Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

São Paulo - Velocidade dos ônibus cresce 108% em faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul

12/08/2013 17h25


Texto descritivo da imagem

Terceiro trecho das faixas exclusivas no Corredor Norte-Sul foi instalado nesta segunda-feira. Segundo trecho registrou aumento de 108% na velocidade dos ônibus
Atualizada às 17h30
A velocidade dos ônibus aumentou 108% na segunda etapa da faixa exclusiva do Corredor Norte-Sul, de acordo com dados da CET coletados de 5 a 9 de agosto. O melhor desempenho da velocidade foi registrado no sentido Centro, no período da tarde, no qual passou de 13,23 Km/h para 27,50 Km/h.


Na manhã, a velocidade teve um ganho de até 47 %. Já no entrepico, o aumento da velocidade dos ônibus chegou a 84%. O segundo trecho do Eixo Norte-Sul vai do Túnel João Paulo II (mais conhecido como Túnel do Anhangabaú) e passa pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Prof. Ascendino Reis, Moreira Guimarães e Washington Luís, até 200 metros após a av. Jornalista Roberto Marinho.

Novo trecho
O terceiro trecho de faixas exclusivas do Corredor Norte-Sul começou a funcionar na manhã de hoje (12), nas avenidas Washington Luís, Interlagos e do Jangadeiro, até a avenida Teotônio Vilela. Com 13 quilômetros de extensão, o horário de funcionamento será das 6h às 22h, assim como os outros trechos. Também na Zona Sul, os ônibus que trafegam pela Indianópolis ganharam uma faixa exclusiva de 2,4 km entre as avenidas Jabaquara e Rubem Berta.

As iniciativas fazem parte da operação ‘Dá Licença Para o Ônibus’, que desde o início do ano, contando a nova pista, já implantou quase 120 km de faixas destinadas para aumentar e velocidade dos ônibus e diminuir o tempo de viagem dos usuários. A meta da Prefeitura é que sejam 220 km até dezembro deste ano.

Na Indianópolis, o trecho de tráfego exclusivo para os coletivos vale de segunda a sexta, das 6h às 9h, no sentido Centro (Ibirapuera), e das 17h às 20h, no sentido Bairro (Jabaquara). Nesta via circulam sete linhas de ônibus, que transportam aproximadamente 66 mil passageiros em um dia útil, no sentido Jabaquara. No sentido contrário (Ibirapuera) são cinco linhas de ônibus, que transportam em média 48 mil passageiros/dia.
Fiscalização
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Para a implantação, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá alterar a sinalização no trecho da nova faixa exclusiva, com a proibição de estacionamento durante o horário de funcionamento da faixa. Ou seja, das 6h às 9h, no sentido Centro (Ibirapuera), e das 17h às 20h no sentido Jabaquara (Bairro).
Com a proibição, quatro pontos de táxi serão remanejados para as vias transversais próximas, no horário de funcionamento da nova faixa. Nos demais horários, os pontos de táxi funcionarão nos pontos originais, localizados na Avenida Indianópolis.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário