Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Prefeito apresenta propostas para implementação do Plano Nacional de Mobilidade em São Paulo

08/07/2013 15h24


O prefeito Fernando Haddad apresentou na manhã desta segunda-feira (8), no Ministério do Planejamento, em Brasília, duas propostas com o objetivo de facilitar a implementação do Plano Nacional de Mobilidade na cidade.
O prefeito de São Paulo Fernando Haddad apresentou na manhã desta segunda-feira (8), no Ministério do Planejamento, em Brasília, duas propostas com o objetivo de facilitar a implementação do Plano Nacional de Mobilidade na cidade. Primeiro, ele solicitou que o transporte público de massa tenha um regime diferenciado no que tange ao licenciamento ambiental. “Em outros países funciona assim para metrô, ônibus, monotrilho, ferrovias urbanas e corredores de ônibus. O benefício do transporte público supera a eventual emissão de gases por veículos particulares”, explicou.

Depois, defendeu a desburocratização do processo de desapropriação de imóveis como forma de dar agilidade, sobretudo, na construção dos corredores para o transporte público. “É fundamental atualizar o decreto para ganhar agilidade; desta forma, as cidades se apropriam da valorização inerente às melhorias”, concluiu.

Haddad esteve hoje pela manhã em Brasília, com o governador Geraldo Alckmin, para tratar do repasse de verbas do PAC da mobilidade para a cidade de São Paulo e região metropolitana.

Corredores exclusivos
O prefeito Fernando Haddad disse hoje de manhã em Brasília, em audiência com a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, e o ministro Aguinaldo Ribeiro, das Cidades, que pretende iniciar o processo de construção de 230 quilômetros de corredores exclusivos para o transporte público coletivo em São Paulo. Destes, 150 quilômetros serão entregues até 2016, 66 estão licitados e 30 serão licitados nesta semana. Os demais já estão com projeto funcional apresentado e deverão ser licitados entre setembro e outubro. “Todas as obras estarão contratadas no início de 2014”, explicou o prefeito.

Os valores envolvidos chegam à cifra de R$6,5 bilhões e incluem corredores na zona sul e na zona leste.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário