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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Prefeitura entrega 20 táxis híbridos e amplia política de redução de poluentes em SP

11 de Dezembro de 2012 - 16:00






crédito das fotos - Fábio Arantes/Secom


Os 20 novos táxis híbridos fazem parte do primeiro lote de uma frota inédita no Brasil, que terá 116 automóveis. A tecnologia dos veículos reduz o consumo de combustível e diminuiu em até 40% a emissão de poluentes.


Na manhã desta terça-feira (11/12), o prefeito de São Paulo entregou à Cidade 20 novos táxis híbridos. Eles fazem parte do primeiro lote de uma frota inédita no Brasil, que terá 116 automóveis. A tecnologia dos veículos, que combinam dois motores, um elétrico e outro a combustão, reduz o consumo de combustível e diminuiu em até 40% a emissão de poluentes.

“É mais uma ação da Prefeitura de São Paulo, realizada através da Secretaria de Transportes, para reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes. O objetivo é, ao longo dos anos, aumentar ainda mais a frota de carros híbridos”, disse o prefeito.

Os táxis híbridos foram incorporados em frotas de 10 empresas de táxis associadas à Associação das Empresas de Táxis do Município de São Paulo – Adetax. Cada veículo, modelo Toyota Prius, custou R$ 120 mil, mas a economia em combustível acaba compensando o valor do automóvel, pois o motor elétrico trabalha sozinho até o veículo atingir a velocidade de 50 km/h. A partir dessa velocidade, o próprio carro entende que é necessária mais força para movimentá-lo e, então, o motor à combustão é acionado automaticamente.

“Numa cidade como São Paulo, onde o trânsito é intenso e as velocidades das vias são baixas, acabamos utilizando pouquíssima gasolina com esse carro. A economia no bolso aumenta e o lucro no final do mês, consequentemente, também vai crescer. Além disso, o meio ambiente agradece”, disse o taxista Francisco Martins.

Com um tanque de combustível com capacidade para 45 litros, os veículos híbridos chegam a fazer 25,5 quilômetros por litro, e têm autonomia de até 1.150 quilômetros, consumindo 50% menos combustível, dependendo do modo de condução, se comparado a um veículo modelo 1.0. Além disso, a bateria do motor elétrico é carregada conforme o veículo roda, e não na tomada, o que não requer investimento em infraestrutura.

Vários países do mundo criaram políticas de incentivo para veículos equipados com tecnologias que apresentem baixo consumo e redução nos índices de emissão de poluentes. No Brasil, o programa de Táxi Hibrido da Prefeitura de São Paulo, desponta certamente como a primeira política pública a incentivar a utilização desses veículos”, disse Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente da Toyota MERCOSUL.

Desenvolvimento sustentável

Já o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente destacou que, desde 2005, a cidade de São Paulo incluiu o desenvolvimento sustentável dentro do seu planejamento. Segundo ele, o projeto Táxis Híbridos, soma-se a um conjunto de programas que beneficiam o meio-ambiente. “Temos apoiado as obras do metrô, trabalhamos na criação do Programa Ecofrota, na Inspeção Veicular Ambiental, na criação de ciclovias e de ciclofaixas, além de trabalhar em uma campanha de respeito ao pedestre”, citou. “Essas ações, somadas aos Táxis Híbridos, contribuirão significativamente para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera”, completou.

Para o secretário de Transportes a implantação dos táxis híbridos só comprova a preocupação da atual gestão com a questão ambiental. “Chamamos as indústrias, que disseram que, havendo uma posição da Prefeitura de aquisição de um grande volume de táxis, anteciparíamos a entrega desses veículos no Brasil. E foi isso que aconteceu”, destacou.


Os táxis híbridos poderão ser identificados pelos passageiros pelo grafismo de cor verde implantado nas laterais e traseiras dos veículos. O valor da tarifa é idêntico ao cobrado pelos táxis comuns, com bandeirada inicial de R$ 4,50, mais R$ 2,50 por quilômetro rodado.

Elétricos e Ecofrota – São Paulo possui um projeto piloto de táxis elétricos inédito na América Latina. Dois   veículos já estão em operação na cidade desde o início de junho. Outros oito veículos devem entrar em operação até o final do ano. Além de utilizar energia limpa, o consumo dos táxis elétricos a cada 100 quilômetros rodados é de apenas R$ 0,06 contra R$ 0,23 dos veículos movidos a álcool e de R$ 0,25 dos movidos a gasolina.

Em fevereiro de 2011 foi lançado o programa Ecofrota, que prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus da cidade, em consonância com a Lei de Mudanças do Clima, que preconiza que todo o sistema de transporte público do município deverá operar com combustível renovável até 2018.

Atualmente, são 1.870 ônibus, de uma frota total com 15 mil veículos, com combustíveis mais limpos – elétricos, etanol, B20, e diesel de cana-de-açúcar. De fevereiro de 2011 a outubro de 2012, houve uma redução de 9,5% na emissão de poluentes em geral pelos ônibus e de 7% na de CO2 por conta do programa Ecofrota.




Fonte: Prefeitura de São Paulo


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