Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

São Paulo - Cidade ganha mais 7,7 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus na segunda-feira


06/12/2013 20h17



Com as novas implantações, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atinge a marca de 282,8 quilômetros de vias segregadas inauguradas desde janeiro para aumentar a velocidade do transporte coletivo
São Paulo ganha nesta segunda-feira (9) mais 7,7 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus em diversas regiões da cidade. Com as novas implantações, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’ atinge a marca de 282,8 quilômetros de vias segregadas para aumentar a velocidade do transporte coletivo, inauguradas em 2013.
No início do ano, a meta da Prefeitura era implantar 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias segregadas até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro. A expectativa é que até o fim de 2013 entrem em operação 300 quilômetros de faixas para ônibus. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.
Um estudo preliminar divulgado em setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos de faixas exclusivas aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implantação das faixas, passou para 20,8 km/h.
Consolação
A região da Consolação ganhará 300 metros de faixas exclusivas para o transporte público. A faixa será implantada em direção ao Centro, entre a Avenida Dr. Arnaldo e a Alameda Santos, e será conectada ao corredor de ônibus existente no eixo Rebouças-Consolação. Os coletivos terão prioridade à esquerda no Viaduto Okuhara Koei, de segunda a sexta-feira, das 4 às 23 horas e, aos sábados, das 4 às 15 horas.
Vila Mariana
Um complemento de 1,5 quilômetro de faixa exclusiva à direita para ônibus será implementado no eixo formado pela Av. Bernardino de Campos, Rua Vergueiro, Av. Prof. Noé de Azevedo e Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, na Zona Sul da cidade. O transporte público terá prioridade pela nova faixa de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas, tanto no trecho novo de 1,5 km quanto no já existente que, até então, funcionava das 6 às 9 horas no sentido Centro e das 17 às 20 horas no sentido Bairro, de segunda a sexta-feira. A intenção é uniformizar o período de funcionamento da faixa exclusiva ao longo do corredor Vergueiro/Bernardino de Campos/Noé de Azevedo.
Os novos trechos funcionarão entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Sena Madureira, conforme descrição abaixo:
Na Av. Bernardino de Campos, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Thomas Carvalhal, completando o trecho existente de 400 metros entre a Rua Thomas Carvalhal e a Rua Estela. No sentido Bairro, na Rua Vergueiro, Av. Prof. Noé de Azevedo e Rua Domingos de Morais, a faixa exclusiva nova será entre as ruas Estela e Sena Madureira. No sentido Centro, na Rua Domingos de Moraes, Av. Prof. Noé de Azevedo e Rua Vergueiro, a nova faixa exclusiva será implantada em dois locais: entre as ruas Afonso Celso e Carlos Petit e, também, entre a Rua Dr. Nicolau de Souza Aranha e a Rua Estela, em complemento ao trecho existente que terá seu horário alterado.
Além dessas implantações, haverá ainda uma faixa exclusiva à esquerda na Rua Domingos de Morais, sentido Bairro, entre a Praça Teodoro de Carvalho e a Av. Lins de Vasconcelos.
Centro
A Rua da Figueira, na região central da cidade, ganhará 300 metros de faixa exclusiva à esquerda para ônibus. O transporte coletivo terá prioridade pela nova faixa no trecho entre o acesso ao Viaduto Antônio Nakashima e a Rua Maria Domitila, de segunda à sexta-feira, das 6 às 22 horas e, aos sábados, das 6 às 14 horas.

Parque do Carmo
O entorno no Parque do Carmo, na Zona Leste da cidade, ganhará 2,6 quilômetros de faixa exclusiva. Os coletivos terão prioridade à direita, em ambos os sentidos da Av. Osvaldo Pucci, Rua John Speers e Av. Adriano Bertozzi, de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas, e sábados, das 6 às 14 horas.

A exclusividade valerá na Avenida Osvaldo Pucci, no trecho entre a Av. Afonso de Sampaio e Sousa e a Rua John Speers; na Rua John Speers, entre as avenidas Osvaldo Pucci e Adriano Bertozzi e na Av. Adriano Bertozzi, entre a Rua John Speers e a Av. Nova Trabalhadores / Jacu Pêssego.
Avenida Brigadeiro Faria Lima
A Av. Brig. Faria Lima, na Zona Oeste da cidade, ganhará mais 1,1 quilômetro de faixa exclusiva à direita . Essa nova faixa será um complemento à de 1,6 km já existente na avenida. Os coletivos terão prioridade em ambos os sentidos, de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas. A exclusividade valerá na Av. Brig. Faria Lima, sentido Itaim Bibi/Lapa, no trecho de sessenta metros antes da Rua dos Pinheiros até a Rua Fernão Dias e na Av. Brigadeiro Faria Lima, sentido Lapa/Itaim Bibi, entre a Av. Pedroso de Morais até a Rua Cláudio Soares.

Corredor Santo Amaro
O corredor formado pelas avenidas Santo Amaro/São Gabriel/Nove de Julho e, também, a Av. Juscelino Kubitschek receberá ao todo 1,2 km de faixas exclusivas. Desse total, 110 metros estarão à direita, e o restante vai operar à esquerda em período integral.

Com a reconfiguração da Parada JK, a implantação de prioridade à esquerda valerá nos seguintes trechos de vias: na Av. Santo Amaro, em ambos os sentidos, entre a Rua Eduardo de Souza Aranha e a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade; no Túnel Takeharu Akagawa, em ambos os sentidos e na Av. São Gabriel, em ambos os sentidos, entre a Rua Pedroso Alvarenga e o Túnel Takeharu Akagawa.
Além desses locais, haverá nova faixa exclusiva à esquerda de ônibus na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, em ambos os sentidos, entre a Rua Renato Paes de Barros e a Avenida Santo Amaro. Em todos esses lugares, a exclusividade para os coletivos valerá por período integral.
Ainda na Avenida Santo Amaro, no sentido Centro, está prevista uma faixa exclusiva à direita, ao longo de 110 metros, entre a Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade e a Praça Dom Gastão Liberal Pinto. Essa faixa vai operar de segunda à sexta-feira, das 6 às 22 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.
Rua Ari Aps
A Rua Ari Aps, na Zona Oeste da cidade, ganhará 700 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus. O transporte coletivo terá a prioridade em direção ao Bairro (sentido único), no trecho entre a Rua Augusto Farinha e a Av. Mal. Fiuza de Castro, de segunda à sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho das alterações, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário