Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sábado, 2 de novembro de 2013

São José dos Campos - Divulgado balanço do primeiro mês de fiscalização nos corredores de ônibus

29/10/2013

Imagem mostra ônibus trafegando em faixa exclusiva no centro de São José
Os corredores foram implantados em 27 de julho com o objetivo de 
reduzir o tempo de viagem dos usuários do transporte coletivo


Durante o primeiro mês de fiscalização, foram registradas 1.220 infrações cometidas por motoristas nas faixas exclusivas nos corredores de ônibus da região central de São José dos Campos. A multa para quem desrespeita as faixas exclusivas é de R$ 85,13, considerada infração média e punida com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As principais irregularidades foram transitar pelo corredor sem mudar de faixa ou acessar um imóvel, permanecer na via exclusiva sem fazer conversão e utilizar o corredor de ônibus para ultrapassar fila de veículos. Em outubro, o número de infrações tem apresentado queda, indicando que os motoristas estão respeitando ainda mais os corredores de ônibus.
O monitoramento foi iniciado no dia 16 de setembro, após uma campanha de orientação aos condutores com mensagens nas vias, no rádio e TV, além de abordagem educativa nas ruas. Os corredores foram implantados em 27 de julho com o objetivo de reduzir o tempo de viagem dos usuários do transporte coletivo.
O maior número de infrações por desrespeito ao espaço do transporte coletivo foi na Avenida Adhemar de Barros, onde ocorreram 65% das multas. Na Avenida João Guilhermino, o número de multas representou 15% em relação ao total das irregularidades praticadas nos corredores.
A fiscalização é feita por agentes de trânsito diariamente em sistema de rodízio. Em algumas vias, onde há maior circulação de veículos, o monitoramento foi intensificado com agentes em pontos fixos, como é o caso das avenidas Adhemar de Barros, José Longo, São José e João Guilhermino.
De acordo a Secretaria de Transportes, por ter faixa exclusiva no centro da via, e não à direita, como nas demais, a Adhemar de Barros exigiu mais atenção dos motoristas, que estão se adaptando gradualmente ao sistema. Já nas avenidas São José e João Guilhermino, devido aos comboios de ônibus, a faixa exclusiva é evitada naturalmente pelos condutores.
A orientação sobre a necessidade de respeitar os corredores de ônibus está sendo reforçada com folders que apresentam o traçado das vias e as normas a serem seguidas, além de abordagens educativas nas ruas e informações no site da Prefeitura (confira vídeo acima).
O objetivo é garantir a eficácia do sistema de corredores de ônibus e da prioridade do transporte público, para dar mais agilidade às viagens de quem utiliza o sistema. 

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos
confira vídeo  no link abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário