Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 2 de novembro de 2013

Sergipe - Jackson Barreto entrega ônibus escolar em Gararu na tarde desta sexta-feira

01/11/2013






O governador em exercício, Jackson Barreto, fará nesta sexta-feira, 1º, às 16h, a entrega de mais um ônibus escolar. Desta vez, o município contemplado é Gararu, que receberá um veículo moderno e seguro para transportar até as unidades de ensino alunos que vivem em povoados. Essa é a terceira entrega de ônibus feita pelo Governo de Sergipe. No mês de outubro foram entregues 40 veículos, atendendo à demanda de 31 municípios.

Os ônibus, que fazem parte do Programa Caminho da Escola, foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC), fruto de uma parceria entre o Governo Federal e Governo Estadual, para aquisição de 75 veículos.

A primeira entrega ocorreu em Propriá, no dia 18 de outubro, onde foram contemplados com os novos ônibus os seguintes municípios: Amparo do São Francisco, Aquidabã, Carmópolis, Cedro de São João, Cumbe, Japoatã, Japaratuba, Malhada dos Bois, Maruim, Muribeca, Nossa Senhora de Lourdes, Neópolis, Pacatuba, Propriá e Santo Amaro das Brotas.

A segunda entrega foi feita no último dia 25 de outubro, na cidade de Estância. Foram contemplados com os ônibus escolares os municípios de Arauá, Boquim, Campo do Brito, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga d´Ajuda, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, São Domingos, São Cristóvão, Tobias Barreto e Tomar do Geru.

Considerado um transporte de grande porte, ele tem 59 assentos, um dos quais é específico para cadeirante; utiliza um chassi com suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o acesso a lugares acidentados. O veículo é indicado para o uso em estradas de terra, em condições severas de piso e relevo. São adaptados para o uso de pessoas com deficiência e tem porta largas com plataforma móvel para o uso de cadeirantes.

Os veículos apresentam ainda  itens especiais como equipamentos de acessibilidade, GPS e vidros temperados. Em sua parte interna dispõe de duas lixeiras, porta-pacote e redes nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, lembrou que a distribuição dos veículos é a continuidade de uma ação do governo Marcelo Déda, a qual foi iniciada em seu primeiro mandato. "Na ocasião entregamos 150 ônibus a escolas de municípios sergipanos. Agora, numa ação conjunta com o Governo Federal, também adquirimos mais 75 veículos que serão distribuídos ao longo deste ano", declarou Belivaldo. Os investimentos foram de R$ 18,5 milhões.

Caminho da Escola

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O Governo Federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

O programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Fonte: Governo de Sergipe/Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário