Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

São Paulo - Faixa exclusiva de ônibus na Marginal Pinheiros começa a operar






Prefeito Fernando Haddad participou de vistoria técnica na manhã desta segunda-feira na faixa exclusiva na Marginal Pinheiros. Expectativa é de redução no tempo das viagens de ônibus entre 30 e 50 minutos
O primeiro trecho da faixa exclusiva de ônibus na Marginal Pinheiros começou a operar na manhã desta segunda-feira (1º). A via funcionará das 6h às 9h e das 17h às 20h, no sentido Interlagos e no sentido da Rodovia Castelo Branco. O prefeito Fernando Haddad realizou uma vistoria técnica no local, que tem 7,8 quilômetros. A expectativa é que haja redução de 30 a 50 minutos no tempo de viagem dos coletivos.

“Fizemos uma vistoria técnica com o secretário Jilmar Tatto (Transportes), com o pessoal da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da SPTrans porque a ideia é antecipar o cronograma de implantação das faixas exclusivas. Queremos chegar até o fim do ano com 220 quilômetros adicionais de faixas”, afirmou Haddad. O trecho de exclusividade iniciado nesta segunda acelerará a circulação 38 linhas de ônibus que atendem diariamente 393 mil passageiros. A relação completa das linhas beneficiadas está disponível no site da Sptrans.

“Não é justo que o transporte coletivo, que leva dois terços dos trabalhadores, não tenha pelo menos um terço do viário. E também, se melhorar a qualidade, muita gente vai deixar o carro em casa”, defendeu Haddad.

No horário de pico, o trajeto da faixa exclusiva recebe 98 ônibus por hora no sentido Rodovia Castelo Branco e 60 ônibus por hora na direção contrária. “Hoje a velocidade média dos ônibus medida pela CET é de 14km/h. A expectativa é que eles ultrapassem 25km/h”, disse o secretário Jilmar Tatto.

Segundo o secretário, também deverão receber faixas exclusivas as avenidas Doutor Arnaldo, Paulista, Raimundo Pereira de Magalhães, Sapopemba, além do corredor Norte-Sul, que incluirá as avenidas Brás Leme, Prestes Maia, 23 de maio, Rubem Berta, Washington Luis e Interlagos, até o Largo do Rio Bonito.

Atualmente, o sistema está em operação assistida para avaliação dos técnicos. Neste primeiro momento, a CET fará um trabalho de orientação, com ênfase educativa, sem registro de autuações. A fiscalização será iniciada quando os usuários estiverem adaptados e será informada por meio de faixas de vinil a serem colocadas no viário.

A fiscalização das faixas exclusivas será feita por meio de radares e agentes da CET. Para reforçar o controle, 705 agentes da Sptrans receberam autorização para fiscalizar os veículos que desrespeitarem o espaço reservado para ônibus.

A Prefeitura planeja ampliar a faixa exclusiva na Marginal Pinheiros para dois novos trechos. O primeiro está previsto para o dia 8 de julho e tem trajeto entre as avenidas Alcides Sangirardi, Marginal do Rio Pinheiros e Major Sylvio de Magalhães Padilha (pista local da Marginal), sentido Interlagos, da Ponte Ary Torres até o acesso à av. João Dias, com 5,8 quilômetros de extensão aproximada. O segundo foi planejado para 15 de julho e percorre a av. das Nações Unidas, sentido Castelo Branco, entre a Av. Mário Lopes Leão e a Ponte Ary Torres, com aproximadamente 7,4 quilômetros de extensão.

Corredores
Segundo o prefeito, o Município deve investir R$ 1,7 bilhão em corredores de ônibus por meio de Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade. A parceria com o Governo Federal permitirá a construção de 66 quilômetros de corredores, que aumentarão a velocidade do transporte coletivo na capital.

“A primeira linha de financiamento é em torno de 1,7 bilhão, destinada para os corredores, que nós licitamos este ano segundo as regras do PAC”, afirmou Haddad. “O problema central do transporte é a velocidade dos ônibus. Quanto maior a velocidade, melhor para o usuário e menor é o custo de operação”, defendeu o Prefeito.

Os projetos para a construção dos corredores estão em fase de adjudicação de contratos. Estão em licitação 17 quilômetros na Radial Leste, 14 na avenida Aricanduva, 3,3 nas avenidas Engº Luís Carlos Berrini e Chucri Zaidan, 12,1 no sistema viário que liga Capão Redondo ao Campo Limpo e à Vila Sônia, 14,1 na região de Itaquera e 8 em Santo Amaro. Mais detalhes sobre os trajetos dos corredores estão disponíveis na página eletrônica da Prefeitura.

“O corredor de ônibus é a faixa à esquerda e não tem interferências, somente os cruzamentos semafóricos para travessia dos pedestres. Nosso projeto é fazer a parada pré-embarcada, a prioridade semafórica para o ônibus e colocar computador de bordo para evitar o comboio”, explicou o secretário Jilmar Tatto (Transportes).
Fotos
Créditos: Fábio Arantes/Secom

Foto 1 - Haddad desembarca de ônibus utilizado para vistoria técnica

Foto 2 - Prefeito e secretário Tatto visitam primeiro trecho de faixa exclusiva na Marginal

Foto 3 - Haddad fala sobre investimentos do PAC em corredores de ônibus

Foto 4 - Faixa exclusiva funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h

Foto 5 - A expectativa é que haja uma redução de 30 a 50 minutos no tempo de viagem dos coletivos

Foto 6 - Faixa exclusiva acelerará a circulação 38 linhas de ônibus que atendem diariamente 393 mil passageiros

Foto 7 - Com segregação da faixa, transporte público poderá atingir velocidade de 25km/h

Foto 8 - Novas faixas exclusivas têm 7,8 km de extensão

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário