Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Curitiba - Ônibus Acesso começa a atender em mais quatro regionais

01/07/2013 11:36:00

principal


Começou a funcionar nesta segunda-feira (01) o serviço do ônibus Acesso nas regionais do Cajuru, Bairro Novo, Santa Felicidade e Boa Vista. Até agosto, toda a cidade será atendida pelo serviço, que é destinado a pessoas com deficiência que possuem condições restritas de mobilidade, autonomia ou comportamento. O prefeito Gustavo Fruet acompanhou nesta segunda a ampliação do serviço na Administração Regional Santa Felicidade.
“O Acesso está sendo implantado para diminuir as diferenças”, disse Gustavo Fruet, afirmando que uma das metas do governo é elaborar um novo plano de mobilidade com a participação de diferentes órgãos municipais.
O ônibus Acesso foi criado para levar pessoas com deficiência de suas residências aos serviços de saúde para consulta, exames, habilitação, reabilitação e atendimentos sociassistenciais e, depois, reconduzi-las para casa. O primeiro ônibus começou a funcionar em março, no Pinheirinho, como projeto piloto, e hoje atende 20 pacientes. “Estamos garantindo o direito de ir e vir  das pessoas com deficiência que possuem  alto grau de comprometimento e que não conseguem utilizar os demais meios de transporte coletivos existentes”, explicou Mirella Prosdocimo, secretária da Pessoa com Deficiência.
O ônibus Acesso é um serviço de micro-ônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas e espaço para cão guia. Pega a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até a porta do serviço de que ela precisa e a deixa na porta de casa quando o atendimento tiver terminado.
A presidente da Fundação de Ação Social, Marcia Oleskowski Fruet, disse que a FAS abraçou esta ideia desde o começo. “Sabemos a dificuldade das pessoas ao sair de casa para consultas e exames”, afirmou.
Foi a dificuldade que levou os familiares de Maria Francisca Souza de Gouveia, de 72 anos, moradora da Vista Alegre das Mercês, a procurar o serviço. “Depois que ela teve o Acidente Vascular Cerebral, até ir a fisioterapia ficou difícil. Ela dependia de carona dos sobrinhos, que trabalham e nem sempre estão disponíveis. Agora, com o ônibus, não tem faltado a nenhuma consulta, ou terapia”, disse Ângela Moraes, a cuidadora da idosa.
Podem utilizar o serviço do Acesso pessoas com deficiência residentes em Curitiba que não possuam autonomia relacionada às questões motora, emocional e intelectual para usar os demais meios de transporte coletivo existentes no Município, mesmo quando recebem auxílio de um adulto, e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo.
Os interessados devem fazer o cadastro no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. A utilização do ônibus só será possível se a pessoa com deficiência estiver de posse da Carteirinha do Usuário, tenha solicitado agendamento do serviço e estiver acompanhada de pessoa maior de idade.
Participaram do lançamento do ônibus Avesso o presidente da URBS Roberto Gregório da Silva Junior, o vereador  Cristiano Santos e os administradores regionais Pedro Pelanda (Bairro Novo),  José Ribeiro (Boa Vista) e Maria José Serenato (Santa Felicidade).
Balanço da gestão
Durante o ato de ampliação do Ônibus Acesso, na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, o prefeito Gustavo Fruet fez um balanço do primeiro semestre de sua administração. “Este é um momento de renovar o compromisso com o diálogo, transparência e ação”, afirmou Fruet, agradecendo a todos os curitibanos pela compreensão e aos funcionários públicos pela parceria.
Fruet lembrou, dentre outras medidas implantadas neste semestre, a contratação de 400 professores para a rede municipal de ensino e dos 300 novos profissionais que já estão trabalhando na área da Saúde; a implantação do Instituto da Mulher, no Bairro Novo; as oito unidades de saúde que estão atendendo até as 22 horas e os três Centros de Atendimento Psicossocial que ficam abertos até a meia noite.
Na área da assistência social, o prefeito salientou o trabalho que vem sendo realizado com a população moradora de rua, os idosos e os abrigos para crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social.  Falou, ainda, sobre a diminuição da tarifa do transporte coletivo, que a partir de hoje (01) passou a ser de R$2,70. “Conseguimos esta redução com a colaboração da Câmara Municipal, que destinou R$ 10 milhões do seu orçamento, com o aumento da fiscalização do ISS devido pelas empresas do transporte coletivo, e pela redução de ações de comunicação relacionadas à Copa do Mundo em Curitiba. Faremos tudo para que a Copa em nossa cidade seja maravilhosa”, disse Fruet.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário