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segunda-feira, 29 de abril de 2013

DF - Justiça nega 151ª tentativa de paralisar licitação dos ônibus

Sexta, 26 Abril 2013 19:07

Justiça nega 151ª tentativa de paralisar licitação dos ônibus
Tribunal de Justiça do Distrito Federal indeferiu pedido de consórcio para paralisar a licitação do transporte
BRASÍLIA (26/4/2013) - O desembargador J.J. Costa, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, indeferiu, no último dia 23, o pedido feito pelo Consórcio do Grupo Empresarial Sogima para paralisar a licitação do novo modelo do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal. A decisão foi publicada na tarde desta sexta-feira, 26.
 

Foi a 151ª vitória judicial do Governo do Distrito Federal quanto à licitação para renovação integral da frota de ônibus e para a renovação do sistema público de transporte.
 

Para o GDF, a decisão reforça a lisura do processo licitatório coordenado pela Secretaria de Transportes, mantendo a credibilidade no compromisso assumido perante a população do Distrito Federal.
 

A partir da licitação, mais de 98% da frota do DF será composta por veículos zero quilômetro com padrão euro 5, cuja queima de combustível polui 180 vezes menos do que padrão dos ônibus que circulam atualmente.
 

Com o novo modelo, o DF passará a ser dividido em cinco grandes regiões, também chamadas de bacias. Cada empresa ou consórcio poderá explorar uma única bacia, o que significa dizer que nenhuma empresa ou consórcio transportará mais do que 25% do mercado.
 

Quatro das cinco bacias já tem os vencedores da licitação definidos (veja lista abaixo). Nas bacias 2, 3, 4 e 5, os contratos estão assinados. Os novos ônibus entram em circulação no início de julho para as cidades que compõem as bacias 2 e 5. E até outubro nas cidades das bacias 3 e 4. A bacia 1 ainda está em disputa.
 

Bacia 1 (em disputa)
Empresa: Viação Piracicabana (SP) e Consórcio Metropolitano (DF)
Área: Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho 2, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal
Frota: 417 ônibus
 

Bacia 2
Empresa: Viação Pioneira (DF)
Área: Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, São Sebastião e Gama
Frota: 640 ônibus
 

Bacia 3
Empresa: HP-ITA (GO)
Área: Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo 1 e 2
Frota: 483 ônibus
 

Bacia 4
Empresa: Viação Marechal (PR)
Área: Parte de Taguatinga e do Park Way, Ceilândia, Guará e Águas Claras
Frota: 464 ônibus
 

Bacia 5
Empresa: Expresso São José (DF)
Área: SIA, SCIA, Vicente Pires, Ceilândia (ao norte da Av. Hélio Prates), Taguatinga (ao norte da QNG 11) e Brazlândia
Frota: 576 ônibus
 

Como serão os novos ônibus do DF - Os novos ônibus que estão sendo licitados pela Secretaria de Estado de Transportes para integrar o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal – STPC/DF deverão atender novas exigências nos quesitos segurança, conforto, acessibilidade e mobilidade a condutores e usuários.
 

O Conselho de Transporte, que é presidido pelo secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, aprovou o Manual dos Padrões Técnicos dos Veículos do STPC/DF, estabelecendo parâmetros de qualidade mais elevados para os ônibus de Brasília. Vazquez explicou que a decisão do Conselho passa a valer já para os ônibus novos que estão sendo licitados.
 

Os itens mais importantes que serão exigidos para os novos ônibus são os seguintes:
 

Acessibilidade: todos os veículos deverão ser acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, através de piso baixo ou piso normal equipado de plataforma elevatória veicular ou, ainda, piso normal com plataforma de embarque/desembarque.
 

Sistema de Direção: deve possuir assistência hidráulica, elétrica ou outro dispositivo de redução de esforço.
 

Ar condicionado e Sistema de Transmissão: os veículos que circulam no corredor exclusivo de ônibus (BRT) deverão ter ar condicionado e câmbio automático.
 

Largura das portas: os ônibus que circulam no corredor terão portas com largura mínima de 1,10m e os ônibus das linhas alimentadoras terão portas com largura mínima de 0,95m (hoje, todos têm portas com largura de 0,80m).
 

Bancos dos Passageiros: os bancos e os encostos de cabeça devem ser estofados (antes eram de fibra de vidro). A parte traseira dos bancos deve ser totalmente fechada, evitando rebites ou outras formas de fixação salientes.
 

Piso interno: o piso deve ser recoberto com manta de borracha antiderrapante e não pode apresentar tiras metálicas, exceto para acabamento. (hoje são de alumínio).
 

Revestimento Interno: deve proporcionar isolamento térmico e acústico, sendo os materiais empregados com características de retardamento de propagação de fogo.
 

Cestos de lixo: deverá ter um cesto de lixo ao lado de cada porta dos ônibus.
 

Comunicação externa ao usuário: o destino e número da linha deverão ser indicados por letreiros na parte frontal superior do veículo e (agora também) na lateral do veículo, ao lado da porta principal de acesso.
 

Acessórios da carroceria: os novos veículos a integrar o STPC/DF devem prever a instalação de Sistema de Rastreamento de Veículos (GPS), Sistema de Comunicação ao Usuário (transmissão de informações audiovisuais) e Sistema de Monitoramento Interno.
 

"Os novos veículos terão mais segurança, mais conforto, acessibilidade e mobilidade. Quem ganha é o usuário, que merece um transporte público de qualidade", concluiu o secretário José Walter Vazquez Filho.
 

Informação adicional
Link da 151ª decisão favorável à licitação do Novo Sistema de Transporte Públicohttp://tjdf19.tjdft.jus.br/cgi-bin/tjcgi1?NXTPGM=plhtml06&CDNUPROC=20130020074259MSG&ORIGEM=INTER 

Foto: Foto:Geilson Lima
Fonte: Agência Brasília

Governo exige mais qualidade em ônibus novos do DF

Quinta, 18 Abril 2013

Governo exige mais qualidade em ônibus novos do DF
Foto: Geilson Lima

Os novos ônibus que estão sendo licitados pela Secretaria de Estado de Transportes para integrar o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal – STPC/DF deverão atender novas exigências nos quesitos segurança, conforto, acessibilidade e mobilidade a condutores e usuários.
O Conselho de Transporte, que é presidido pelo secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, aprovou o Manual dos Padrões Técnicos dos Veículos do STPC/DF, estabelecendo parâmetros de qualidade mais elevados para os ônibus de Brasília. Vazquez explicou que a decisão do Conselho passa a valer já para os ônibus novos que estão sendo licitados.
Os itens mais importantes que serão exigidos para os novos ônibus são os seguintes:
Acessibilidade: todos os veículos deverão ser acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, através de piso baixo ou piso normal equipado de plataforma elevatória veicular ou, ainda, piso normal com plataforma de embarque/desembarque.
Sistema de Direção: deve possuir assistência hidráulica, elétrica ou outro dispositivo de redução de esforço.
Ar condicionado e Sistema de Transmissão: os veículos que circulam no corredor exclusivo de ônibus (BRT) deverão ter ar condicionado e câmbio automático.
Largura das portas: os ônibus que circulam no corredor terão portas com largura mínima de 1,10m e os ônibus das linhas alimentadoras terão portas com largura mínima de 0,95m (hoje, todos têm portas com largura de 0,80m).
Bancos dos Passageiros: os bancos e os encostos de cabeça devem ser estofados (antes eram de fibra de vidro). A parte traseira dos bancos deve ser totalmente fechada, evitando rebites ou outras formas de fixação salientes.
Piso interno: o piso deve ser recoberto com manta de borracha antiderrapante e não pode apresentar tiras metálicas, exceto para acabamento. (hoje são de alumínio).
Revestimento Interno: deve proporcionar isolamento térmico e acústico, sendo os materiais empregados com características de retardamento de propagação de fogo.
Cestos de lixo: deverá ter um cesto de lixo ao lado de cada porta dos ônibus.
Comunicação externa ao usuário: o destino e número da linha deverão ser indicados por letreiros na parte frontal superior do veículo e (agora também) na lateral do veículo, ao lado da porta principal de acesso.
Acessórios da carroceria: os novos veículos a integrar o STPC/DF devem prever a instalação de Sistema de Rastreamento de Veículos (GPS), Sistema de Comunicação ao Usuário (transmissão de informações audiovisuais) e Sistema de Monitoramento Interno.
“Os novos veículos terão mais segurança, mais conforto, acessibilidade e mobilidade. Quem ganha é o usuário, que merece um transporte público de qualidade”, concluiu o secretário José Walter Vazquez Filho.

Fonte: STDF

Com mais oito ônibus zero KM, Vinhedo tem a frota mais nova da RMC e quase 80% com acessibilidade


26 de Abril de 2013


Claudemir Cruz/PMV

O Prefeito de Vinhedo Milton Serafim recebeu na manhã desta sexta-feira (26) oito novos ônibus entregues pela Rápido Luxo, empresa responsável pelo transporte urbano na cidade. 
Os novos ônibus substituem os em operação e fazem Vinhedo alcançar o patamar de frota mais nova da RMC - Região Metropolitana de Campinas, com apenas 1,4 ano de uso, bem como um percentual de acessibilidade na frota de 78,75%, com 11 ônibus com acessibilidade para uma frota urbana de 14. Muito mais do que a lei manda, portanto. 
O Prefeito Milton Serafim destacou a importância de ter novos ônibus para atender a população com qualidade e alto índice de acessibilidade. 
“É a Vinhedo que estamos construindo. Com melhores serviços para a população e inclusão social por meio da acessibilidade”, afirma. 
Os novos ônibus são equipados com elevadores e lugares reservados para o deficiente e seu acompanhante,inclusive. Em termos de acessibilidade, a frota de Vinhedo cumpre a lei dos 20% da frota com esse requisito deste 2009, quando foi adotada e agora dá esse grande salto em benefício da população. 
Na prática, o ônibus para no ponto para atender um usuário que necessita de acessibilidade, o motorista se desloca até a porta traseira e aciona o elevador. Durante todo esse processo, quando o motorista fica atendendo a pessoa com necessidades especiais, o ônibus fica automaticamente travado, sem riscos, portanto de se movimentar durante essa operação. 
A entrega dos ônibus ao Prefeito Milton Serafim foi feita pelo diretor da Rápido Luxo, Belarmino da Ascenção Marta Junior, em evento que teve também a presença do diretor da Rápido Luxo Adriano Maçaira, e dos Secretários de Vinhedo de Transporte e Defesa Social, Toninho Falsarella, de Assistência Social Claudineia Vendemiatti, de Governo, José Luis Bernegossi; do Chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Carlos Roberto Tosto; além dos vereadores Rubens Nunes (presidente da Câmara), Paulinho Palmeira, Marcio Melle, Val Roda Show, Dario Pacheco e Alexandre Viola. Entidades da cidade também prestigiaram a entrega dos ônibus, caso do LarCAB representado por Ana Carla Rotella; CEIVI, por Cristina Mazon e Conselho do Idoso, por meio de sua presidente Rosa Maria S. Reis. 
Os ônibus, modelo Mercedes Benz, com carroceria Induscar Apache Vip, são modernos e também menos poluentes. Têm bancos identificados para idosos , pessoas com deficiências múltiplas e gestantes, além de encostos altos, que proporcionam mais conforto e comodidade aos usuários. 
A Prefeitura de Vinhedo está modernizando também os pontos de ônibus que passarão a ter fotos e itinerários e deve entrar em teste em breve um tag de posicionamento do ônibus na rota por meio do SIM - Vinhedo Digital, para o usuário saber quanto tempo falta para o ônibus chegar àquele ponto. Também deve entrar em teste em breve nos pontos de parada um sistema de alerta para o ônibus avisando da presença de deficientes visuais.

Fonte: Prefeitura de Vinhedo

domingo, 28 de abril de 2013

Piracicabana Santos 4324 - Novo - Pintura com novo padrão


28/04/2013

 Nova pintura padrão 
dos ônibus de Santos

ÔNIBUS DE SANTOS COM NOVO PADRÃO DE PINTURA

Como acontece sempre quando muda uma gestão, muda também a pintura da frota municipal de transporte público de passageiros. Creio que pela primeira vez, a pintura dos ônibus coincide com a pintura dos veículos da frota da prefeitura. 


Dados do ônibus: 
Empresa: Viação Piracicabana Santos 
Cidade da empresa: Santos-SP 
Carroceria: Marcopolo Gran Viale 
Piso Baixo, Wi-Fi, Ar Condicionado 
Chassi: Mercedes-Benz O500U 
Ano de fabricação: 2013 
Prefixo: 4324 
Local: Fazenda do Rio Grande-PR 
Foto: William Rufino


OBS : Postando essa imagem só para divulgação !
  Nova pintura dos veículos da Prefeitura de Santos

Dados da Perua Kombi: 
Empresa: Prefeitura Municipal de Santos 
Carroceria: Kombi 
Chassi: Volkswagem 
Ano de fabricação: 2013 
Prefixo:011 
Local: Santos-SP 
Foto: João Manoel da Silva 


Informações sobre as linhas de ônibus de Santos-SP, 
consulte: 


  
Postagem de  João Manoel (Equipe Litoralbus)