Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 14 de dezembro de 2013

São José dos Campos - Encontro define diretrizes ao Plano de Mobilidade Urbana

13/12/2013

Imagem mostra veículos circulando pelas ruas de São José dos Campos
São José foi escolhida pelo grupo para receber essas orientações 
por ser um polo tecnológico e pelas iniciativas para promover a mobilidade


Cerca de 90 pessoas, entre técnicos e gestores, das secretarias de Transportes, Planejamento Urbano, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Serviços Municipais e Habitação participaram nessa quinta-feira (12) da elaboração de diretrizes que poderão nortear o Plano de Mobilidade Urbana de São José dos Campos.
O evento marcou o início das atividades de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Embarq Brasil. A instituição faz parte de uma rede internacional que auxilia cidades e gestores a mapear desafios e traçar prioridades nesse setor.
São José dos Campos foi escolhida pelo grupo para receber essas orientações por ser um polo tecnológico e pelas iniciativas para promover a mobilidade, como a elaboração de estudo de origem e destino, pesquisas para reestruturação das linhas de ônibus e a implantação de corredores e de bilhete único como forma de incentivar o transporte público.
Durante a assinatura do termo de cooperação técnica, o prefeito destacou a importância da parceria para o município. “Temos que usar o melhor da técnica, aproveitar as experiências e dialogar com a população. Temos que buscar superar os desafios para avançar na mobilidade, e tenho certeza que a Embarq vai nos ajudar muito nessa tarefa.”
No período da tarde, os participantes conheceram as visões e iniciativas de diferentes cidades no mundo para o setor e foram divididos em grupos encarregados de traçar metas e prioridades para o plano de mobilidade urbana do município. O debate foi realizado a partir de temas como: pedestres e ciclistas, espaços públicos e novas urbanizações, transporte coletivo, veículos privados, sistema viário, participação popular, transporte de carga urbana e taxis.
A realização do workshop marcou o primeiro passo na discussão do plano de mobilidade. A elaboração do plano é uma exigência legal e pré-requisito para a solicitação de recursos públicos junto ao governo federal. No próximo ano, serão organizados cerca de 10 encontros com a comunidade e a Embarq irá auxiliar a administração municipal nesse processo.
“É preciso enfrentar os desafios. Nosso objetivo é dialogar e trabalhar em conjunto, é um processo pelo qual vamos passando juntos. Precisamos da participação popular porque vai ser um grande momento para a cidade. O debate é fundamental para chegarmos a um plano de qualidade para São José”, afirmou o diretor-presidente da Embarq Brasil, Luis Antonio Landau.
Para o secretário de Transportes, São José dos Campos está em pleno crescimento, mas tem a possibilidade de escolher o caminho a seguir, o que torna essencial a participação da sociedade nesse processo.
“Temos até o ano que vem para construir o nosso plano de mobilidade. Em um momento que temos um investimento de R$ 800 milhões para o transporte público. Não há hora melhor para  construir com a população um novo conceito de mobilidade e para que possamos debater propostas para a construção de uma cidade que priorize as pessoas.”

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário