Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Praia Grande - Mourão propõe BRT ao presidente da EMTU

Notícia do dia 12/12/2013
Por Ludmila Pilipavicius ,

MARCELO GUEDES

EMTU analisa proposta em 10 dias

Objetivo é diminuir custos e antecipar acesso do Litoral Sul ao VLT
 
O prefeito Alberto Mourão apresentou nesta quinta-feira (12) um projeto de implantação do BRT (sigla para Bus Rapid Transit) ao diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Junior. A ideia é transformar o trecho de Praia Grande, que receberia obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em um moderno corredor de ônibus, antecipando o acesso de todo o sistema de transporte que está sendo discutido e desenvolvido na Baixada Santista também aos municípios do Litoral Sul.

Mourão estava acompanhado do prefeito de São Vicente, Luis Carlos Bili, com quem tem mantido conversas a respeito da possibilidade de os dois municípios trabalharem em conjunto no sentido de implantar o BRT em Praia Grande, facilitando o acesso dos moradores das cidades de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe ao VLT que será implantado até o Samaritá, em São Vicente.

Após acompanhar os detalhes dos traçados das linhas por Praia Grande, interligando São Vicente às outras três cidades, o diretor-presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Junior, se comprometeu a estudar a proposta e sua viabilidade. E dar um retorno em dez dias. 

Para o prefeito praia-grandense, a instalação do BRT seria a alternativa mais viável para encurtar o cronograma do VLT. “Não é viável esperarmos até 2022 para termos acesso ao VLT”. Segundo Mourão, além da antecipação no cronograma, outra vantagem seria a redução nos custos da obra. “O BRT é cinco vezes mais barato”.

O BRT é um sistema de transporte coletivo de média capacidade, operado por ônibus articulados e biarticulados que circulam em vias totalmente exclusivas sem interferência do tráfego geral.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande
http://www.praiagrande.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário