Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Santo André coloca 75 novos ônibus adaptados nas ruas

Santo André, 3 de agosto de 2013

Site bx


A partir desta segunda-feira (5), 75 novos ônibus totalmente acessíveis estarão rodando nas ruas da cidade. A nova frota – entregue neste sábado (3) – conta com 50 veículos convencionais e os outros 25 microônibus, todos equipados com elevadores para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física e monitorados via de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Atualmente, a cidade possui 404 ônibus, com a renovação, 201 veículos serão acessíveis.
Além de atender aos padrões e normas de acessibilidade, os novos ônibus possuem maior espaço entre os bancos e assentos preferenciais devidamente demarcados para obesos, gestantes, portadores de deficiência, idosos e pessoas com criança de colo. Os veículos também são menos poluentes, com motores de alta tecnologia que seguem padrões internacionais em vigor no País e reduzem em 80% a emissão de materiais particulados e de 63% de óxidos de nitrogênio. No total, 12 linhas serão atendidas pelos novos ônibus (veja lista abaixo).
Planilha
“Nós sabemos que não vamos parar por aqui, pois é preciso continuar modernizando o sistema. Há ainda outras ações que estão previstas, dentre elas os corredores exclusivos e os compartilhados, que farão com que os ônibus desempenhem uma maior velocidade e um consumo menor, a fim de proporcionar que os cidadãos cheguem aos seus destinos com mais conforte e em melhores condições”, destacou o prefeito de Santo André, Carlos Grana, durante a entrega.

“Nós chegamos em 50% da nossa frota acessível e adaptada o que é uma marca importantíssima. Além disso, já investimos neste ano R$ 8 milhões com o Bilhete Único, mais R$ 25 milhões para a renovação da frota, além de todos os outros processos que estão programados e que vão transformar ainda mais a cidade de Santo André estruturalmente naquele grande desafio de melhorarmos a mobilidade urbana”, frisou o secretário de Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra.
BILHETE ÚNICO - A integração tarifária já é uma realidade na cidade. Desde junho, com o pagamento de apenas uma tarifa, o usuário pode utilizar até três linhas de ônibus para chegar ao seu destino por um período de até 1h30 na ida, nos dias úteis, e de até 2h, aos sábados, domingos e feriados. Pagando outra passagem, válida por igual período, o passageiro pode realizar trajeto de volta utilizando mais de um veículo/linha.
O sistema garante aos usuários redução de gastos com o transporte, além de agilizar o deslocamento, uma vez que não será mais necessário percorrer trechos a pé em busca de economia. O controle biométrico – por meio das digitais – já implementado nas catracas, vai otimizar o sistema de bilhetagem eletrônica, eliminando fraudes, sobretudo aos passageiros que têm direito à gratuidade integral ou parcial, como estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais.
VISTORIA – Ainda na manhã deste sábado (3), o prefeito Carlos Grana e o secretário de Obras realizaram uma breve vistoria nas obras que estão sendo realizadas na ponte localizada na Avenida dos Estados. De acordo com Serra, a visita foi técnica por conta da colocação da base da ponte. “Isso representa que estamos na fase final das obras. A partir da agora, as intervenções serão de adequação no entorno da ponte”, explicou o titular da Pasta.
Mais informações para a imprensa: 
Daniel Betega – dabetega@santoandre.sp.gov.br – (11) 4433-0133
Thiago Krauss – takrauss@santoandre.sp.gov.br – (11) 4433-0137

Foto: Diego Barros
Fonte: Prefeitura de Santo André

Nenhum comentário:

Postar um comentário