Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 14 de dezembro de 2013

São Paulo - Operação Dá Licença para o Ônibus – Região da Lapa ganha mais 1,1 Km de faixas exclusivas nesta semana de 16/12

13/12/2013 18h15


Coletivos terão prioridade à direita em sentido único pelas ruas Monteiro de Melo, Jeroaquara e Trajano. No total, mais 37,9 km de faixas exclusivas serão ativados na semana de 16/12. Meta da SMT é superada: neste ano, 320,7 km de faixas exclusivas foram criados.
Mapa da Região 1 e 2
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) inauguram, nesta semana de 16/12, mais 1,1 km de faixas exclusivas à direita para ônibus na região da Lapa, na Zona Oeste da cidade. O transporte coletivo terá prioridade pela nova faixa de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas, nas ruas Monteiro de Melo, Jeroaquara e Trajano nos seguintes trechos (vide croqui anexo):
• Na Rua Monteiro de Melo, no sentido Lapa, no trecho entre as ruas Joaquim Machado e Coriolano – A nova faixa exclusiva beneficiará o Corredor Exclusivo de Ônibus Pirituba/Lapa/Centro; 
• Nas ruas Jeroaquara e Trajano, no sentido Pirituba, no trecho entre a Rua Coriolano e a Praça Melvin Jones – A nova faixa exclusiva beneficiará os ônibus em direção ao Viaduto Elias Nagib Breim.


As ativações estão inseridas na Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Na semana de 16/12, ao todo, serão inaugurados 37,9 km de faixas exclusivas por diversas vias da cidade. Desta forma, a malha viabilizada pela atual gestão, neste ano, chegará a 320,7 km de faixas exclusivas na capital paulista, ultrapassando a meta de 300 km estabelecida pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para 2013.
Para sinalizar a nova faixa na R. Monteiro de Melo, serão usadas 23 placas de trânsito e 152 m² de sinalização horizontal. Já nas ruas Jeroaquara e Trajano serão necessárias 30 placas de trânsito e 286 m² de sinalização horizontal.
População beneficiada
Pela Rua Monteiro de Melo, circulam 30 linhas de ônibus municipais, transportando 279.990 passageiros/dia útil, com freqüência média de 203 ônibus/hora nos horários de picos. Pelas ruas Jeroaquara e Trajano, passam 20 linhas de ônibus municipais, transportando 220.837 passageiros/dia útil, com freqüência média de 99 ônibus/hora nos horários de picos.

Fiscalização
A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 30/12, a fiscalização será intensificada.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Recomendações ao público
  •  Respeite a sinalização;
  •  Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  •  Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.
A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
Departamento de Imprensa - CET

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário