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quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Curitiba - Compra antecipada de passagem evita transtornos no embarque de ônibus

12/12/2013 10:40:00


Com a previsão de aproximadamente 120 mil embarques na Rodoviária de Curitiba entre a véspera do Natal até dia 31 de dezembro, a recomendação da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, que administra o terminal, é de que os viajantes antecipem a compra de passagem, seja nos guichês das empresas na própria rodoviária, ou pela internet.
Em dias normais, o movimento na Rodoviária de Curitiba é de aproximadamente 12 mil passageiros embarcam e desembarcam. Neste fim de ano, a concentração maior deve se dar entre os dias 20 e 24 e 27 a 30 de dezembro.
No dia do embarque, a recomendação é que o viajante saia mais cedo de casa e se apresente para o embarque até 30 minutos antes da saída dos ônibus, com o bilhete de passagem e um documento de identidade, com foto, à mão.
Também é preciso atenção às exigências legais para embarque de crianças. Convém obter informações antecipadamente no Juizado da Infância e da Juventude.
No bloco interestadual, da frente, que já passou por reforma completa, o passageiro conta com diversos serviços, como caixas automáticos de diversos bancos, guarda-volumes automáticos (Malex), sanitários, serviço de achados e perdidos e central de avisos, como ainda posto da Polícia Militar, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR).
Dicas para quem vai viajar com embarques na Rodoferroviária:
• Compra antecipada - Compre suas passagens, de ida e volta, via internet, em agências de  viagem, ou na própria rodoviária, com antecedência. Isso ajuda as empresas a planejar o atendimento e evitar filas.
• Consulta de horários - Para saber os horários da empresa de ônibus escolhida para transportá-lo ao destino desejado, acesse o site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br). Procure à direita, “Horários de ônibus”, e clique a seguir “Linhas rodoviárias”.  O próximo passo, abaixo da informação “De Curitiba para”, é escolher o destino desejado e, por último, “consultar”. O quadro a seguir informa a empresa de ônibus, os horários, a frequência da linha e o tipo de ônibus.
• Achados e Perdidos - O serviço de achados e perdidos funciona junto à Administração do Terminal. Fica no primeiro pavimento da ala interestadual, ao lado dos guichês da Nacional Expresso. Os objetos e/ou documentos encontrados no interior do Terminal Rodoviário são recolhidos e registrados em sistema. Os objetos são guardados em depósito próprio e permanecerão nesse local por até 90 dias. Após esse período, e não havendo procura, os objetos são encaminhados à Fundação de Ação Social; Os documentos não procurados são encaminhados, semanalmente, ao setor de achados e perdidos dos Correios. Os Correios atendem pelo telefone gratuito 0800-5700100.
• Fundação de Ação Social – Funciona na face oeste da antiga ala ferroviária – fundos da Rodoviária. A FAS, também conhecida como "Casa do Regresso", auxilia o cidadão quanto ao retorno à sua cidade de origem. Horário de atendimento: segunda a sábado e feriados, das 8h às 18h.Telefones  (41) 3320-3151 e (41) 3321-2705.
• Sanitários – Sanitários masculinos, femininos, e também reservados a pessoas com deficiência, gratuitos, estão nos extremos leste e oeste, na parte externa, como também nos extremos do salão de embarque.
• Avisos / utilidade pública - O serviço de avisos no interior da rodoviária é operado pela central de som e poderá ser utilizado em casos de: busca de pessoas, objetos encontrados e perdidos, solicitação para carregadores, entre outros avisos de utilidade pública.Serviço funciona anexo à administração, no piso superior do bloco interestadual. Atende, todos os dias, das 6h às 24 horas. Telefones (41) 3320-3045 e 3320-3023.
• Viagem de menores – As informações são fornecidas pela Vara da Infância e da Juventude. Fica na avenida. Iguaçu, 750, entre as Ruas Alferes Poli e Desembargador Westphalen, em frente ao Colégio Opet – Rebouças. Fone: (41) 3223 4672 Horário: das 12h às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
• Transporte de animais – Antes de embarcar, consulte a empresa de ônibus. Cada empresa segue regras próprias sobre o transporte de animais, e também procurar a Superintendência Federal de Agricultura – Paraná -  Núcleo Regional de Curitiba, do Ministério da Agricultura. Fica na rua José Veríssimo, 420 – Tarumã. Maiores informações sobre o procedimento de transporte de animais de estimação são fornecidas pelos técnicos da área de Sanidade Animal, pelos telefones 3361-4080; 3361-3974, ou 3361-4085. De acordo com a norma do Ministério, para o transporte interno de cães e gatos, é necessário apenas o atestado de saúde assinado por veterinário habilitado, que deve atentar para a assiduidade da vacinação antirrábica. A acomodação dos animais de companhia em viagens aéreas, terrestres ou marítimas é definida pela empresa responsável pelo transporte. As exigências variam e o animal pode viajar em qualquer compartimento, desde que o seu peso e a gaiola sejam compatíveis com o ambiente e as exigências da empresa transportadora.  Algumas companhias exigem que animais suscetíveis a estresse sejam sedados antes do embarque. Por isso, é sempre aconselhável procurar as empresas de transporte com antecedência.
• Guarda-volumes (Malex) – As fichas para utilização dos guarda-volumes custam R$ 6,  válidas por uma diária de 24 horas. Estão à venda na casa lotérica, no pavimento superior da ala intertestadual, perto dos guichês das empresas de ônibus interestaduais. O guarda-volumes localiza-se no pavimento térreo do terminal, na face leste, perto da escada fixa que dá acesso à Polícia Militar e outros serviços.
• Agência Nacional de Transporte terrestre (ANTT) –Responsável pela fiscalização da concessão das linhas interestaduais, localizado no Espaço Institucional, no piso superior do Bloco Interestadual. Atende no horário comercial. Fone (41)3320-3024.
• Departamento de Estradas de Rodagem – Paraná (DER-PR) - Responsável pela fiscalização da concessão das linhas intermunicipais, localizado no Espaço Institucional, no piso superior do Bloco Interestadual. Atende no horário comercial. Telefone (41)3320-3040.
• Polícia Militar do Paraná – Atende 24 horas por dia no Espaço Institucional, que fica no piso superior do bloco interestadual.
• Caixas automáticos bancários - O terminal rodoviário dispõe de caixas automáticos do Banco Itaú e Banco 24 Horas, localizados no piso térreo, na extremidade do Bloco Interestadual, próximo a Avenida Presidente Affonso Camargo.
• Estacionamentos -  O terminal conta com dois parques de estacionamentos concessionados à ESTAPAR,  sendo: Estacionamento com Acesso ao Bloco Interestadual: com vagas comuns e  vagas especiais  para pessoas com deficiência e  para idosos). Estacionamento 24 horas. E estacionamento com  Acesso ao Bloco Estadual: com vagas comuns e  vagas especiais ( para pessoas com deficiência e  para idosos). Funcionamento: das 6h às 23h30. Preços: Até 30 (trinta) minutos: R$ 4,00 (quatro reais);  1ª hora: R$ 5,00 (cinco reais); Fração de 15 (quinze) minutos: R$ 1,25 (um real e vinte e cinco centavos), após a 1ª hora; Diária (a partir da 5ª hora): R$ 20,00 (vinte reais).
• Informações – Fiscais e atendentes da Urbs, empresa que administra a rodoviária, identificados por coletes, prestam todas as informações necessárias para quem chega ao terminal. Além disso, faixas ebanners informam os locais para compra de passagens, de embarque e demais serviços.
• Desembarques – Por causa do intenso movimento na rodoviária e região, se for de carro, desembarque rapidamente e não demore nas despedidas. Chegue ao terminal com bastante antecedência, evitando atraso de embarque. Quem chega de viagem  Curitiba, de ônibus, desembarca nas cinco últimas plataformas da face oeste, perto do rio Belém, onde existe área própria para recepção dos viajantes.
• Embarques – Ao embarcar no ônibus, tenha em mãos o bilhete de passagem, documento de identidade original, com foto, e cartão de identificação previamente preenchido. Atenção para os documentos exigidos quando houver crianças viajando. A apresentação da documentação ou autorização é obrigatória. Se não existir, a viagem não é permitida, o que pode gerar a perda da passagem e frustração da criança e da família.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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