Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DF - Plano Piloto e Varjão recebem novos ônibus neste sábado

Sexta, 08 Novembro 2013 09:46

Plano Piloto e Varjão recebem novos ônibus neste sábado
Foto:Divulgação

Do DFTrans


Cidades receberão 40 veículos, distribuídos em 14 linhas; GDF já entregou 540 coletivos
BRASÍLIA (8/11/13) - Mais 40 ônibus zero quilômetro da Viação Piracicabana começam a circular amanhã (9), em 14 linhas que atendem o Varjão e o Plano Piloto. Com essa entrega, chegam a 540 os veículos da nova frota do Distrito Federal, que deve ser completamente renovada até o final deste ano.

Nesse primeiro momento, haverá somente a substituição de veículos nessas 14 linhas, que, anteriormente, eram operadas pelas empresas Pioneira e Planeta. "Não haverá, por enquanto, alteração de horário ou itinerário. As mudanças ocorrerão somente quando os coletivos novos chegarem a todas as bacias", adiantou o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.

A Piracicabana, que serve as regiões da Bacia 1, já havia disponibilizado 87 coletivos em Planaltina. A empresa colocará mais 330 ônibus em circulação para atender também os moradores de Sobradinho 1 e 2, Cruzeiro, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal .

Nos novos coletivos, os passageiros podem realizar - em um período de até duas horas no mesmo sentido - três viagens (com dois transbordos), pagando uma única passagem. Os veículos fazem integração com os ônibus da TCB, com os novos carros das demais bacias, além do Metrô.

Os carros da Piracicabana têm a cor vermelha e são equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, visores eletrônicos de itinerários, vidros fumê (para diminuir a incidência de luz solar), entre outros itens de segurança e conforto.

Os veículos também têm rampas e elevadores para facilitar o acesso de usuários cadeirantes ou com dificuldades de locomoção, que disporão de lugares especiais em assentos e espaços adaptados às suas necessidades.

RENOVAÇÃO – A previsão é de que, até dezembro, outras duas empresas passem a operar no Distrito Federal: HP-ITA e Marechal, nas bacias 3 e 4, respectivamente. As bacias 2 (Pioneira) e 5 (São José) também começaram a receber os primeiros veículos novos.

"Com a integração total do sistema, faremos os ajustes necessários para oferecer aos usuários um transporte de qualidade, com conforto, segurança e confiabilidade", assegurou o diretor técnico do DFTrans, Lúcio Lima.

As regiões do Paranoá, Itapoã e Cidade Estrutural já contam com a frota totalmente renovada – são 163 carros nas três cidades, além de mais 90 em São Sebastião e 66 que interligam as regiões de Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires.

Relação das Linhas:

136.6
VARJÃO / W3 NORTE - SUL (ESTAÇÃO ASA SUL)
136.7
VARJÃO / L2 NORTE - SUL
136.8
VARJÃO / LAGO NORTE
136.9
VARJÃO /  EIXO NORTE - SUL (ROD. PLANO PILOTO)

0.107
ROD. PLANO PILOTO / W3 - L2 SUL (ESPLANADA)
107.1
ROD. PLANO PILOTO / W3 - L2 SUL
0.114
ROD. PLANO PILOTO /  L2 -W3 SUL
0.136
ROD. PLANO PILOTO / CLUBE DO CONGRESSO
136.0
ROD. PLANO PILOTO / CLUBE DO CONGRESSO (REDE SARAH)
136.1
ROD. PLANO PILOTO / LAGO NORTE (L2 NORTE)
136.2
LAGO NORTE / 716 SUL (W3 SUL)
136.3
EXPRESSO LAGO NORTE
136.4
CLUBE DO CONGRESSO/ ROD. PLANO PILOTO (L2 NORTE - UNB)
136.5
ROD. PLANO PILOTO / L2 NORTE / CLUBE DO CONGRESSO (REDE SARAH)

(J.S*)

Fonte: Agência Brasília - GDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário