Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 14 de dezembro de 2013

São Paulo - Avenida Sapopemba, na Zona Leste, ganha mais 2,2 Km de faixas exclusivas para ônibus nesta semana de 16/12

13/12/2013 18h41


Novos trechos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados das 6 às 14 horas. No total, mais 37,9 km de faixas exclusivas serão ativados na semana de 16/12. Meta da SMT é superada: neste ano, 320,7 km de faixas exclusivas foram criados.
Mapa da Região 1 - 2 e 3
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta semana de 16/12, mais 2,2 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Avenida Sapopemba, na Zona Leste da cidade. O transporte coletivo terá prioridade pela nova faixa de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados das 6 às 14 horas, nos seguintes novos trechos e sentidos da via:
 

  •  No trecho de 600 metros de extensão entre as avenidas Frederico Martins da Costa Carvalho e Casa Grande, em ambos os sentidos da Av. Sapopemba;
  •  No trecho de 1,6 km de extensão em direção ao Bairro, entre as ruas do Orfanato e Buenópolis e, também, entre a Rua Luís Ferreira da Silva e a Praça Galiano Jacomossi.
Os outros trechos de faixa exclusiva anteriormente implantados na Avenida Sapopemba, entre a Av. dos Sertanistas e a Praça Felisberto F. da Silva e entre essa Praça e a Rua Frederico M. C. Carvalho, passarão a funcionar no mesmo período dos novos trechos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados das 6 às 14 horas. Até então, essas faixas mais antigas operavam apenas nos horários de picos de segunda a sexta-feira. A intenção é uniformizar o período de funcionamento da faixa exclusiva ao longo da Av. Sapopemba.
 

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Na semana de 16/12, ao todo, serão inaugurados 37,9 km de faixas exclusivas por diversas vias da cidade. Desta forma, a malha viabilizada pela atual gestão, neste ano, chegará a 320,7 km de faixas exclusivas na capital paulista, ultrapassando a meta de 300 km estabelecida pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para 2013.
Para sinalizar mais 2,2 km na Av. Sapopemba, estão sendo usadas 389 placas de trânsito e 730 m² de sinalização horizontal.
População beneficiada
Pela Av. Sapopemba, no trecho entre as avenidas Frederico Martins da Costa Carvalho e Casa Grande, circulam no sentido Centro 13 linhas de ônibus municipais, transportando 128.402 passageiros/dia útil. No sentido Bairro, passam 12 linhas levando 127.940 passageiros/dia útil. A freqüência média é de 89 ônibus/hora nos horários de picos.
Já no trecho da Av. Sapopemba entre as ruas do Orfanato e Buenópolis, em direção ao Bairro passam 13 linhas de ônibus transportando 114.730 passageiros/dia útil, com freqüência média de 57 ônibus/hora. E, finalmente, no trecho da avenida entre a Rua Luís Ferreira da Silva e a Praça Galiano Jacomossi, são 11 linhas de ônibus levando 94.191 passageiros/dia útil, numa freqüência média de 53 ônibus/hora.
Fiscalização
A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 30/12, a fiscalização será intensificada.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Recomendações ao público
  •  Respeite a sinalização;
  •  Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  •  Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.
A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários. 
 

Departamento de Imprensa - CET

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário