registra um expressivo crescimento nas vendas dos veículos Sprinter. O resultado acumulado nos primeiros cinco meses de 2013 mostra um aumento de market share superior a 7 pontos percentuais, saltando de 15% em todo o ano passado para mais de 22% de participação até maio último. Em termos de volume, foram emplacadas 3.830 unidades neste período, entre vans, furgões e chassis, 42% a mais que o mesmo período em 2012.
“Esse excelente desempenho comercial confirma o êxito da nossa nova estratégia para o segmento de veículos comerciais leves, lançada em junho do ano passado”, afirma Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de Automóveis e Vans e de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz do Brasil. “Temos hoje uma linha de produtos que é mais uma vez referência de mercado, nossos preços estão muito competitivos e verificamos o acerto do atendimento personalizado e customizado para os clientes do setor, graças à maior estruturação e especialização da rede de concessionários”.
Segmento de comerciais leves cresce de forma consistente no Brasil
O novo modelo comercial consolida os veículos comerciais leves como unidade de negócio da Mercedes-Benz do Brasil, fortalecendo a empresa para acompanhar o expressivo crescimento do setor no mercado brasileiro. “Esse segmento tem crescido de forma consistente, sendo visto não mais como alternativa aos veículos pesados, mas como solução eficiente e rentável, tanto para o transporte de carga, quanto de passageiros. Um bom exemplo é o mercado de large vans, que triplicou nos últimos 10 anos e registrou uma média de 30% de crescimento nos últimos dois anos”.
O avanço da Mercedes-Benz em comerciais leves reflete-se em todos os segmentos. O principal destaque é o chassi Sprinter, cujo market share acumulado dos primeiros cinco meses do ano cresceu 16 pontos percentuais, saltando de cerca de 9% em 2012 para 25% em 2013. No mesmo período, o market share da van Sprinter passou de 22% no ano passado para 27% em 2013. Já o furgão subiu de 14,6% em 2012 para 17,6% neste ano.
Atendimento diferenciado e ampliação dos canais de vendas
O atendimento customizado aos clientes de comerciais leves, focado em um público-alvo cada vez mais exigente e profissional, baseia-se na nova estrutura da rede, que conta hoje com Van Centers (atualmente são seis pontos de atendimento: três no Rio de Janeiro, dois em Belo Horizonte e um em São Paulo) e Centros Especializados em Sprinter, além da ampliação dos canais de venda desses produtos para todos os concessionários do País. Com isso, a Sprinter, que é referência de mercado em tecnologia, segurança e custo operacional, também passa a ser um parâmetro de elevado padrão de atendimento.
“Nós temos resultados concretos do êxito dessa nova estratégia comercial”, afirma Dimistris. “Registramos, por exemplo, incremento no volume de vendas em praças onde contamos com o Van Center. No Rio de Janeiro, nos primeiros cinco meses do ano, o crescimento foi de 61% em relação ao mesmo período de 2012. Em São Paulo, esse índice foi de 29% e em Belo Horizonte, de 13%”.
O Banco Mercedes-Benz está totalmente sintonizado com essa evolução do mercado. Além de criar uma estrutura específica para o segmento de comerciais leves, incrementou a oferta de financiamentos e lançou taxas mais competitivas para o segmento. Com isso, oferece soluções para atender às necessidades de cada perfil de cliente.
Van Center oferece estrutura exclusiva e equipe dedicada ao Sprinter
O conceito de Van Center, implantado há um ano no País, baseia-se em uma estrutura totalmente concebida para os veículos Sprinter, seja uma loja exclusiva em um local próprio ou uma ambientação específica e independente nas próprias instalações dos atuais concessionários.
Juntamente com as instalações exclusivas para o portfólio Sprinter, o Van Center dispõe de uma equipe de vendas totalmente dedicada a esses produtos, com gerentes, vendedores e assistentes de vendas. Os profissionais receberam treinamento técnico e comercial para o novo modelo de negócio, a fim de oferecer o atendimento especializado a cada demanda e necessidade dos clientes, tanto frotistas como autônomos.
No showroom, há espaço para exposição de modelos de fábrica, bem como para unidades implementadas por empresas parceiras. Isso permite que o cliente conheça in loco as soluções agregadas à Sprinter, ganhando em agilidade e facilidade de aquisição do veículo pronto para utilização.
O atendimento pós-venda também é destaque no Van Center, que oferece o serviço básico de manutenção, como verificação e troca de óleo, filtros e outros itens. O objetivo é facilitar o dia a dia do cliente, agilizar a prestação de serviço e, principalmente, liberar o veículo rapidamente para o trabalho, assegurando a produtividade nas atividades de transporte.
Em casos de manutenções ou eventuais reparos maiores, o serviço é direcionado para a oficina do concessionário, que já dispõe de estrutura adequada e de amplo estoque de peças para garantir o rápido atendimento, com a qualidade Mercedes-Benz.
A área de Pós-Venda da Mercedes-Benz – com destaque para a central de peças, assistência técnica 24 horas e central de relacionamento com o cliente – está igualmente preparada para apoiar toda a rede de concessionários, a fim de que eles propiciem o atendimento diferenciado aos clientes da marca.
Mercedes-Benz amplia a estrutura de atendimento para a Sprinter
Além de ampliar os canais de venda e melhorar a infraestrutura para a linha Sprinter, internamente também houve ampliação da estrutura de vendas, marketing e pós-venda da Mercedes-Benz, visando maior suporte aos concessionários e, consequentemente, aos clientes. Isso possibilita maior foco no comportamento e nas demandas do mercado, o que resulta na geração de soluções eficientes e rentáveis para o segmento.
Como decorrência dessa iniciativa, a Mercedes-Benz passou a dedicar maior foco em ações de marketing e eventos regionais, em parceria com os concessionários, bem como na utilização das redes sociais nas campanhas de propaganda.
A mais completa linha de veículos comerciais do País
Com os modelos 311 CDI Street, 415 CDI e 515 CDI, a Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de veículos comerciais leves do País, formada por vários modelos de vans para transporte de passageiros, bem como por furgões e chassis para transporte de cargas.
O amplo portfólio conta com 50 versões da Sprinter em três faixas de peso bruto total – PBT (3,50 / 3,88 / 5 toneladas) e três opções de distâncias entre-eixos (3.250 / 3.665 / 4.325 mm). Essa oferta abrange 10 versões de chassis, 10 de vans, 20 de furgões, 8 de furgões envidraçados e 2 inéditas versões do veículo misto, com diversas possibilidades de teto alto ou teto normal, tipo de acabamento e ar condicionado. Isso assegura ampla flexibilidade de escolha para os clientes.
Além da tradicional van Sprinter 15+1 luxo e standard (15 assentos para passageiros e mais o assento do motorista), as inéditas e exclusivas opções 17+1 e 20+1 (a maior van de passageiros do País) aumentam as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem, otimizando a rentabilidade dos seus negócios. Essas configurações já saem montadas de fábrica, o que assegura maior qualidade, conforto, robustez e segurança no transporte de passageiros.
Sempre inovando no segmento, a Mercedes-Benz oferece a primeira van de uso misto do Brasil, com capacidade para seis ocupantes e 7,8 m³ de compartimento de carga. “Atenta ao mercado, a empresa apresenta uma solução de fábrica que contempla a necessidade de clientes que necessitam carregar menor volume de carga e passageiros ao mesmo tempo, sem abrir mão do conforto e do melhor aproveitamento do espaço interno”, destaca Adriana Taqueti, gerente senior de Vendas e Marketing para vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Os principais mercados para esse produto são veículos de equipes de promoção, organização de eventos, foto e filmagem, publicidade e catering, entre outros”.
A Mercedes-Benz também deu início às vendas do furgão Sprinter envidraçado, concebido para trazer mais qualidade nas soluções demandadas pelo mercado em que os vidros são necessários, o que é um ponto crítico para a transformação de furgões. Existem segmentos crescentes, tais como escritórios móveis e vans do tipo limousine que demandam essa configuração.
Publicado em 26 de junho de 2013
Fonte: Mercedes-Benz

Campinas - Passe Lazer tem mais uma edição neste domingo, 30 de junho

28/06/2013 - 12:09

Crédito: Divulgação/Emdec

Benefício vale para pagamento com o cartão do Bilhete Único Comum ou em dinheiro


Neste domingo, dia 30 de junho, acontece a terceira edição do Passe Lazer. Ao invés de R$ 3,00, o usuário do transporte público coletivo municipal de Campinas paga R$ 1,50 pela viagem. O benefício vale para pagamento com o cartão do Bilhete Único Comum ou em dinheiro.

O Passe Lazer não vale para quem tem o Bilhete Único Escolar, que já possui 60% de desconto no valor da tarifa; e, também, para quem tem o Bilhete Único Vale-Transporte, por ser um benefício antecipado que a empresa empregadora presta ao funcionário, para seu deslocamento ao trabalho. Quem tem o cartão de Bilhete Único Idoso ou Gratuito já não paga a tarifa de ônibus.

Todas as 203 linhas de ônibus que atendem o município praticam a tarifa pela metade. Quem paga a passagem com o Bilhete Único Comum ainda usufrui da integração de 2 horas. A próxima edição do Passe Lazer será no dia 28 de julho.

Levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) aponta que, exclusivamente aos domingos, 87 mil pessoas utilizam o transporte público coletivo municipal. Esse volume representa 170 mil passagens pela catraca.

Fonte: Prefeitura de Campinas

São Bernardo do Campo - Prefeito assina contrato com o BID para construção de corredores de ônibus

Mobilidade
Publicação:25/6/2013

Prefeito assina contrato com o BID para construção de corredores de ônibus
Foto: Divulgação


O prefeito de São Bernardo do Campo assinou no dia 25, em Brasília, um contrato de US$ 250 milhões com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a construção de 11 corredores de ônibus na cidade - são US$ 125 milhões do BID e o mesmo valor será investido pela Prefeitura. A assinatura foi realizada na sede do BID entre o prefeito e a representante do banco no Brasil, Daniela Carrera-Marquis.

Com a assinatura do contrato, a Prefeitura já começa a preparar a licitação do primeiro lote de obras das intervenções, que compreendem três corredores: Alvarenga, João Firmino e Rudge Ramos (Vergueiro). "A partir de setembro já vamos abrir a licitação para o primeiro lote, no valor de R$ 120 milhões", afirma o secretário de Transportes, que acompanhou o prefeito.

No total, a obra será dividida em outros três lotes. A expectativa é de que as obras já comecem no início do ano que vem, pelo corredor Alvarenga. "Com esse conjunto de intervenções vamos transformar a cidade e fazer com que São Bernardo alcance um novo patamar em mobilidade urbana. Essas obras são voltadas para o transporte público mas vão interferir, com certeza, no transporte individual na nossa cidade", afirmou o chefe do Executivo. 

"Estamos muito contentes em contribuir para a melhoria do transporte em São Bernardo", disse Daniela.

O prefeito também falou sobre a possibilidade de novos investimentos na cidade. "Podemos começar diálogos para novos projetos a partir de 2014", afirmou.

Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo


Jundiaí - Novo traçado do BRT é levado a Brasília

Publicado em 27 de junho de 2013 às 19:27

Dinei e Folgozi se reuniram nesta quinta-feira com a diretora do Ministério, Luiza Gomide


O Secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, foi recebido em Brasília na manhã desta quinta-feira (27) pela diretora do departamento de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide, para tratar de assuntos relacionados ao novo traçado do BRT em Jundiaí.
Durante a reunião, Pasqualini, acompanhado pelo diretor da pasta, Wilson Folgozi, explicou detalhes do projeto que já foi protocolado junto à Caixa Econômica Federal, que será a gestora de todo o processo.
“Apresentamos ao Ministério das Cidades os ajustes feitos no traçado. O próximo passo é validar junto à Caixa e dar andamento na execução do projeto”, explicou Pasqualini.
BRT – Bus Rapit Transit ou ônibus de linha rápida é um projeto que nasceu em Curitiba, no Paraná, nos anos 70, e que foi adotado por outras cidades do mundo com melhorias que acompanharam a evolução do transporte coletivo.
Trata-se de um corredor exclusivo com estações apropriadas que permitem o embarque e o desembarque com segurança e rapidez, já que o passageiro faz o pagamento da tarifa na própria estação e não no ônibus. Os corredores são segmentados e, em alguns trechos, permitem a ultrapassagem entres os ônibus, evitando paradas desnecessárias.
Para a implementação do projeto em Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi foi conhecer de perto o sistema adotado na cidade de Bogotá, na Colômbia, considerado um dos mais modernos do mundo. Projeto que serviu de base para o BRT do Rio de Janeiro, visitado pelo secretário Dinei Pasqualini.
Para a construção do BRT em Jundiaí o prefeito Pedro Bigardi já garantiu R$ 106 milhões junto ao governo federal. Quando concluído o projeto, o BRT estará integrado a outros modais, como ônibus e bicicletas, melhorando de forma ampla o sistema de transporte na cidade.
Assessoria de Imprensa
Fonte: Prefeitura de Jundiaí

sábado, 29 de junho de 2013

São Paulo - Prefeito pede que população priorize o transporte público

29/06/2013 13h46



Em visita a São Miguel Paulista na manhã deste sábado, Haddad citou a implantação das faixas exclusivas e corredores de ônibus na capital e disse que as decisões estão sendo tomadas em favor da melhoria do transporte público
O prefeito Fernando Haddad afirmou na manhã deste sábado (30), durante visita ao bairro São Miguel Paulista, na Zona Leste, que o transporte público será sempre prioridade na capital. Ele citou os 220 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus que serão instaladas até o fim do ano em São Paulo. “O transporte público carrega 30, 40, 50 vezes mais gente que o carro. Tem que ser prioridade na nossa cidade. Vai ter muita gente reclamando porque o carro vai ficar em segundo lugar e o transporte em primeiro. Aí é o momento de o povo se manifestar em favor da democracia no trânsito”, disse.

Haddad pediu apoio da população para que as melhorias em mobilidade urbana sejam realizadas com sucesso na capital. “As pessoas vão chegar mais cedo em casa (com as faixas exclusivas). Nessa hora de embate entre o carro e o ônibus eu espero que vocês estejam na rua para defender o transporte, porque a decisão vai ser tomada em favor do transporte público”. Nesta segunda-feira, será inaugurado o primeiro trecho da faixa exclusiva na Marginal Pinheiros. 

O prefeito disse que entende as manifestações das últimas semanas e que o povo quer “respostas rápidas” sobre o que está sendo feito na gestão. “Antigamente o cara tomava posse e ficava dois anos preparando o governo. Agora em seis meses a população quer saber o que vai ser feito. Nós temos que compreender que o povo está pedindo mais agilidade e nós temos que dar essa resposta”. Haddad informou que mais de 300 obras estão previstas para serem iniciadas em agosto na capital.


Educação e SaúdeO prefeito chegou a São Miguel Paulista por volta das 10 horas e conheceu as instalações de duas instituições de ensino: EMEF Amirante Pedro de Fortim e EMEI Professora Helena de Paula Marin. Segundo ele, a meta inicial de colocar 100 mil crianças em São Paulo para estudar em tempo integral será ultrapassada. “Este ano vamos atingir 76 mil e ampliaremos a meta já no ano que vem. O primeiro turno na escola, e o segundo com atividades complementares de esporte, lazer e tudo que a criança tem direito”, afirmou Haddad, citando o programa Mais Educação, que visa ampliar o tempo de permanência do aluno na escola.


Com relação à construção de creches, de acordo com o subprefeito de São Miguel Paulista, Aldo Antunes de Farias Sodré, 13 terrenos já foram identificados na região para a construção das unidades. “Temos uma fila para creches grande na cidade, são 100 mil crianças. Em seis meses o subprefeito localizou 13 terrenos. Ele foi recordista”, elogiou Haddad.

Uma das principais demanda da população de São Miguel, a melhoria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde. “Vamos integrar as UBSs e fazer um equipamento novo para atender a população”, disse Haddad. O prefeito citou ainda a Rede Hora Certa, que tem ajudado a diminuir as filas das consultas médicas na capital.


FOTOS

Crédito: Cesar Ogata / SECOM.
Foto 1 - Prefeito conversou com alunos da região de São Miguel Paulista

Foto 2 - Haddad ouviu sugestões e reclamações de moradores do bairro

Foto 3 - Criaças vestidas como a boneca Emília chamaram a atenção do prefeito

Foto 4 - Secretário César Callegari (Educação) falou com a população sobre as melhorias nas escolas

Foto 5 - Subprefeito Aldo Antunes informa que 13 terrenos já foram localizados para a construção de creches



Foto 6 - Fernando Haddad falou ainda sobre as melhorias no transporte público da cidade

Foto 7 - Centenas de moradores de São Miguel Paulista acompanharam a visita do prefeito 

Foto 8 - Haddad se arriscou a tocar instrumento musical de uma das crianças da banda colégio

Fonte: Prefeitura de São Paulo

São Paulo - Prefeitura cancela licitação de ônibus e anuncia 220 quilômetros de faixas exclusivas

26/06/2013 17h00


Prefeito Fernando Haddad anunciou uma série de medidas para o transporte público, entre eles a criação do Conselho Municipal para discutir o novo modelo paulistano e a criação de 220 quilômetros de faixas exclusivas
Atualizada às 20h36


A prefeitura de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (26) uma série de medidas para o transporte público municipal. Por determinação do prefeito Fernando Haddad, a licitação para renovar a concessão do serviço de transporte público na cidade foi cancelada. “Eu estou cancelando a licitação por uma razão muito simples: não podemos assinar contratos de 15 anos sem participação popular”, disse.



Fernando Haddad anunciou a criação do Conselho Municipal de Transporte, que irá reunir representantes de toda a sociedade para discutir o novo modelo de transporte paulistano. “Vou instalar o conselho com a participação dos usuários, dos movimentos sociais, de empresários e governo, com a presença do Ministério Público, para abrir as planilhas para que as pessoas tenham consciência dos custos que estão sendo levantados”, explicou o prefeito.



Além disso, a prefeitura criará, até o fim de 2013, 220 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus em toda a cidade. Com isso, a meta original – de 150 até o fim de 2016 – será batida ainda neste ano. “Eu determinei à Secretaria Municipal de Transporte que até o final deste ano instale 220 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, inclusive nas principais vias da cidade”, afirmou Haddad. A Prefeitura também irá anunciar nesta semana contratos para a construção de 66 quilômetros de corredores de ônibus.



"Na Marginal Tietê (a faixa exclusiva) já está em operação. Na Radial Leste já está em operação, a semana que vem a Marginal Pinheiros estará funcionando e, até o fim do ano, outras avenidas da cidade, inclusive a 23 de Maio no sentido Praça da Bandeira-Grajaú", informou o prefeito.



Fernando Haddad falou ainda sobre a situação atual do sistema de transporte público. “Por que nosso sistema ficou tão ruim e caro? Porque os ônibus estão perdendo velocidade com os congestionamentos. A única solução para esse problema é aumentar a velocidade dos ônibus, melhorando a qualidade e diminuindo os custos do sistema”, defendeu o prefeito. “Com a falta de investimento em faixas exclusivas, os ônibus ficam empanturrados. Quando tem faixa exclusiva, transporta mais gente de forma mais confortável”, afirmou.



Medidas
Outras duas medidas para melhorar o trânsito na cidade foram anunciadas nesta quarta: a reforma completa dos semáforos de 4.800 cruzamentos começam na próxima semana, assim como a assinatura dos contratos para as obras de microdrenagem em 79 pontos críticos de alagamento da capital. 



No caso dos semáforos, a licitação, no valor de cerca de R$ 246 milhões, inclui a recuperação da parte elétrica, a instalação de no-breaks e controladores dos sinais e o aterramento de cabos.



Já as obras de microdrenagem, orçadas em cerca de R$ 150 milhões, começam na primeira quinzena de julho e têm prazo de seis meses para serem concluídas.




Leia a nota completa 
Prefeitura anuncia cancelamento da licitação do sistema de ônibus, criação do Conselho Municipal de Transporte e 220 quilômetros de faixas de ônibus até dezembro

Licitação
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, determinou nesta quarta-feira (26) o cancelamento da licitação das concessões do serviço de transporte público na cidade, para permitir maior participação da sociedade. O edital dessa licitação estava em fase de consulta pública desde 13 de junho. O valor total da licitação era de cerca de R$ 46 bilhões, sendo R$ 35,2 bilhões para empresas de ônibus pelo período de 15 anos e R$ 11 bilhões para as cooperativas permissionárias por sete anos.

Participação Social
A Prefeitura também irá criar o Conselho Municipal de Transporte. O novo colegiado terá participação de usuários, empresários, governo, Ministério Público e movimentos sociais e irá discutir o modelo de transporte público na cidade. Também será o fórum para discussão e explicação sobre as planilhas de custos de manutenção do sistema e de composição da tarifa de ônibus.

Faixas de ônibus
O prefeito também determinou a implantação, até dezembro deste ano, de 220 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus. A meta original era de 150 quilômetros até dezembro de 2016. Uma das principais artérias da cidade, a 23 de Maio, também ganhará uma via exclusiva para ônibus, a exemplo das que já foram implantadas na Radial, Marginal Tietê e da que será implantada na Marginal Pinheiros na próxima semana. A Prefeitura também deve assinar os contratos de construção de 66 quilômetros de corredores na próxima semana.

Semáforos
A Prefeitura informa que começam na próxima semana as obras de reforma completa dos semáforos de 4800 cruzamentos. A licitação, no valor de cerca de R$ 246 milhões, inclui a recuperação da parte elétrica, a instalação de no-breaks e controladores de semáforos e o aterramento de cabos.

Alagamentos
Também serão assinados na próxima semana os contratos para as obras de microdrenagem em 79 pontos críticos de alagamento da cidade. As obras, orçadas em cerca de R$ 150 milhões, começam na primeira quinzena de julho e têm prazo de seis meses.

Fonte: Prefeitura de São Paulo