Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Sorocaba - Ônibus do Jovem vai levar informação, lazer e cultura aos sorocabanos




Reportagens SorocabaWebTV
02/07/2012 às 18:14h
Com o objetivo de facilitar o acesso dos jovens aos programas e atividades da Prefeitura de Sorocaba, e ainda levar até eles muita informação, lazer e cultura, o prefeito Vitor Lippi entregou oficialmente o Ônibus do Jovem.
A nova unidade móvel da Prefeitura, que será coordenada pela Secretaria da Juventude (Sejuv), atende a um pedido do Conselho Municipal do Jovem.
Como vai funcionar
A exemplo dos Ônibus da Mulher e do Homem, o Ônibus do Jovem, que também integra o programa Prefeitura Móvel, cumprirá uma agenda pré-definida e vai percorrer os bairros da cidade.
A unidade, equipada com um kit multimídia, com telão e som, poderá ser utilizada para a realização de palestras com temas que interessam aos jovens, exibição de filmes, apresentações musicais etc..
Dentro do ônibus, por meio de parcerias com outras pastas, como a Cultura e Lazer e a Saúde, por exemplo, poderão ser realizadas atividades educativas, de lazer e culturais. No espaço móvel, os jovens também poderão fazer inscrições para os cursos oferecidos no Território Jovem e no Clube do Nais. O Ônibus do Jovem poderá ainda ser utilizado como 'stand' em eventos e servir de transporte para os jovens.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Salvador - Ônibus modelo para a Copa 2014 será apresentado à população

30/07/2012, Gabinete



Trânsito
A população de Salvador conhecerá, na próxima quarta-feira (1º), às 9h30, na Praça Municipal, o modelo de ônibus urbano Viale BRT, que deverá ser adotado em diversas cidades-sedes da Copa do Mundo da Fifa 2014. Fabricado pela Marcopolo, o ônibus é o primeiro veículo brasileiro com sistema de tecnologia e gerenciamento de frota que agrega velocidade, conforto, confiabilidade e segurança.

Um modelo do Viale BRT ficará exposto na praça e também irá percorrer as vias e ruas de Salvador, demonstrando as vantagens e benefícios que este tipo de veículo pode proporcionar à população e ao trânsito.

Segundo o fabricante, o modelo foi desenvolvido para aplicação nos modernos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos. É o mais avançado já produzido no Brasil e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem até 21 metros de comprimento, capacidade para transportar até 145 passageiros e foi concebida com conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.

A concepção do Viale BRT levou em conta características como a redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e tecnologia embarcada. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, adaptados à acessibilidade.

Fonte: Prefeitura de Salvador

Campo Grande - Prefeitura ativa na quinta-feira internet gratuita nos oito terminais de transporte coletivo

 Terça-Feira 31 de Julho de 2012 


Foto:David Majella





Depois de instalar a Internet Morena na Praça Ary Coelho, Feira Central e no Ponto de Integração Avedis Balababuan, o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI) amplia o acesso à internet gratuita para os usuários de transporte coletivo, com a instalação de banda de acesso nos terminais de transbordo General Osório, Bandeirantes, Morenão, Júlio de Castilho, Nova Bahia, Aero Rancho, Guaicurus, e Terminal das Moreninhas. O investimento está estimado em R$ 100 mil, com recursos próprios do Município. A solenidade de ativação da internet sem fio será quinta-feira (02.08), às 9h30, no Terminal General Osório, localizado na avenida Coronel Antonino.
No mesmo instante da solenidade, a internet entra em funcionamento também nos outros sete terminais. Segundo o diretor de Infraestrutura de Tecnologia do IMTI, Cleiton da Silva, o alcance da internet instalada nos oito terminais será de 100 metros. “O objetivo da administração do prefeito Nelson Trad Filho é facilitar o acesso à internet dos usuários de transporte coletivo. Eles terão serviços de visualização de email, acesso às redes sociais. Tudo isto de forma rápida”, argumenta.
Como funciona
Uma00 vez instalados os pontos de acesso nos locais definidos, qualquer dispositivo móvel compatível com Wi-fi (padrões IEEE 802.11 a/b ou g) dentro do raio de alcance receberá o sinal gratuitamente. O usuário poderá se conectar usando smartphones, netbooks, notebooks ou outros dispositivos com capacidade Wi-fi dentro dos padrões acima.
Na primeira conexão na região coberta pelo sinal, o usuário deverá abrir seu navegador e digitar o endereço www.capital.ms.gov.br/internetmorena para que, assim, ele seja direcionado para um formulário de cadastro. Depois de informar seus dados, o usuário receberá uma senha para acesso. A partir de então, o cidadão acessará o sistema com sua senha e login pessoal.
O cadastro dos usuários é uma medida de segurança que visa prevenir o uso da rede de forma indevida e, também, de possíveis crimes virtuais. O serviço garante uma banda de acesso de 20kbps a 100 kbps, a chamada banda social, conforme regulamentação do Programa Nacional de Banda Larga.
Para que o cidadão que utiliza o programa tenha um atendimento eficiente, o IMTI oferece um suporte técnico e de informações através do email helpdesk@imti.capital.ms.gov.br e de segunda à sexta, das 7h às 18h pelo telefone (67) 3314-3333.

Opinião dos usuários
Ao saber que o terminal de transporte coletivo do bairro Nova Bahia vai ser equipado com internet gratuita, o estudante Mateus Medina, 15 anos, comemorou a novidade. “É mais um entretenimento pra gente. Agora, a gente vai passar por aqui e ter a possibilidade de acessar a internet. Muito bom mesmo, ainda mais que tudo é de graça”, elogiou o adolescente.
Para a estudante Neurieli Servim, 17, o investimento tecnológico que a Prefeitura está fazendo é muito importante. “É um trabalho muito bom, principalmente para nós que somos estudantes. Vamos aguardar a chegada do ônibus fazendo pesquisa e navegando pela internet. Gostei desta novidade da Prefeitura”, destacou.
Na opinião da vendedora Dorandina de Castro Camargo, 45, as pessoas vão ficar mais informadas do que acontece em todo o mundo. “A internet é um meio rápido de a gente obter informações. A gente acessa o que quiser e escolhe a noticia que vai ler”, comentou.
Para a dona de casa Ana Lúcia, 33, a internet gratuita nos terminais vai ser importante para todas as faixas etárias, adultos, jovens e crianças. “Quem tiver um celular, vai chegar ao terminal de transporte coletivo e acessar a internet. Gostei da novidade”, comentou.
Fonte/Autor: Emidio Denardi MTB/MS 488

Fonte: Prefeitura de Campo Grande

Maringá - Transporte coletivo: mais ônibus, novas linhas e mais de 22 mil novos lugares por dia

Data: 30/07/2012



Assessoria de Comunicação
 
     O sistema de transporte coletivo urbano de Maringá iniciará o mês de agosto oferecendo mais de 22 mil novos lugares diários, além de duas novas linhas. A maior oferta é decorrência principalmente do aumento do número de ônibus em operação, maior frequência dos ônibus em diversas linhas e extensão de vários itinerários, totalizando mais 69.003 quilometros de percurso da frota por mês.
     “Todas as mudanças resultam de estudos sobre as necessidades de transporte para a população”, assinala Mauro Menegazzo, gerente da Secretaria de Transportes. O engenheiro e equipe se debruçam diariamente sobre pesquisas, mapas de itinerários, estatísticas e reivindicações da população, buscando equacionar da melhor forma possível, rotas e horários do transporte público em Maringá, um serviço cada vez mais solicitado por conta do crescimento do número de passageiros e das complicações do tráfego que se intensifica a cada dia, especialmente nos horários de rush. 
     Para melhorar o transporte urbano de passageiros, os estudos determinaram e entram em operação nos períodos de rush dos dias úteis a partir desta quarta-feira, 1o. de agosto, 12 novos ônibus que proporcionarão 22.880 novos lugares e mais 153 horários de partida do centro para os bairros e outros 133 horários dos bairros para o centro, aumentando a frequência de coletivos para maior conforto da população. 
     As mudanças proporcionarão 11 novos horários para as linhas que ligam o Conjunto Guaiapó ao centro da cidade (880 novos lugares para ida e volta), mais 13 horários para servir os moradores do Conjunto Requião (1040 lugares), mais 24 para o distrito Iguatemi (1920 lugares) que aumentou a população com a recente entrega de novas unidades habitacionais, 16 para o Conjunto São Silvestre (1280 lugares), 19 para o Jardim Bertioga (1520 lugares),  2 para o Conjunto Thaís (160 lugares), 4 para o Conjunto Porto Seguro (320 lugares), 9 para o Conjunto Sol Nascente (1440 lugares), 27 para o Conjunto Cidade Alta via Avenida Brasil (2160 lugares), 29 para o Jardim Olímpico (4480 lugares), 4 para o Jardim São Clemente (320 lugares). 
     Também foram lançadas duas novas linhas. A nova 041 do Jardim Monções, com 32 horários centro-bairro e 31 horarios bairro-centro, totalizando 5040 lugares; a nova linha 721 do Jardim Atenas com 56 horários nos dois sentidos, oferecendo 4480 lugares para passageiros. 
 Para atender a população do Jardim Montreal a frequência da passagem dos ônibus foi diminuída de 45 para 35 minutos, e a linha 414 do Hospital Municipal teve o itinerário estendido até o Jardim Catedral.

Fonte: Prefeitura de Maringá

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Caravana Volvo


 21 de Julho 




Saiu o álbum da carreata que a CVNorte realizou em Belém/PA:







17 de Julho







Registro de quando embarcamos os ônibus da CVNorte em Manaus/AM rumo à Belém/PA:










7 de Julho




O embarque e saída dos ônibus da CVNorte de Porto Velho/RO em direção à Manaus pelo Rio Madeira. Veja o álbum completo aqui:
http://www.flickr.com/photos/caravanavolvo/sets/72157630470603122/


3 de Julho



Bom dia! Os ônibus da CVNorte ficarão expostos na AABB (av dos Holandeses, 08) ao povo de São Luís/MA até às 17h00. Não percam!


27 de Junho 



Estamos saindo do Grêmio Literário e Recreativo Português em direção à São Luís/MA. A #CVNorte agradece a hospitalidade de Belém/PA. Até a próxima! :)


Fonte: Caravana Volvo
http://www.facebook.com/CaravanaVolvo

Volare Escolarbus V6


Volare







Crédito: Julio Soares

Os caminhos são muitos. As opções de Volare também.


Fonte: Volare
http://www.facebook.com/OnibusVolare

LitoralBus 11 - Novo Blog - Fotos de ônibus







Visitantes:

Você já conhece o LitoralBus 11

LitoralBus 11


Inicio 26/07/2012

Em continuação ao Blog Litoralbus 10, acesse e veja as fotos
de ônibus rodoviários e urbanos.

Programa “Arte Nos Terminais” da EMTU/SP faz 15 anos em agosto e apresenta programação especial


27/07/2012


Shows, teatro e exposições para os usuários do transporte metropolitano
 no mês de agosto
 Apresentações musicais, exposições, teatro e dança. Há 15 anos o Programa Arte nos Terminais, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP,  tem os terminais metropolitanos como palco para  manifestações artísticas e em agosto, o mês de aniversário do Programa, a empresa oferece um presente aos usuários com uma programação especial para promover entretenimento, arte e cultura àqueles que utilizam o transporte coletivo em seus deslocamentos.
Neste ano o "Arte nos Terminais" foi estendido para outros terminais da Grande São Paulo, como o Cotia e o recém inaugurado Taboão, em Guarulhos. Desde o ano passado, as pessoas que utilizam o Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira de Campinas  também passaram a contar com exposições e eventos  musicais na volta para casa.
Todas as sextas-feiras do mês de agosto, das 17h30  às 18h30, nos  Terminais do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara), além dos Terminais de Cotia e de Campinas, haverá apresentações de bandas de vários ritmos  como rock, soul music e forró; de teatro com peças que encantam todas gerações;  e exposições que chamam a atenção para a preservação do meio ambiente e para a cultura regional paulista, nas suas mais variadas manifestações.

Programação
MÚSICA EM SÃO PAULO, ABC E CAMPINAS
Black Bee - Terminal Metropolitano Diadema - 03/08/2012
Influenciada pela soul music do fim dos anos 60 e da década de 70, a banda Black Bee irá fazer covers de Tim Maia, Stevie Wonder, Sandra de Sá, Aretha Franklin e muitos outros no Terminal Metropolitano Diadema, na Av. Conceição, nº 7.000, no  Parque Mamede.

Alice Não Dorme - Terminal Metropolitano São Mateus -  10/08/2012
Rock com pitadas de blues e folk e influências que vão de Bob Dylan a Rita Lee. Esta  é a característica do repertório que a banda Alice Não Dorme irá apresentar no Terminal Metropolitano São Mateus, localizado na Av. Adélia Chohfi, nº 100, no Jardim Vera Cruz, em São Paulo.

Banda Balls – Terminal Metropolitano Jabaquara – 17/08/2012
Inspiradas nas bandas do hard rock americano e inglês da década de 70, a banda Balls já participou do Festival Lollapallooza e mostrará sua sonoridade crua e direta para os usuários do Terminal Metropolitano Jabaquara, na Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira (entre a R. dos Comerciários e a R. Nelson Fernandes), em São Paulo.
Bicho de Pé – Terminal Metropolitano Santo André – 24/08/2012
A banda O Bicho de Pé é considerada pelos críticos uma das melhores do forró pé de serra e é conhecida pelos  sucessos “Nosso Xote” e “Moreno”. O grupo se apresentará no Terminal Metropolitano Santo André, que fica na Rua Visconde de Taunay, s/n. º  

A Caçamba de Dona Madalena – Terminal Metropolitano Campinas – 31/08/2012
Difundindo e renovando o samba-rock brasileiro, o grupo A Caçamba de Dona Madalena estará no Terminal Metropolitano de Campinas, que fica na Av. Lix da Cunha, nº 101, no Bairro Bonfim.

        TEATRO EM CAMPINAS
O Centro Cultural Casa de Joana/Cia. São Genésio, em parceria com a EMTU/SP, apresentará dois espetáculos teatrais no Terminal Metropolitano de Campinas. As peças fazem parte da 1ª Mostra de Teatro NaLona com grupos dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.Dia 10/08, sexta-feira, 17 horas

“E toda vez que ele passa vai levando qualquer coisa minha...” -  Espetáculo da Companhia Delirivm Teatro e Dança, de São Simão, São Paulo, conta a história de um grupo de pessoas em uma estação de trem. Entre a espera, cada personagem traz um pouco de sonhos, que são representados nas coreografias. A criação e direção é de Jonas Butoh. Dia18/08, sábado, 14 horas

Estapafúrdias – Com personagens excêntricos, mágicas, malabarismo e música ao vivo, a Cia. Circo Volante, de Sumaré, apresenta um espetáculo que faz a platéia se envolver por completo. Para todas as idades e gerações.

EXPOSIÇÕES EM COTIA  E CAMPINAS

“CRU –  Retrato da Crueldade Humana”
Entre 02/08 a 14/08, o artista Roberto Otaviano, autor da exposição Respiração Artificial,  sucesso em todos os  Terminais Metropolitanos do ABC Paulista, retorna ao Terminal Cotia com a exposição “CRU  - Retrato da Crueldade Humana”, por meio de suas obras feitas com sucatas.  
Guerras, drogas, trânsito e outros temas estarão presentes nas 43 peças que serão expostas na Terminal Metropolitano Cotia,  na Rua Katar Name, nº 151, Vila Mont Serrat - Cotia 

“EXPRESSÕES DO ARTESANATO PAULISTA”
A exposição itinerante “Expressões do Artesanato Paulista, uma parceria entre EMTU/SP e a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades – SUTACO, destaca nas fotografias de Ronaldo Paixão e Kleber Vicente o trabalho de 10 artistas do Estado de São Paulo. Nas obras, elaboradas com técnicas variadas, como o trançado, moldagem, entrelaçamento, recorte, marcenaria, entalhe e pintura artística, é possível identificar traços da regionalidade brasileira e paulista que enfocam religiosidade, história, esporte, folclore, natureza, entre outros. 
Locais:
De 23/08 a 29/08 - Terminal Metropolitano de Campinas - Av. Lix da Cunha, nº 101, Bairro Bonfim - Campinas 
De 30/08 a 05/09 -  Terminal Metropolitano Cotia - Rua Katar Name, nº 151, Vila Mont Serrat - Cotia 

Fonte: EMTU