Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Curitiba - De janeiro a novembro, Linha Turismo transportou 522 mil pessoas

17/12/2013 09:49:00

principal


Todos os dias, perto das 9 horas, dezenas de pessoas aguardam no ponto que fica em frente à Catedral Basílica, na Praça Tiradentes, o primeiro ônibus do dia da Linha Turismo. A cena mostra o quanto a linha tem atraído curitibanos e turistas. De janeiro a novembro deste ano, de acordo com a Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, empresa que gerencia o sistema de transporte urbano –, 522.030 pessoas foram transportadas pela cidade, o que equivale a uma média de 47,5 mil passageiros por mês.
Neste ano, o maior movimento na linha foi registrado em janeiro, quando 85.084 passageiros percorreram a cidade no período de férias de verão, e em julho – temporada de inverno -, quando o movimento registrado foi de 67.010 passageiros.
A passagem adquirida em forma de cinco tíquetes dá direito a quatro reembarques durante o trajeto. Custa R$ 29 para um passeio com direito à paisagem vista do alto do double decker (ônibus de dois andares), com trajeto passando por 25 pontos de atração turística. O percurso tem 46 quilômetros e dura em média 2h30, com saídas a cada 30 minutos.
“Do alto dos ônibus é interessante observar as belezas da cidade”, diz o estudante Eduardo Sales, mato-grossense da Chapada dos Guimarães, que está de passagem por Curitiba, com destino a Itajaí (SC).
Desde o dia 9 de dezembro até 8 de fevereiro de 2014, a frota da Linha Turismo está operando também às segundas-feiras, sempre das 9h às 17h30 (no restante do ano não opera neste dia da semana). Os tíquetes podem ser comprados nos ônibus, na hora do embarque, em qualquer ponto, ou antecipadamente na Urbs, que fica nos fundos da ala estadual da rodoviária, na Avenida Presidente Afonso Camargo, 330. Crianças até cinco anos de idade não pagam passagem.
Demanda
A presença de mais turistas e visitantes em Curitiba, no fim de ano, projeta também, segundo a Urbs, uma maior procura pelos serviços da Linha Turismo. A cada 30 minutos, todos os dias, dois ônibus deixam a Praça Tiradentes. Durante dezembro de 2012, a procura pelo passeio atraiu 63.180 pessoas.
O moderno, como o Museu Oscar Niemeyer, o histórico – como o Teatro Paiol, e o tradicional – como Santa Felicidade, se fundem, ao formar o roteiro percorrido pela Linha Turismo, revelando aos olhos dos visitantes os mais conhecidos ícones urbanos.
“A atração da Linha Turismo está em passar por locais que mostram a história do passado e o presente, contrastes que impressionam e nos ajudam a conhecer um pouco mais de Curitiba”, define a turista Mariana Sales.
Levantamento realizado pela Urbs de 2006 a 2012, mostra que o mês de janeiro, com exceção do ano de 2008, foi o que registrou maior movimento na Linha Turismo. Em 2006, foram transportados 40.899 turistas; em 2007, no início do ano, 47.567; em 2008, excepcionalmente, o maior movimento, de 53.181 pessoas, foi em dezembro.
Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário