Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Curitiba - Licitação de novos táxis tem 2.143 concorrentes para 750 autorizações

13/12/2013 17:41:00

principal


A concorrência das 750 autorizações para exploração do serviço de táxi em Curitiba terá 2.143 participantes. Este foi o número de propostas apresentadas até as 17 horas desta sexta-feira (13) na Área do Táxi da Urbs. A licitação para ampliação da frota – a primeira da história da cidade – entra na etapa final na próxima semana, quando serão realizadas sessões públicas para abertura dos envelopes de proposta e documentação.
Eles serão abertos em sessões públicas, marcadas de segunda a sexta-feira (dos dias 16 a 20) no Salão de Atos do Parque Barigui, das 9h às 17 horas. A partir da abertura dos envelopes, a comissão passa para análise das propostas e o resultado do julgamento será publicado no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) e no Diário Oficial do Município. A previsão é que os 750 novos táxis estejam em operação já no próximo semestre.
O julgamento obedecerá critérios de pontuação definidos em edital. No final de todo o processo de licitação, a frota, que há 40 anos é de 2.252 veículos, vai passar para 3.002 táxis.
O edital prevê 700 autorizações para táxi convencional e executivo; mais 30 táxis convencionais, para operação por taxistas com deficiência física; e 20 para a categoria de táxi especial compartilhado. O táxi especial compartilhado deverá atender prioritariamente usuários com deficiência, mas quando não houver este atendimento, também pode atuar como convencional.
Nova operação
Além do aumento da frota, a cidade também terá um aumento na oferta do serviço. Isso porque a partir de agora todos os táxis – antigos ou novos – terão que estar em operação no mínimo 12 horas por dia, com 100% da frota em operação nos horários de pico, definidos em decreto, assinado em agosto pelo prefeito Gustavo Fruet. Só a exigência de tempo mínimo de operação representa um aumento de 30% na oferta do serviço, o que equivale à entrada em operação de cerca de 650 táxis.
Para que todos os taxistas operem dentro das novas normas, o decreto também determinou o recadastramento de todos os permissionários do táxi – feito em outubro – com o cancelamento das permissões e a concessão de autorizações para operação do serviço.
Os documentos entregues pelos taxistas no recadastramento estão sendo analisados pela Urbs e, se estiverem de acordo com as exigências legais, os taxistas serão chamados para assinar o Termo de Autorização, passando a partir daí a ser autorizatário dentro das mesmas regras dos táxis que estão em licitação.
O tempo diário de serviço que na prática acaba ficando a critério do taxista, agora será controlado, com fiscalização intensiva, garantindo que a população tenha acesso a um táxi quando precisar.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário