Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Curitiba - Urbs tem novos diretores de Transporte e Urbanização

08/05/2013 11:27:00


A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) tem dois novos diretores. Em reunião na manhã desta quarta-feira (8), o Conselho de Administração da empresa elegeu o novo diretor de Transporte, Rodrigo Binotto Grevetti; e a diretora de Urbanização, Denise Terezinha Sella. A mudança é mais um passo no processo de reestruturação do órgão, que vai gerar uma economia de R$ 3 milhões ao ano. A reestruturação inclui a extinção da diretoria Jurídica e a transformação da diretoria de Planejamento e Desenvolvimento em diretoria de Urbanização, já aprovadas pelo Conselho há duas semanas.
O objetivo, explica o presidente da empresa, Roberto Gregório da Silva Junior, é promover uma readequação nos cargos e funções, buscando a redução de custos e a melhoria dos serviços prestados, o que inclui o transporte coletivo. Deste processo faz parte também a redução no número de cargos de gerência, o que será feito na sequência, a partir da posse dos novos diretores. Além de gerenciar o transporte coletivo, a Urbs é responsável também pelo gerenciamento do transporte comercial na cidade e dos equipamentos públicos municipais de uso comercial.
Novos diretores
Rodrigo Binotto Grevetti é advogado, funcionário de carreira da Urbs, na qual exerceu a função de diretor jurídico. Denise Terezinha Sella é advogada de carreira do Estado, atualmente à disposição do Município. Já teve atuação em várias áreas, entre elas o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec).
Fazem parte do Conselho de Administração da Urbs representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Secretaria Municipal de Finanças, Câmara Municipal e Urbs. Também integram o Conselho um representante do acionista majoritário, que é a Prefeitura; e um representante dos acionistas minoritários, que é o Instituto de Engenharia do Paraná.
Urbs
A Urbanização de Curitiba S/A foi criada há 50 anos para administrar Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC), destinado à época, ao desenvolvimento de obras de infraestrutura, equipamentos urbanos, pavimentação, iluminação, saneamento e paisagismo.
A partir da década de 80 a atuação da empresa foi direcionada para o gerenciamento do transporte e de equipamentos públicos municipais de uso comercial. A partir de então o FUC passou a ser exclusivo do transporte coletivo.
Além do transporte coletivo a empresa é responsável pela organização do transporte comercial – táxis, transporte escolar, vans de fretamento e motofrete.
Na área de equipamentos públicos a Urbs atua na instalação e ocupação de bancas de revistas, quiosques de flores, lanches, cafés, etc. em logradouros públicos e na ocupação de lojas/espaços comerciais nas Arcadas do Pelourinho e São Francisco, Shopping Popular - Capão Raso, na Rodoferroviária, no Centro Comercial Rui Barbosa e Terminais de Transporte.
A empresa também é responsável pela administração e operação da rodoferroviária, sanitários públicos pagos (Rua da Cidadania da Matriz, Arcadas do Pelourinho, Praça Osório, Terminal Guadalupe e Parque Barigui) e pela administração dos contratos de concessão do centro de exposições do parque Barigui, Rua 24 Horas, mobiliário urbano (abrigos de ônibus, relógios digitais, tótens informativos, etc.) e publicidade em placas de nomenclatura de ruas.
Os serviços prestados pela empresa estão elencados no Guia de Serviços no sitewww.urbs.curitiba.pr.gov.br

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário