Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Novos ônibus garantem conforto no transporte de pacientes de Umuarama

28/02/2012



  • Foto  Foto  Foto
  • Foto  Foto
Pacientes de Umuarama que realizam tratamentos de saúde fora da cidade, principalmente em Cascavel, onde funciona o Hospital do Câncer da União Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan), agora terão mais conforto e segurança para o deslocamento. O prefeito Moacir Silva e o secretário municipal de Saúde, José Gonçal-ves Dias Neto, entregaram dois ônibus novos com capacidade para 27 passageiros cada, adquirido.s com recursos do município.
A entrega dos veículos, na manhã desta terça-feira, na sede da Secretaria de Saúde, reuniu o presidente da Câmara, Marcelo Nelli, vereadores, secretários municipais e lideranças da comunidade, que ouviram do prefeito Moacir Silva um breve relato das ações realizadas pela administração no setor.
Adquiridos por cerca de R$ 460 mil, os dois ônibus farão viagens diárias para Cascavel, com saídas durante a madrugada e também pela manhã. Mensalmente, a secretaria transporta cerca de 600 pacientes para diversos tipos de tratamentos, em outros centros médicos.
“Um dos nossos desafios é desenvolver o setor de saúde em Umuarama ao ponto de não precisar mais realizar esses deslocamentos. Para isso, trabalhamos unidos pela conclusão do Hospital do Câncer e pela implantação do Hospital Regional de Umuarama, que é um sonho de décadas. E estamos próximos da realização”, disse Moacir Silva, reforçando a prioridade que o setor tem na atual gestão.
Porém, enquanto isso não é possível, continua o prefeito, “com esses novos ônibus vamos assegurar um transporte mais digno aos nossos pacientes, que já lutam com problemas de saúde e tratamento em outras cidades”, disse. “Um transporte seguro e confortável é uma forma de humanizar a atenção aos doentes, outro grande objetivo desta administração”, completou.
O secretário da Saúde de Umuarama também destacou ações implementadas para corrigir os problemas e melhorar o atendimento prestado à população. “O prefeito Moacir é um grande parceiro da saúde, que permite avanços importantes ao setor e sempre cobra resultados”, acrescentou José Gonçalves Dias Neto. Para Marcelo Nelli, o investimento do município nos ônibus mostra a sensibilidade do prefeito e de sua equipe para amenizar o sofrimento dos pacientes e familiares.

Mais investimentos
O prefeito Moacir Silva também falou sobre projetos para adquirir outros ônibus, pois também é necessário transportar pacientes para Curitiba e outras cidades, novas ambulâncias, reforma e equipamento dos postos de saúde. Confirmou a realização de concurso público para contratação de 26 médicos e dezenas de agentes comunitários de saúde. “Nesta gestão, vamos chegar a 550 novos servidores contratados através de concurso, recuperando o déficit de décadas no quadro de servidores da prefeitura”, explicou.
Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) será construída em convênio com o governo federal, nas proximidades do Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, e está em fase de conclusão a instalação da central reguladora do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – que, com sede em Umuarama, vai gerenciar o atendimento de emergências em 87 municípios do noroeste do Paraná, somando cerca de 1,2 milhão de habitantes.
“Esta central é mais um exemplo da importância que Umuarama vem conquistando nos últimos anos, no cenário regional, fruto de muito trabalho e dedicação da nossa equipe”, concluiu Moacir Silva.

Texto: Eduardo Santos
Fotos: José Anselmo Sabino

Fonte: Prefeitura de Umuarama

Uberlândia - Novos ônibus entram em operação

28/02/2012 17h5




      
O prefeito Odelmo Leão apresenta nesta quarta-feira (29), 10h, no Centro Administrativo Municipal, dez novos ônibus da frota da empresa Sorriso. Os veículos entram em operação no Sistema Integrado de Transportes (SIT) na quinta-feira (1º). Todos são zero quilômetro e com isso a idade média da frota do SIT diminuirá para 2,6 anos; enquanto que antes deles era de 2,71 anos.
De acordo com Divonei Gonçalves, secretário de Trânsito e Transportes, a metragem dos novos veículos é de 13 metros. “Isto garante mais conforto para os usuários. Os ônibus contam com câmeras de videomonitoramento que estão de acordo com a política de monitoramento e de segurança do transporte coletivo urbano da Prefeitura de Uberlândia”, ressaltou. Os veículos possuem também elevadores para pessoas com deficiências e motores ecológicos.
Atualmente o SIT atende uma média de cinco milhões de passageiros por mês. A sua estrutura conta com cinco terminais de ônibus e corredores de ônibus e os usuários contam com benfícios como passagem única por cada viagem. A frota total (operante e reserva) é de 404 veículos e 117 linhas. O SIT opera com as empresas Sorriso (126 veículos operantes), São Miguel (123 veículos operantes) e Turilessa (124 veículos operantes).
As linhas atendidas pelos novos ônibus são:
- A 121 – Cidade Jardim / Terminal Central
- A 122 – Guarani  / Terminal Central
- A 126 – Tocantins  / Terminal Central
- A 128 – Guarani  / Terminal Central (Via Martins)
- A 129 – Tocantins  / Terminal Central (Via Martins)
- I 341 – Planalto  / Terminal Santa Luzia
- T141 – Terminal Planalto  / Terminal Central
- E 141 - Terminal Planalto  / Terminal Central (Expresso)

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Trânsito fica congestionado no Centro de Florianópolis após paralisação dos ônibus

28/02/2012 | 13h13

Paralisação pegou os passageiros de supresa por volta de 11h (Agencia RBS/Guto Kuerten)


A paralisação no transporte coletivo de Florianópolis ao redor do Terminal de Integração do Centro terminou por volta de 12h10min, depois de uma hora. Logo depois que os motoristas e cobradores voltaram a trabalhar, enfrentaram congestionamento nas avenidas Paulo Fontes e Gustavo Richard. Para a tarde, uma nova assembleia está prevista, mas sindicato dos trabalhadores não confirma paralisações.


Pouco antes de chegar ao Ticen, por volta de 11h10min, passageiros contavam que os ônibus paravam e abriam as portas para que todos descessem.


Segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Florianópolis (Sintraturb), duas novas assembleias estão marcadas para às 15h e 19h, e nelas será decidido se haverá novas interrupções no serviço. Segundo eles não é provável, mas não se descarta a possibilidade de mais uma paralisação relâmpago.

Em entrevista à rádio CBN, o diretor de comunicação do Sintraturb Antonio Carlos Martins afirmou que a paralisação é para reivindicar melhores condições de salário, como tempo de intervalo ao fim das rotas, banheiros para uso dos motoristas e cobradores e ônibus em boas condições de uso.


Após a volta ao trabalho, as linhas que passavam ou partiam do Ticen em direção aos bairros também sofreram atrasos. Passageiros que estavam nos terminais da Trindade, da Lagoa, Rio Tavares, Canasvieiras ou Santo Antônio sofreram para esperar a chegada do ônibus.

Entre os mais afetados estavam os estudantes e trabalhadores que iam para casa ou para o trabalho e escola. A apreensão entre os usuários é que uma nova paralisação aconteça e deixe a população sem ter como se locomover na cidade.

Fonte: Diário Catarinense

Ônibus sobe em cima de carro e mata casal na zona sul de São Paulo

iG São Paulo | 28/02/2012 15:29



Após a colisão, ônibus parou em cima do automóvel. Mortos estavam dentro do veículo que ficou prensado


Foto: Diogo Moreira/Futura Press

Um acidente entre um ônibus articulado e um carro matou um casal na tarde desta terça-feira na avenida Vereador José Diniz, no Campo Belo, na zona sul de São Paulo. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a colisão aconteceu pouco antes das 14h. O ônibus atingiu o veículo, um Mitsubishi ASX, que virou e foi arrastado até o canteiro central da avenida. Pelo menos sete viaturas de resgate foram deslocadas para o local.
O homem e a mulher que morreram no acidente estavam do Mitsubishi. Os outros dois feridos estavam no ônibus, tiveram ferimentos leves e foram socorridos para hospitais da região.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a avenida Vereador José Diniz foi interditada, em ambos os sentidos, na altura da rua Demóstenes. Como desvio os veículos que seguem no sentido Bairro devem utilizar as ruas Otávio Tarquínio de Souza, Barão do Triunfo e Vieira de Morais. Já os que seguem no sentido centro devem utilizar as ruas Vieira de Morais, Constantino de Souza e Otávio Tarquínio de Souza. A CET está acompanhando a interdição e orientando os motoristas e usuários da via. 
Fonte: IG


Diadema - Justiça concede liminar e mantém gratuidade da integração até abril

24/02/12


Por Maria Helena Domingues






No dia 23 de fevereiro (quinta-feira), a Justiça concedeu liminar solicitada pelo Ministério Público de Diadema para a manutenção da gratuidade da integração nos terminais Diadema e Piraporinha de transporte coletivo urbano. A decisão, divulgada pela mídia regional, garante o benefício pelo menos até o dia 10 de abril já que, como a EMTU protocolou decisão de finalizar o contrato em 10 de janeiro, teria de dar prazo de três meses para iniciar a cobrança. O Ministério Público pediu abertura de ação civil pública cautelar em 17 de fevereiro, acolhendo ofícios da Prefeitura de Diadema e do Procon do município.

Confira reportagem do Diário do Grande ABC
Com a liminar, a reunião marcada para o dia 27 de fevereiro entre o prefeito de Diadema e representantes do governo estadual foi adiada, a pedido do governo do Estado. A Prefeitura de Diadema aguarda uma nova data para a reunião e mantém sua disposição de evitar o término da integração gratuita nos terminais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano).

A decisão da EMTU de acabar com a gratuidade irá penalizar o bolso dos usuários, que terão de desembolsar, no mínimo, R$1,00 (um real) a mais toda vez que utilizarem a troca do sistema municipal para o intermunicipal.

O prefeito de Diadema reuniu-se em 25 de outubro de 2011com o secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, e o presidente da EMTU, Joaquim Lopes, para tentar demover o Estado da sua decisão. E encaminhou ofício ao governador Geraldo Alckmin pedindo que o Estado mantenha a gratuidade na integração nos terminais Diadema e Piraporinha. Porém, o documento não foi respondido.

No dia 14 de fevereiro foi realizada outra reunião, na Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, em São Paulo, do prefeito com os secretários estaduais de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O objetivo da Prefeitura de Diadema era o mesmo: evitar o término da integração gratuita nos terminais Diadema e Piraporinha da EMTU. Na ocasião, novo encontro ficou marcado para o dia 27 de fevereiro (desmarcado pelo governo do Estado, em função da liminar).

Fonte: Portal Diadema

Paraíba - Empresas de ônibus melhoram serviços no Programa de Renovação da Frota

Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 - 19h48



Empresas acrescentam 15 novos ônibus à frota que serve a Paraíba. 
Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB



Os usuários do sistema intermunicipal de transporte público de passageiros na Paraíba passaram a contar, a partir desta segunda-feira (27), com um reforço de 15 novos ônibus equipados com poltronas confortáveis, banheiros e aparelhos de TV com DVD. Seis  pertencem à empresa Real, cinco à Rio Tinto e quatro à Guanabara. Além disso, os passageiros da Real foram contemplados com uma Sala Vip no Terminal Rodoviário de João Pessoa – nos  próximos dois meses, será instalada outra Sala Vip para os passageiros, desta vez da Guanabara.
Os novos benefícios fazem parte do Programa de Renovação da Frota de ônibus intermunicipais estabelecido pelo Departamento de Estrada de Rodagens (DER), por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte, e da parceria entre o Governo do Estado e empresários  do setor, que tem por objetivo garantir aos usuários mais conforto, comodidade, segurança e pontualidade no cumprimento dos horários de viagens.
Durante solenidade de entrega da Sala Vip da Real e dos novos ônibus, o diretor-superintendente do DER, engenheiro Carlos Pereira de Carvalho, representou o governador Ricardo Coutinho e afirmou que as empresas vêm respondendo satisfatoriamente ao projeto do Governo de otimizar o atendimento na área de transporte público de passageiros. “De sua parte, o Governo vem investindo na melhoria das estradas e também dos terminais públicos de passageiros”, ressaltou.
Segundo ele, o Terminal Rodoviário de João Pessoa é a porta de entrada de 54% das pessoas que chegam à Capital paraibana. “Pelo Aeroporto Castro Pinto entram apenas 7%, ficando os 39% restantes relacionados ao pessoal que chega ao município a bordo de veículos particulares ou alugados”, ressaltou.
Acompanhado dos empresários Wolgran Medeiros de Brito (Real), Tadeu Sampaio (Guanabara), José de Arimateia (Rio Tinto) e Eduardo Azevedo (Bela Vista), e também do presidente da AETC/JP, jornalista Mário Tourinho, Pereira informou que o DER já autorizou a empresa Guanabara a instalar sua Sala Vip no Terminal Rodoviário de João Pessoa. As obras serão iniciadas na próxima semana, e, no prazo máximo de dois meses, o ambiente será entregue aos usuários.

Sala Vip no Terminal Rodoviário de João Pessoa
A empresa Guanabara, que atua no Nordeste com uma frota aproximada de 400 ônibus, está na Paraíba com 45 ônibus, 32 deles circulando entre municípios localizados dentro do Estado – o restante faz linhas para outras localidades da região. Além da Sala Vip de João Pessoa, Sampaio informou que será construída outra no Terminal Rodoviário de Patos, no Sertão paraibano.
A empresa Real, por sua vez, dispõe de uma frota de 30 ônibus que trafegam especialmente entre as cidades de João Pessoa e Campina Grande – além de Monteiro, no Cariri paraibano. Já a empresa Rio Tinto tem uma frota de 47 ônibus fazendo linhas relacionadas a municípios do Litoral Norte e de parte do Brejo da Paraíba. Prevendo a aquisição de dois novos ônibus neste ano, um deles nos próximos 60 dias, a empresa Bela Vista, que também atende municípios do Brejo paraibano, dispõe hoje de uma frota composta de 20 veículos.
Tranquilidade e conforto – A Sala Vip inaugurada pela empresa Real ocupa um espaço de 80 m². No ambiente são oferecidas comodidades como ar condicionado, água mineral, cafezinho, TV LCD e poltronas confortáveis.
Fonte: Governo da Paraíba

Roda SP chega ao Litoral Norte e fica até o dia 4 de março

Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 - 15h09


Créditos: Divulgação
Ônibus double-decker do programa Roda São Paulo



Moradores e turistas dos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e
Ubatuba já podem se programar para melhor conhecer a região.
Até o dia 4 de março, linhas turísticas, inclusive com ônibus double-decker
do programa Roda São Paulo, vão levar os visitantes aos principais
atrativos desses municípios litorâneos.


O programa Roda SP é uma iniciativa da Secretaria de Turismo do 
Estado de São Paulo, que vem percorrendo todo o Estado, nos grandes 
eventos, com o objetivo de integrar os destinos com maior facilidade 
e incrementar a atividade turística. Com uma única passagem no 
valor de 10 reais, o viajante ganha uma pulseirinha, válida para 
ser usada por um dia todo, e pode escolher os pontos turísticos da 
região através do programa.



Não se trata de um city-tour convencional. O turista pode tomar um 
ônibus em Caraguatatuba, por exemplo, e conhecer o centro histórico 
de São Sebastião ou o projeto Tamar de Ubatuba.



Rotas 


Sempre com início às nove horas, os interessados nos passeios podem
optar pelas seguintes rotas: Laranja: Caraguatatuba - São Sebastião:
Saída - Praça de Eventos de Caraguatatuba (Avenida Artur Costa Filho),
passando pelo Bairro São Francisco, Centro Histórico e Balneário Praia
Grande de São Sebastião.



Roxa: Caraguatatuba - Ubatuba: Saída - Praça de Eventos de 
Caraguatatuba (Avenida Artur Costa Filho), passando pela Praia Martim 
de Sá e Praia da Cocanha, em Caraguatatuba; e Praia Grande, 
Praia Itaguá (Projeto Tamar/Aquário) e Praia Iperoig (Centro/Farol) 
em Ubatuba.



Segundo a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, é uma 
forma de desenvolver um produto turístico útil e barato, que 
facilita o passeio dos viajantes e redistribui o fluxo de pessoas 
entre as cidades vizinhas.

Fonte: Jornal A Tribuna Santos

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Novo Comil Campione DD em Santos

27/02/2012

     Foto: Diogo Amorim
     Spazzini - 8016


Modelo: Comil Campione 2011 DD
Chassi: Scania KK420
Local: Santos/SP (Concais)

 Mais fotos em:


A ética em primeiro lugar!
Fotografias de livre circulação,
desde que conceda ao autor os devidos créditos.  


Fonte: LitoralBus 9
http://litoralbus-9.blogspot.com


Caio Induscar entrega primeiras unidades com motorização Euro V

27/02/2012






Caio Induscar entrega primeiras unidades com motorização Euro V

A encarroçadora de ônibus Caio Induscar iniciou a entrega de carrocerias urbanas com motorização Euro V para o estado de São Paulo.

O primeiro modelo que vai atender as legislações para redução da emissão de poluentes é o Apache Vip, líder nas vendas da encarroçadora e do Brasil.

O Apache Vip, desde o seu lançamento, oferece para as frotas e usuários novas tecnologias, resistência e alta produtividade, que o tornaram tradicional e referência em carrocerias urbanas do país.

Para a direção da encarroçadora, acompanhar e antecipar o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias faz parte da sua visão de ser referência com soluções inovadoras.

Fonte: Caio Induscar

Caio Induscar produz primeira carroceria de ônibus do Brasil para simulador de trânsito

27/02/2012






Caio Induscar produz primeira carroceria de ônibus do Brasil para simulador de trânsito
Em projeto inédito no Brasil, a Caio Induscar, em parceria com a Simbra, fabricou o primeiro simulador de trânsito, que será utilizada para treinamento de motoristas de ônibus.
Com esse novo equipamento, as operadoras e órgãos de transporte poderão oferecer um treinamento mais eficaz e para que os motoristas aprendam a prever e evitar acidentes sem o risco de estar no tráfego.
Para isso, a carroceria desenvolvida pela encarroçadora possui o cokpit equipado com todos os acessórios do motorista e botões de comando ligados ao simulador, que fica encaixado no painel e simula com precisão diversos tipos de situações de trânsito, como chuva, neblina, pista escorregadia, entre outras.
O modelo de carroceria escolhido para o projeto foi o Apache Vip, líder nas vendas da encarroçadora e no país.

Fonte: Caio Induscar

Volare lança Anjo Azul, novo conceito de atendimento ao cliente






Veículo oficina móvel foi criado para atendimento a frotistas e clientes a longa distância com agilidade no resgate e oportunidade de negócio
Caxias do Sul(RS), 27 de fevereiro de 2012 - A Volare, uma das principais fabricantes nacionais de miniônibus, lança o produto Anjo Azul, veículo oficina móvel, que inova na forma de relacionamento e de atendimento ao cliente por meio da sua rede de representantes. O objetivo é proporcionar socorro mecânico ágil, independente, versátil e diferenciado, para cobertura da maioria das solicitações.
Segundo Mateus Ritzel, gerente de vendas da Volare, com o pronto atendimento o frotista poderá economizar tempo e resolver grande parte de ocorrências sem a necessidade de se deslocar a uma oficina. Com o Anjo Azul, os clientes receberão suporte in-loco de técnicos credenciados, treinados e qualificados pela fabricante para atendê-los, mesmo em lugares de difícil acesso.
“O Anjo Azul também será uma ótima oportunidade de negócio para a rede de representantes Volare”, explica Ritzel. O veículo oficina móvel é equipado com conjunto completo de ferramentas (prensa hidráulica, torno, lavadora de peças, furadeira de bancada, esmeril, bancadas mecânicas com tomadas para fonte de energia e gavetas para organização de ferramental), compressor de ar e gerador de energia, com redes pneumática e elétrica autônomas. O seu interior é dividido em dois ambientes – mecânico e eletrônico - com duas bancadas diferenciadas para serviços elétricos e eletrônicos, além de sistema para injeções eletrônicas.
Com o mesmo conceito que o Anjo Azul, a Volare também desenvolveu o produto Anjo Branco, veículo oficina móvel com venda focada em clientes finais (e não para os representantes da marca), prestadores de serviços em diferentes segmentos de atuação, como aeroportos/aeronaves/translado; manutenção de ônibus de linha; caminhões/máquinas de plantio/colheita/corte/tratores/caldeiras utilizados em usinas de cana-de-açúcar, construção de estradas, setor transporte de cargas, cooperativas de táxi e mineração, entre outros. O Volare Anjo Branco pode ter configuração personalizada, de acordo com as aplicações e necessidades do cliente.
Crédito da foto: Jean Carlo Dal’Alba/Photo Traço
Secco Consultoria de Comunicação
Fonte: Volare

Novo Volare Escolarbus 4X4 estreia na Festa da Uva 2012





Veículo recém-lançado, começa a ser usado no transporte de estudantes na zona rural de todo o Brasil

Caxias do Sul (RS), 22 de fevereiro de 2012 - Primeiro miniônibus do Brasil com tração 4X4 e recém-lançado no mercado, o Volare Escolarbus 4X4 faz sua estreia na Festa da Uva 2012. O modelo começou a ser entregue em janeiro a municípios de todo o Brasil para o transporte de estudantes na zona rural, sobretudo em locais de difícil acesso onde os veículos convencionais não conseguem trafegar.
Somente no Rio Grande do Sul são 17 cidades que vão utilizar o miniônibus para o transporte de estudantes com o começo do ano letivo – Agudo, Arroio do Tigre, Caiçara, Candelária, Caraá, Crissiumal, Cristal, Fontoura Xavier, Iraí, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Passa Sete, Pinhal Grande, Pinheirinho do Vale, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Tenente Portela.
Segundo Milton Susin, diretor executivo da Volare, foram produzidas 350 unidades, todas já comercializadas, o que demonstra o sucesso do inédito modelo. “Não existia no mercado um miniônibus com tração nas quatro rodas que permitisse trafegar em locais até mesmo sem vias de acesso. E, em muitos municípios do Brasil, e até no Rio Grande do Sul, os jovens em idade escolar tinham dificuldade de frequentar a escola. O desenvolvimento do Volare Escolarbus 4X4 possibilitou ampliar a abrangência e a atuação do Programa Caminho da Escola”, explica o executivo.
O Volare Escolarbus 4X4 conta com um conjunto powertrain totalmente diferente dos modelos convencionais, que possuem tração apenas nas rodas traseiras. O modelo recebeu novo eixo dianteiro tracionado e sistema de transmissão com a opção de utilização 4X2 (somente tração nas rodas traseiras), 4X4 (tração nas rodas dianteiras e traseiras) e 4X4 com reduzida.
O desenvolvimento, em tempo recorde, do novo Escolarbus 4X4 contou com a parceria da Agrale. O sistema de tração é muito robusto e permite trafegar por locais de difícil acesso ou sem pavimentação, com segurança e tranquilidade. “O Escolarbus 4X4 demonstra, mais uma vez, a capacidade e versatilidade da Volare no desenvolvimento e concepção de projetos inovadores. Precisamos de pouco tempo, entre a publicação da licitação, no meio do ano, e a produção das primeiras unidades”, salienta Susin.

Crédito das fotos: Gelson Mello da Costa

Secco Consultoria de Comunicação
Fonte: Volare


Projeto itinerante Roda São Paulo atrai muitos turistas a São Sebastião

São Sebastião, segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012



Fotos: Milton Fagundes | PMSS


Turistas optam pela rota laranja e desembarcam no Balneário dos Trabalhadores – Praia Grande


Moradores e visitantes podem optar por duas rotas que são oferecidas até o próximo domingo
O projeto itinerante Roda SP – Litoral Norte, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Administração Municipal de São Sebastião, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), começou no sábado 25, e já atraiu muitos turistas e moradores aos roteiros oferecidos aos usuários.
O casal de moradores de Caraguatatuba, Antonio Luis Ribeiro e Yoshiko Ito, vieram pela primeira vez visitar o Balneário dos Trabalhadores, na  Praia Grande, na região central da cidade, um dos pontos de parada da rota laranja, que contempla ainda no município  a Praia de São Francisco e o Centro Histórico da cidade.
Para Yoshiko, esta é uma oportunidade de conhecer melhor as cidades vizinhas e até mesmo seu próprio município. “Achei bem legal esta iniciativa, ainda mais porque eu e meu esposo estamos aposentados, logo, temos um motivo a mais para visitar os pontos turísticos do Litoral Norte”, revelou a aposentada.
Juntos há 33 anos, o casal se revelou muito satisfeito com o roteiro oferecido pelo projeto. “Vamos aproveitar tudo que der e conhecer o máximo possível. Optamos pela Praia Grande porque nunca viemos aqui. Agora teremos a oportunidade de conhecer um pouco mais de São Sebastião”, finalizou Ribeiro.
O projeto
O projeto percorre diversas regiões do Estado ao longo do ano acompanhando os grandes fluxos de turistas em festas, eventos e férias escolares, cujo objetivo é oferecer aos visitantes da região uma opção de circuito turístico, além de informações do local com descrições de características da cidade e dos principais pontos de parada.
E para aproveitar o período de alta temporada pós-Carnaval e promover o turismo com interação entre os municípios vizinhos, o Litoral Norte receberá o Roda SP de 25 de fevereiro a 4 de março.
Pelo projeto, o usuário compra uma passagem em forma de pulseira por R$ 10,00 para um ônibus com monitor. Este bilhete pode ser usado por um dia para subir e descer nos ônibus quantas vezes o passageiro quiser.
Nesta edição, serão disponibilizados nove ônibus, sendo cinco Double-Decker (dois andares), três micro-ônibus e um convencional.  Os veículos passarão por três roteiros turísticos com pontos de parada em Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião.
Pontos
Os usuários poderão optar por duas rotas: uma laranja (Caraguatatuba – São Sebastião) e a outra roxa (Caraguatatuba – Ubatuba).
Na rota laranja, haverá pontos de embarque e desembarque na Praça de Eventos de Caraguatatuba (avenida Artur Costa Filho, 0). Já em São Sebastião os pontos de embarque e visitação são no bairro São Francisco, em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo; no Centro Histórico em frente à Secretaria de Cultura e Turismo,  e no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.
Vale ressaltar que os visitantes só poderão embarcar ou desembarcar dos ônibus nos pontos determinados de parada. Cabe aos usuários escolher um destes locais para visitar.
Há ainda a possibilidade dos usuários embarcarem em São Sebastião com destino à Caraguatatuba e, de lá, seguirem para Ubatuba – com a mesma pulseira. 
Confira abaixo a tabela de horários:
Rota Laranja • Caraguatatuba - São Sebastião (IDA)
- Praça de Eventos – Caraguatatuba: 9h, 10h, 11h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h.
- Bairro São Francisco - São Sebastião: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h.
- Centro Histórico - São Sebastião: 10h15, 11h15, 12h15, 14h15, 15h15, 16h15, 17h15 e 18h15.
- Balneário (Praia Grande) – São Sebastião: 10h30, 11h30, 12h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 18h30.
Rota Laranja • São Sebastião - Caraguatatuba (VOLTA)
- Balneário (Praia Grande) - São Sebastião: 9h30, 10h30, 11h30, 12h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30 e 18h30.
- Centro Histórico - São Sebastião: 9h55, 10h55, 11h55, 12h55, 14h55, 15h55, 16h55, 17h55 e 18h55.
- Bairro São Francisco – São Sebastião: 10h15, 11h15, 12h15, 13h15, 15h15, 16h15, 17h15, 18h15, 19h15.
- Praça de Eventos – Caraguatatuba: 10h45, 11h45, 12h45, 13h45, 15h30, 16h30, 17h45, 18h45 e 19h30.
Rota Roxa • Caraguatatuba - Ubatuba (IDA)
- Praça de Eventos – Caraguatatuba: 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h.
- Praia Martim de Sá – Caraguatatuba: 9h20, 10h20, 11h20, 12h20, 13h20, 14h20, 15h20, 16h20.
- Praia da Cocanha – Caraguatatuba: 9h50, 10h50, 11h50, 12h50, 13h50, 14h50, 15h50 e 16h50.
- Praia Grande – Ubatuba: 10h40, 11h40, 12h40, 13h40, 14h40, 15h40, 16h40 e 17h40.
- Praia Itaguá (Projeto Tamar/Aquário) – Ubatuba: 10h50, 11h50, 12h50, 13h50, 14h50, 15h50, 16h50 e 17h50.
- Praia Iperoig (Centro/ Farol) – Ubatuba: 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.
Rota Roxa • Ubatuba - Caraguatatuba (VOLTA)
- Praia Iperoig (Centro/ Farol) – Ubatuba: 9h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.
- Praia Itaguá (Projeto Tamar/ Aquário) – Ubatuba: 9h10, 11h10, 12h10, 13h10, 14h10, 15h10, 16h10, 17h10 e 18h10.
- Praia Grande – Ubatuba: 9h20, 11h20, 12h20, 13h20, 14h20, 15h20, 16h20, 17h20 e 18h20.
- Praia da Cocanha – Caraguatatuba: 10h10, 12h10, 13h10, 14h10, 15h10, 16h10, 17h10, 18h10 e 19h10.
- Praia Martim de Sá – Caraguatatuba: 10h35, 12h40, 13h40, 14h40, 15h40, 16h40, 17h40, 18h40 e 19h40.
- Praça de Eventos – Caraguatatuba: 10h50, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h.
(ML/RF)
Fonte: Depto de Comunicação
Prefeitura de São Sebastião