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quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Marcopolo apresenta oficialmente o novo “Torino”





Além de novo design, modelo apresenta materiais mais modernos e itens que podem aumentar o conforto e a segurança de motoristas, cobradores e passageiros, segundo a fabricante
ADAMO BAZANI – CBN
Com 30 anos no mercado de ônibus urbano, o modelo Torino, da Marcopolo, está de cara nova.
A produtora de carrocerias, no entanto, garante que não foi apenas o design do ônibus que mudou.
Segundo a Marcopolo, o modelo possui materiais mais leves e modernos que aumentam a funcionalidade do veículo.
Os conjuntos ópticos dianteiro e traseiro contam agora com luzes diurnas, permitindo com que os outros motoristas notem o ônibus numa distância maior, aumentando a segurança.
O sistema multiplex, que permite o gerenciamento das funções da carroceria e do chassi, podendo mostrar preventivamente eventuais problemas, foi renovado. O painel de instrumentos conta com uma tela LCD de 3,5 polegadas que informa os principais dados de funcionamento do ônibus. O novo Torino pode ter como opcional sistema de ar condicionado.
Para facilitar a manutenção, algumas peças foram redesenhadas e ganharam novos conceitos, como os para-choques dianteiro e traseiro divididos cada um em três partes. Assim, dependendo da colisão, não é necessário trocar toda a peça.
A Marcopolo diz também que os novos-parachoques absorvem melhor os impactos.
O assoalho do ônibus também é dividido, formado por painéis que podem ser removidos, o que facilita a manutenção interna. A remoção dos painéis do assoalho para manutenção pode ser feita sem a necessidade de retirar as poltronas do ônibus.
INVESTIMENTOS:
O modelo, a exemplo da versão até então mais recente do Torino, que era feito desde 2007, vai ser produzido na unidade Ciferal, no Rio de Janeiro.
De acordo com a Marcopolo, o projeto do novo Torino demorou dois anos e custou cerca de R$ 40 milhões, incluindo o trabalho das equipes de design, engenharia, marketing e modernização da planta do Rio de Janeiro para a produção deste ônibus.
Segundo nota da Marcopolo, o modelo faz parte de uma nova geração de veículos urbanos da marca.
“O veículo é apresentado como uma evolução dos atuais modelos urbanos Marcopolo, com a modernização de linhas, já presentes no Viale BRT. A harmonia do desenho é realçada pelos elementos estéticos que destacam a robustez de construção e ao mesmo tempo criam empatia com os passageiros. A nova geração substitui a lançada no mercado em 2007 e ganhou um novo conjunto óptico dos faróis em bloco único, com luzes de sinalização diurnas em LEDs, faróis de neblina opcionais e novas grades, que permitem melhor escoamento do ar para a refrigeração do motor e do interior do veículo. O amplo itinerário garante melhor visualização e leitura, e o desenho lateral, limpo, proporciona maior visibilidade para o motorista e os passageiros. Na traseira, o desenho do novo Torino segue a premissa da funcionalidade e do visual limpo. O vigia traseiro tem vidro plano e está mais alto, o que aumenta a sua resistência e o conforto para os passageiros sentados na última fileira de poltronas. O brake-light integrado amplia a segurança no trânsito. Já o conjunto óptico traseiro segue a tendência de design introduzida no mercado pela Marcopolo, com formato vertical e luzes em LEDs. Tecnologia em favor da funcionalidade No projeto, a equipe de desenvolvimento de novos produtos da Marcopolo procurou conceber um veículo com a aplicação da tecnologia em favor da funcionalidade. Os cuidados com a redução dos custos operacionais, do tempo de manutenção e de maior leveza do veículo foram importantes focos no trabalho de desenvolvimento do modelo. Por intermédio de inovações focadas nas informações obtidas em pesquisas realizadas no campo junto ao operador, ao passageiro e à tripulação, a empresa utilizou modernos conceitos para tornar mais rápidos e mais baratos os serviços de manutenção e de reparação. E o projeto permitiu a redução no peso do veículo, com menor consumo de combustível, o que favorece a sustentabilidade, a preservação ambiental e a economia na operação. Internamente, o Torino recebeu melhorias na posição da poltrona e dos comandos do motorista, que garantem fácil alcance aos instrumentos e propiciam operação confortável e segura. Merecem destaques o novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de 3,5” de alta resistência e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o sistema multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do transporte urbano em eletrônica embarcada. Para proporcionar mais ergonomia, os postos de trabalho do novo Torino são mais espaçosos. O veículo oferece mais conforto térmico e acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador, e novo janelão tem mais eficiente captação de ar. A posição do motorista foi redesenhada e dispõe de ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos. Outras novidades que proporcionam menor custo de manutenção e facilitam a limpeza são o assoalho, dividido em painéis removíveis, e os pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso, sem a necessidade de remoção das poltronas. Os revestimentos da carroceria também são de fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação. Para os passageiros, o conforto também foi ampliado, com maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, e iluminação interna em LEDs. As poltronas City ficaram mais ergonômicas, contando com novos apoios de cabeça, que facilitam a movimentação dos passageiros, além de nova decoração. A moderna família de poltronas também conta com opção de encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). Evolução de um clássico Desde a concepção da primeira geração do Torino, em 1983, a Marcopolo sempre teve como objetivo projetar um veículo urbano robusto e que aliasse visual moderno e atraente, com segurança, conforto e extrema confiabilidade. O Torino foi remodelado nos anos de 1989, 1994, 1999 e 2007, acompanhando as tendências e necessidades de cada época, o que o torna um clássico da indústria brasileira de ônibus”.
MOTORIZAÇÃO DIANTEIRA:
Pelas características operacionais do País, com condições adversas de relevo e tipo de pavimentação, a motorização dianteira tende a ter ainda a continuar respondendo por mais de 80% do mercado de ônibus urbanos no Brasil. Além duisso, a manutenção deste tipo de ônibus é mais barata, o que atrai os empre´sarios, mesmo os que podem operar com veículos de motor traseiro ou central.
E o novo Torino atende a este segmento. Ele pode ser encarroçado sobre chassi Mercedes Benz, Volvo, Scania, Volkswagen/MAN, Agrale e Iveco.
O tamanho da carroceria é de até 13 metros e 28 centímetros, com capacidade para 47 passageiros sentados mais motorista, cobrador e espaço para cadeira de rodas ou cão guia, conforme determina legislação brasileira.
A altura máxima é de altura de 3.285 mm (com sistema de ar-condicionado no teto) e largura de 2.545 mm
Desde quando começou a ser produzido comercialmente, em 1983, o Torino registrou produção de 100 mil unidades, segundo a Marcopolo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes


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