Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Porto Alegre - Bilhetagem eletrônica nos lotações já funciona na Capital


01/07/2013 11:29:00

Foto: Lucas Barroso/Divulgação PMPA
Novo sistema começou a ser utilizado nos 12 veículos da Linha Menino Deus
Novo sistema começou a ser utilizado nos 12 veículos da Linha Menino Deus
Entrou em funcionamento, na manhã desta segunda-feira, 1º, a utilização do TRI  Passe Antecipado no sistema de lotações da Capital, numa ação integrada entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL) e Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP). A bilhetagem eletrônica começou pelos 12 veículos da Linha Menino Deus, com trajeto entre a Correa Lima, Morro Santa Teresa, e a Borges de Medeiros. O processo é idêntico aos ônibus, usado na Capital há mais de cinco anos. Até o final deste mês, o sistema estará implantado nos 403 veículos das 29 linhas em operação na cidade.
 
Não serão aceitos os créditos do Vale-Transporte, TRI Escolar e isentos. O pagamento da passagem será na entrada do veículo e não mais na saída. O Diretor-Presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que a bilhetagem eletrônica ampliará a segurança dos passageiros, com mais praticidade ao sistema de transporte seletivo: “Os motoristas e passageiros não precisarão mais lidar com dinheiro. É um passo a mais no processo de qualificação do transporte coletivo da cidade”, afirmou.
 
Como fazer o Cartão TRI Passe Antecipado
 
 A Passagem Antecipada destina-se ao usuário comum. É uma passagem de valor integral da tarifa. Mas se você possui um cartão Escolar, ou Vale-Transporte, pode colocar créditos de Passagem Antecipada no seu TRI. Assim, não é necessário adquirir um novo cartão. 
 
 O cartão de Passagem Antecipada e o de Vale-Transporte é o mesmo: há o nome e o CPF do usuário e não possui foto. Este cartão não é intransferível, sendo possível que outra pessoa, além do titular, o utilize.
 
Como se Cadastrar
 
 Se você ainda não tem um cartão TRI, pode fazer o cadastro para solicitação do cartão de Passagem Antecipada. Basta levar o seu CPF, carteira de identidade e um comprovante de residência em algum dos seguintes locais:
 
- Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. 
- ATP, na av. Protásio Alves, 3885 – Petrópolis, de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min.
- Posto Integrado Terminal Triângulo, na Av. Assis Brasil – Terminal Triângulo, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
- no Posto Móvel da ATP.
 
Outras informações no Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, fone (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda à sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou pelo FalaPoa fone 156.

Texto de: Cláudio Furtado
Edição de: Manuel Petrik

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário