sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Novo Blog - Litoralbus 12 - Fotos de ônibus - Atualizado



30/11/2012

Litoralbus12

LitoralBus 12 - Postagens


▼  2012 (75)

Neobus New Road N10


30/11/2012











Confira o Informativo da Assessoria da NEOBUS:



Fotos: Neobus - Divulgação:

Divulgação e Postagem de João Manoel (Equipe Litoralbus)

Mascarello - VICHERAT


Curtiu · há 3 horas 





Empresa: VICHERAT
País: CHILE
Unidades: 03
Modelo: ROMA 370
Chassi: O – 500 RSD 6x2

Fonte: Mascarello

Caio Induscar promove a SIPAT

30/11/2012



A Caio Induscar promoveu, entre os dias 19 e 23 de novembro, a SIPAT (Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho), que contou com uma programação diversificada, e teve como objetivo mostrar a importância da segurança no trabalho para os colaboradores, focando na utilização dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual).

Dentre as ações realizadas, estão as intervenções nos setores fabris para instruir e incentivar sobre a utilização correta dos EPI´s. 

Além disso, durante a semana tiveram, também, gincanas sobre situações de segurança em diferentes momentos do trabalho, que teve uma grande participação dos colaboradores. Foi exposto um vídeo com depoimentos de pessoas que sofreram acidentes de trabalho por atos inseguros e as novas atitudes tomadas para que isso não aconteça mais; também foi realizado um concurso de desenhos para os filhos dos colaboradores, com o tema: Segurança em casa, no trabalho e no trânsito. 

A Caio Induscar, preocupada com a saúde e bem estar dos colaboradores, realiza diversas campanhas e ações durante o ano.

Fonte: Caio Induscar


Sergipe - Edital de licitação do transporte público será relançado

30/11/2012, 16:38h

clique para ampliar
Na próxima semana o edital para licitação do transporte 
público coletivo de Aracaju será relançado 
(Foto: André Moreira)


O Juiz da 12ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Raphael Silva Reis, concedeu liminar, solicitada pela empresa cearense Capital Transporte de Passageiros Ltda, exigindo da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) o cumprimento do prazo de 45 dias entre a publicação do edital de licitação do transporte público coletivo de Aracaju e a entrega de envelopes por parte das empresas interessadas em concorrer à licitação contendo suas propostas. Cumprindo a determinação da Justiça a SMTT irá republicar na próxima semana o edital de Transporte Público, recomeçando assim o processo licitatório.
Licitação
Em 2011, o Ministério Público do Estado de Sergipe solicitou que o município de Aracaju, por meio da SMTT, realizasse a licitação do transporte público coletivo. À época, o órgão municipal conseguiu um prazo para planejar e elaborar o edital contendo os marcos que deveriam ser seguido pelas empresas interessadas em prestar o serviço.
Em abril deste ano o edital foi lançado dando início ao processo licitatório. Em junho o Tribunal de Contas de Sergipe pediu a suspensão do processo licitatório, alegando haver erros no edital. No início do mês de novembro o Ministério Público do Estado de Sergipe demonstrou que o Tribunal de Contas não tinha poder para proibir a licitação, que o edital não continha erros e que o certame deveria ser retomado.
No último dia 13 de novembro, o juiz da 12ª Vara Cível concedeu liminar determinando para SMTT o prazo de cinco dias para que fosse dado prosseguimento regular a licitação. De acordo com a advogada da SMTT, Walesca Cunha, a data para o recebimento dos envelopes já tinha sido marcada.
“Cumprindo a ordem judicial publicamos um edital e marcamos a data para o recebimento dos envelopes, que seria no dia três de dezembro de 2012. Em junho, quando o edital foi suspenso, já tínhamos cumprido os prazos exigido por lei e todo o procedimento também exigido por lei, anteriores a entrega de envelopes, que faz parte da etapa final da licitação, ou seja, já estávamos finalizando o processo”, destaca.
A advogada explica ainda que o processo licitatório continuou de onde havia parado.  “Demos prosseguimento a licitação do ponto em que ela havia parado em junho, demos um prazo de dez dias para que as empresas nos entregassem os envelopes contendo suas propostas. Ontem, dia 29, a empresa cearense Capital Transporte de Passageiros, que não participou da primeira fase da licitação, que aconteceu antes da suspensão da licitação, ingressou na Justiça com pedido de liminar para que fosse cumprido o prazo de 45 dias entre a publicação do edital e a data da entrega dos envelopes. Por tanto, a SMTT irá cumprir o que foi determinado pela Justiça, relançaremos pela segunda vez os edital e daremos o prazo de 45 dias”, esclarece.

Fonte: Prefeitura de Aracaju

Recife - CTTU amplia número de veículos de linhas do Transporte Complementar


30.11.12 - 15h37



Neste sábado (1º), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano Recife (CTTU) amplia o número de veículos de cinco linhas do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros STCP/Recife. Cada uma das linhas especiais será reforçada com um veículo, garantindo maior capacidade de transportar os usuários. A medida faz parte do 2º Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2012/2013, lançado em julho pelo prefeito João da Costa.

As linhas que receberão a inclusão dos veículos são do tipo interbairro, nas quais os passageiros pagam a tarifa referente ao anel A (R$ 2,15). Em média, as cinco linhas contempladas transportam 900 mil pessoas por mês. “A ampliação vai proporcionar maior qualidade no serviço e conforto no atendimento aos usuários que utilizam diariamente o transporte complementar. Com isso vamos ampliar em 10% a nossa capacidade de transportar os passageiros”, explica o diretor de Transportes da CTTU, Carlos Augusto Elias.

A ação foi tomada com base em estudos técnicos da Companhia que identificaram as necessidades. Moradores de diferentes bairros e localidades da cidade serão beneficiados, como San Martin, Jardim Uchoa, Dois Unidos, Torre, Campo Grande, Afogados, Boa Viagem, entre outras. Todos os veículos são adaptados para pessoas com deficiência.

Transporte Complementar – O STCP/Recife é formado por dois tipos de linhas: alimentadoras e interbairros. Com caráter social, as alimentadoras transportam gratuitamente as pessoas que moram em áreas de difícil acesso até localidades onde circulam veículos de transporte público de passageiros (ônibus, metrô). Todos os veículos são rastreados via satélite, através do sistema GPS e as sete linhas interbairros possuem a bilhetagem eletrônica do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).

Confira as linhas, número de veículos e de viagens:

301 – San Martin/Boa Viagem
Passa de 14 para 15 veículos e de 98 para 105 viagens

205 – Jardim Uchoa/ Boa Viagem
Passa de 15 para 16 veículos e de 105 para 112 viagens

108 – Dois Unidos/ Torre
Passa de 14 para 15 veículos e de 98 para 105 viagens

104 – Casseterita/ Casa Amarela/ Jaqueira
Passa de 12 para 13 veículos e de 96 para 104 viagens

110 – Campo Grande/ Afogados
Passa de 16 para 17 veículos e de 116 para 123 viagens

Fonte: Prefeitura do Recife



Cuiabá - Pantanal Transportes renova a frota com 70 ônibus que poluem 85% menos

30/11/2012 - 10:35

SUGESTÃO DE PAUTA: Pantanal Transportes renova a frota com 70 ônibus que poluem 85% menos


A Empresa Pantanal Transportes Urbanos, que integra o sistema de transporte coletivo de Cuiabá, anuncia a renovação da frota com a aquisição de 70 ônibus zero quilômetro, que já começam a operar no mês de dezembro. 
O prefeito Francisco Galindo fará uma visita à empresa, às 9h00 da manhã deste sábado (01-12), para conhecer os novos veículos. Um desfile será feito pelas ruas da cidade para apresentar os coletivos aos cuiabanos. 
A Pantanal Transportes fica na Avenida José Estevão Torquato, nº 1345, bairro Jardim Vitória. 
Os 70 novos ônibus são equipados com motor Euro 5, que possibilita a utilização do diesel S50. Esse combustível reduz a emissão do dióxido de enxofre garantindo menor emissão de fumaça, contribuindo com a melhoria no meio ambiente. Os novos carros possuem um tanque que leva no interior um reagente químico, capaz de reduzir em até 85% a poluição da atmosfera causada pela queima de combustível. 
Os carros possuem carroceria Marcopolo Torino, ano de fabricação 2012, modelo 2013. Todos os veículos têm total acessibilidade, conforme as normas do Conselho Nacional de Transito (Contran), garantindo, assim, um transporte com mais qualidade, moderno e seguro à população. 
Os veículos contam com elevador para deficientes físicos, cadeiras especiais para idosos, grávidas e obesos. Contam ainda com motores eletrônicos (quatro cilindros), saídas de emergência (inclusive no teto), bancos revestidos para passageiros, poltronas com adaptação ergonômica para motoristas e cobradores. A fim de garantir a segurança, os veículos possuem câmeras. 
Os novos veículos serão distribuídos entre as 45 linhas nas quais a empresa Pantanal Transportes opera em Cuiabá, atendendo principalmente a região do Grande CPA. 
No ano passado a Pantanal Transportes renovou a frota com outros 25 novos ônibus. A Empresa faz parte do programa Despoluir, da Confederação Nacional de Transportes (CNT), que incentiva o uso racional dos combustíveis sem alterar o desempenho dos veículos transportadores.
Fonte:  Secom Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá
http://www.cuiaba.mt.gov.br/noticias?id=6165

Cuiabá - Biblioteca Itinerante visita Emeb Irmã Maria Betty S. Pires

30/11/2012 - 16:28

Biblioteca Itinerante visita Emeb Irmã Maria Betty S. Pires


A Biblioteca Itinerante da Secretaria Municipal de Educação (SME) esteve durante todo o dia de hoje (30/11) na Escola Municipal de Ensino Básico Irmã Maria Betty S. Pires, oferecendo um mundo de oportunidades de leitura para os mais de 350 alunos da unidade escolar do bairro Novo Mato Grosso. A Emeb desenvolveu durante os últimos meses um trabalho especial envolvendo a leitura, concluindo com a presença do ônibus biblioteca.
Para a coordenadora da Emeb Irmã Maria Betty, professora Maria Aparecida, a leitura tem gerado um resultado muito positivo na aprendizagem dos alunos, que passaram a se concentrar melhor durante o dia-a-dia escolar.
“Nos últimos seis meses realizamos várias atividades com a leitura com nossos alunos e o resultado é muito maior do que esperávamos. Ontem (29) foi o nosso Dia D da leitura e os trabalhos dos alunos provam que ler é talvez a ferramenta mais importante no processo de construção do conhecimento”, disse Maria Aparecida.
A coordenadora afirmou que a ideia de trazer a Biblioteca Itinerante coroou com chave de ouro todo o trabalho realizado dentro de sala de aula, ampliando o aprendizado dos alunos.
O ônibus foi reinaugurado neste mês de novembro e está equipado com TV, DVD e notebook com internet móvel, toldo para proporcionar atividades externas com maior conforto as crianças, leitores e visitantes, além de um acervo de aproximadamente 3.000 exemplares de livros, revistas e gibis, além de obras de escritores mato-grossenses. O ambiente conta ainda com fantasias de personagens da literatura infantil, mala literária e o baú surpresa, em que a criança imagina e conta sua história.
Saber com Sabor
Além do ônibus, as Bibliotecas Saber com Sabor contam com mais sete unidades espalhadas por diversas regiões da cidade, gerenciados e mantidos pela SME.
O primeiro espaço foi a da Clóvis Cardozo, inaugurada em 2001 pela prefeitura de Cuiabá. As demais estão localizadas nos bairros Santa Isabel, Pedregal, Dom Aquino, Pedra 90, Cidade Verde e Osmar.
Atualmente as unidades contam com terminais de acesso à internet e algumas já estão climatizadas. O acervo chega a 58 mil livros nas áreas de literatura infantil, infanto-juvenil, mato-grossense, clássica e estrangeira, além de revistas, gibis, livros didáticos e dicionários.
Fonte:  Raoni Ricci
Prefeitura de Cuiabá

Investimentos para obras de recuperação e modernização de rodovias em SP são aprovados

Sex, 30/11/12 - 18h29



No pacote, estão previstas intervenções em 316 quilômetros de onze trechos de rodovias ao longo de 27 municípios do estado
O CAF - Corporação Andina de Fomento/ Banco de Desenvolvimento da América Latina aprovou, na última quinta-feira, 27/11, um empréstimo de R$ 420 milhões para um pacote de obras de recuperação e modernização de rodovias paulistas não concedidas. A contrapartida do Governo do Estado de São Paulo é de US$ 85 milhões, e a assinatura dos contratos entre o CAF e o Governo aconteça até março de 2013.

No pacote de obras estão previstas intervenções em 316 quilômetros de onze trechos de rodovias paulistas, ao longo de 27 municípios. As obras fazem parte do projeto de modernização da infraestrutura de transporte, com melhoria na logística e promoção do desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo.

Clique aqui e conheça as obras com licitação em andamento e em licenciamento ambiental

Do Portal do Governo do Estado

EMTU/SP participa da 3ª edição da Virada Inclusiva com o Serviço Especial Ligado


29/11/2012

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP, por meio do Serviço Especial Conveniado Ligado, participará da 3ª edição da "Virada Inclusiva - Participação Plena" no próximo final de semana (01, 02 e 03 de dezembro). A ação, que faz parte da celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 03 de dezembro, é uma iniciativa do Governo do Estado com coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Serão cerca de 800 atividades relacionadas à cultura, esporte e lazer em mais de 80 cidades de São Paulo.
A EMTU/SP e o Ligado irão disponibilizar 93 veículos. Eles partirão com destino aos eventos das 9h às 18h nos dias 01 e 02 (sábado e domingo). O transporte dos usuários aos locais das atividades é gratuito. Confira abaixo  os pontos inicial e final do serviço. .
- Estação da Luz para SESC Bom Retiro
- Estação Consolação para CINESESC
- Estação República para SESC Consolação
- Estação Ipiranga para SESC Ipiranga
- Estação Itaquera para SESC Itaquera
- Estação Pinheiros para SESC Pinheiros
- Estações Barra Funda e Vila Madalena para SESC Pompéia
- Estação Ana Rosa para SESC Vila Mariana

Destaques da programação

 No sábado, 01/12, a abertura será a tradicional Passeata do Movimento Superação que começará às 10h na Praça Oswaldo Cruz, com destino ao MASP.
No domingo, às 9h, o destaque fica para a Bicicletada Inclusiva que fará o trajeto a partir da Praça do Ciclista na Av. Paulista.
No último dia da Virada Inclusiva (segunda-feira 03/12), das 10h às 13h, o bloco Circuito da Barra Funda fará o trajeto do Terminal Barra Funda até a sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina.
Virada Inclusiva

A Virada Inclusiva é um evento que conta com a participação voluntária de artistas e esportistas para a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. É organizada em conjunto por órgãos e instituições da sociedade civil. Este ano, fazem parte da programação shows, oficinas, apresentações e demais formas de expressões artísticas que permitem a participação tanto de quem tem algum tipo de deficiência quanto de quem não tem.
A iniciativa envolve 21 municípios e 41 entidades públicas e privadas do Estado. O objetivo é aumentar a visibilidade e a conscientização em relação à inclusão das pessoas com deficiência, em todos os segmentos da sociedade, exercendo o seu papel como cidadã, conforme previsto na "Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência".
Serviço:
Evento: 3ª Virada Inclusiva do Estado de São Paulo
Data: 01 e 02 de dezembro
Horário: 09 às 18 horas
*Gratuito
Fonte: EMTU