Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

EMTU/SP participa da Agenda Metropolitana no ABC


25/10/2013

A EMTU/SP esteve na apresentação da Agenda Metropolitana do Governo do Estado realizada nesta quinta (24/10), em São Caetano, com a presença do Governador Geraldo Alckmin, quando foram anunciados investimentos de R$ 5,4 bilhões para a região em programas destinados às áreas de transporte, educação, segurança pública, habitação, turismo e esportes. 
A EMTU/SP participou do evento com a exposição de um ônibus superarticulado, parte da frota de 50 veículos novos ( 20 trólebus zero quilômetro e mais 30 ônibus superarticulados)  que operam no Corredor ABD em substituição aos veículos  mais antigos. Quatro banners foram instalados no saguão do teatro com os temas:  Acessibilidade nos Terminais, Eletrificação e Repotencialização, Renovação da Frota do Corredor ABD e Cartão Bom nas estações.
Em seu discurso, o Governador  falou sobre  as melhorias que a EMTU vem realizando no transporte metropolitano e  ressaltou “a população agora terá ônibus-escritórios” ao se referir ao sistema wireless e tomadas internas para carregamento de celulares, notebooks etc, dentro dos novos ônibus.
Além do Secretário Jurandir Fernandes e do presidente Joaquim Lopes,  acompanharam a apresentação o gerente da Regional São Paulo João Jorge, o Chefe de Departamento de Fiscalização Wilton Isipon, e Fabrício Braga, diretor da concessionária Metra, além de técnicos das duas empresas. 
NOVA FROTA DE TRÓLEBUS E ÔNIBUS SUPERARTICULADOS
A Concessionária Metra, que opera o Corredor Metropolitano ABD, incluiu 20 trólebus zero quilômetro e mais 30 ônibus superarticulados para substituir o veículos  mais antigos que estavam em circulação. Todos os veículos novos, de maior capacidade de transporte, estão em operação desde julho de 2013.
Os novos trólebus de 18 metros de comprimento substituíram os de 12 metros, propiciando mais oferta de lugares. São veículos de última geração que contam com modernas inovações tecnológicas como motor e inversor refrigerados a água, que deixa o sistema de tração muito mais leve e compacto.
A vedação mais resistente utilizada no motor permite que o veículo passe por trechos de enchente e o sistema autônomo de baterias viabiliza a operação sem o ônibus elétrico estar conectado à rede aérea, portanto com menor possibilidade de interrupção da operação por falta de energia, por exemplo.
Os superarticulados de 23 metros substituíram os ônibus 18 metros. São veículos de última geração e tecnologia de ponta, com piso Low-entry (piso baixo), ar condicionado, motor Euro 5 que emite menos poluentes que os convencionais e suspensão pneumática. Possuem com ar condicionado e são silenciosos, além de contar com  tomadas internas de uso do passageiro para carregamento de celulares, notebooks, etc. O investimento na renovação da frota do Corredor Metropolitano ABD foi de  R$ 62 milhões. A Concessionária Metra transporta em torno de 5,5 milhões de passageiros por mês e os novos veículos transportam mais de 50% desses usuários.  
 
Inclusão de ônibus novos e seminovos no Corredor ABD desde o início da gestão

Inclusão Veículos Corredor ABD
2011
2012
até ago-2013
Total Geral
Usado
9
4
2
15
Zero
26
11
52
89
Total
35
15
54
104


Fonte: EMTU

Nenhum comentário:

Postar um comentário