Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Porto Alegre - Carris comunica à Justiça a continuidade da greve


01/12/2012 13:12:41

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Vanderlei Capellari garante transporte normal para o Gre-Nal
Vanderlei Capellari garante transporte normal para o Gre-Nal
A Companhia Carris Porto-Alegrense comunicará à Justiça o descumprimento da liminar que determina que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Porto Alegre deve manter em atividade o número de trabalhadores suficiente para o funcionamento de 70% da frota de ônibus nos horários de "pico" e 50% nos outros horários. Na manhã deste sábado, 1º, apenas 35 veículos da empresa pública estavam em operação, menos de 10% da frota. “Nós tentamos construir, com os representantes dos funcionários, uma retomada dos serviços. Eles optaram por dar continuidade à paralisação. Já temos a ilegalidade da greve declarada pela Justiça e, diante disso, cortamos o ponto dos grevistas.” disse o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann.
 
Devido à continuidade da greve, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, e o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, realizaram uma reunião na manhã deste sábado com os consórcios que atendem a Capital para traçar um plano emergencial para atender a população neste domingo, 2, quando acontece o clássico Gre-Nal, no Estádio Olímpico. As medidas foram anunciadas em entrevista coletiva à imprensa, na sede da EPTC, no fim da manhã deste sábado. “Nós garantimos que quem for ao jogo poderá usar o transporte público. Estamos preparados para atender a demanda como se fosse qualquer clássico Gre-Nal.” disse Vanderlei Cappellari. Ele destacou também o esquema especial para segunda-feira, em caso de continuidade da greve.
 
Gre-Nal – Além da Linha Futebol, que sai do Largo Glênio Peres a partir das 13 horas, serão reforçadas as linhas T2, T5, e T6 para que funcionem com tabela horária de sábado. 403 lotações permanecem em operação no domingo. Confira aqui (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=156731&EPTC+DIVULGA+TRANSITO+E+TRANSPORTE+PARA+O+CLASSICO+GRE-NAL) as alterações no trânsito para a partida.
 
Segunda-feira – Em caso de manutenção da greve no início da semana, serão mantidas em funcionamento as linhas T, porém com tabela horária de sábado. Apenas na linha T11, que será atendida pelo consórcio STS, serão mantidos os horários de dia útil. O Unibus ficou responsável pelas linhas T6, T8 e T9. O Coonorte faz as rotas do T1 e T4. A Carris permanece com as linhas T2, T3, T5 e T7 em operação.
 

Entenda o caso - A Companhia Carris Porto-Alegrense obteve na Justiça, na noite desta sexta-feira, 30, liminar que garante a retomada da maior parte dos serviços paralisados pelos servidores da empresa. A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, Rosane Serafini Casa Nova, considerou que a greve iniciada na manhã desta sexta-feira, 30, não está de acordo com as exigências da legislação. De acordo com a decisão da desembargadora, a paralisação deveria ter sido comunicada à empresa pública e aos usuários com, no mínimo, 72 horas de antecedência, e os serviços indispensáveis à população não poderiam ter sido interrompidos. 
A ação foi protocolizada diante da recusa, em assembleia da categoria, do acordo firmado entre a direção da Carris, representantes do Sindicato dos Rodoviários e comissão de funcionários em reunião realizada no Ministério Público do Trabalho e mediada pelo próprio MPT. O documento previa a retomada imediata dos serviços prestados à população, mediante pagamento parcelado de benefício previsto no Programa de Participação nos Resultados da Carris (PPRC). O programa estabelece as metas coletivas e individuais a serem obtidas pela empresa e servidores até 31 de dezembro. De acordo com a direção da empresa, não há como pagar uma bonificação de incentivo à produtividade de modo integral sem saber se as metas serão atingidas.


Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Paulo Tomás Velho Cardone

Fonte: Portal PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário