Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Trólebus circulam em Santos há 50 anos


Atualizado em: 08 ago 2013 às 05h



A cidade comemora na segunda-feira (12/08/2013) os 50 anos da inauguração dos trólebus no sistema de transporte coletivo. A primeira linha, de número 5, começou a operar em 1963, ligando o Centro à Aparecida. Para celebrar a data, a prefeitura promoverá uma série de atividades na praça Mauá, a partir das 12h, que incluem exposição de fotos antigas, homenagens e viagens gratuitas.
Com imagens cedidas pelo Movimento Respira São Paulo, a mostra fotográfica acontece dentro de um dos trólebus, que permanecerá estacionado até às 17h no ponto final da linha 20. Cinco antigos funcionários e três que ainda atuam no sistema serão homenageados, assim como o pesquisador Jorge Françozo. Ainda como parte da comemoração, a população poderá passear gratuitamente nos trólebus que circulam na linha, que opera entre o Centro e o Gonzaga.
História
No final da década de 1960, Santos contatava com 50 trólebus, que transitavam em uma rede elétrica com 76 km de extensão. Por conta da dificuldade na reposição de peças para os veículos importados, em 1979 a frota municipal estava reduzida a 25 carros em três linhas.
Novos investimentos foram direcionados ao sistema, que ganhou fôlego novamente na década de 1980. No entanto, entre 1994 e 1996, a maior parte das linhas foi desativada. Atualmente, a cidade conta com seis trólebus, que circulam na linha 20. Dois deles foram repaginados na parte externa, recebendo imagens de pontos históricos.

Foto: Rogerio Bomfim





Divulgação e Postagem: João Manoel (Equipe Litoralbus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário