Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Campinas - Greve no transporte público chega ao fim após acordo com empresas

09/08/2013 - 21:25


Os esforços da Prefeitura e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para garantir o direito de ir e vir do cidadão tiveram resultado positivo. Representantes das empresas permissionárias e dos funcionários do transporte coletivo da cidade fizeram acordo para os ônibus voltarem a circular. Este foi o resultado de uma reunião entre as partes, realizada nas garagens das empresas VB1 e VB3 no início desta noite desta sexta-feira, 9 de agosto.

A Emdec conseguiu, ainda, uma liminar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que garante o mínimo de 70% da frota em operação no horário de pico e de 50% nos demais horários, finais de semana e feriados, caso a paralisação continuasse. A pena pelo descumprimento é de R$ 50 mil por dia ao sindicato da categoria. A decisão foi assinada pelo desembargador Nildemar Ramos da Silva.

A empresa acionou, também, a procuradora pública do Trabalho, Ivana Paula Cardoso, do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas, para intermediar e agilizar a solução do impasse entre empresas de ônibus e funcionários. Antes do acordo entre as partes, uma audiência de conciliação já estava marcada para segunda-feira, 12, às 10h30, na sede do MPT, no bairro Alphaville.

De acordo com o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi, as medidas adotadas pela Emdec surtiram efeito positivo. "O bom senso prevaleceu, afinal o atendimento da população é prioritário e emergencial. A cidade deve sempre ser respeitada", disse.

Durante a paralisação, a Emdec realizou autuações por descumprimento de ordem de serviço e aplicará multa de 100 UFCs por viagem não realizada. Não há ainda um levantamento desta ação.


BALANÇO DO DIA

Por volta das 5h30 desta sexta-feira, agentes da Emdec canalizaram a via Lix da Cunha, garantindo uma faixa para o fluxo de veículos. Orientaram os motoristas também a utilizar a Avenida Alberto Sarmento.

Para atender a demanda de usuários pela manhã na região do distrito de Barão Geraldo, a Emdec solicitou a circulação de ônibus extras para transportar usuários entre os terminais Central e Barão Geraldo.

Os agentes da Emdec que não aderiram à greve (iniciada no dia 5 de agosto) ficaram nas regiões das principais vias arteriais bloqueadas para organizar o trânsito e tentar minimizar os transtornos.

Após pedido da Emdec, empresas de ônibus retiram veículos estacionados na região da Avenida João Jorge e recolhem os mesmos para as garagens.

Ao todo, 78 agentes trabalharam no período da manhã e 50 agentes no trabalhar no período da tarde. No período da noite, voltaram a operar 78 agentes.


Quadro de vias mais prejudicadas pelo manifesto:

João Jorge; Prestes Maia; Marginal Piçarrão; Prefeito Faria Lima.
Lix da Cunha; Santa Margarida Maria Lacoque; Alberto Sarmento; Joaquim Vilac; João Batista Martins Ladeira; Barão de Monte Alegre; John Boyd Dunlop; Oswaldo Oscar Barthelsen; Governador Pedro de Toledo; Davi Vicente; Marechal Rondon; Amoreiras; Transamazônica; Padre João Barista de Carvalho.

Andrade Neves; Barão de Itapura; Brasil; Francisco José de Camargo Andrade; Luiz Smânio; Thedureto de Almeida Camargo; Sylvia da Silva Braga (viaduto Dom PedroI).

Salles de Oliveira; Barão de Jaguara; Washington Luis; Angelo Simões; General Carneiro; Álvaro Ribeiro; Saudade; Abolição; Amilcar Alves; Marechal Carmona.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário