Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MAN sedia Simpósio SAE Brasil de Metrologia na Mobilidade

05.12.2012




No dia 6 de dezembro, de 9h às 17h, a fábrica da MAN Latin America irá sediar um evento que reunirá especialistas do setor automotivo para um dia de palestras sobre o tema metrologia, atividade esta utilizada na verificação de especificações de fabricação dos veículos para garantir sua qualidade e produtividade. Promovido pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE BRASIL), o Simpósio de Metrologia é inédito no calendário da instituição. O evento abordará tendências, novas tecnologias, melhores práticas e inovações no mercado. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site www.saebrasil.org.br

A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, tem uma longa tradição nessa frente de qualidade, inclusive empregando de forma inovadora alguns dos mais modernos conceitos e equipamentos de medição. E é com essa experiência que a empresa fará suas contribuições ao simpósio.

Fábio Assumpção Ribeiro, diretor de Projetos, e Leandro Siqueira, diretor de Qualidade Assegurada, farão a abertura do evento e falarão aos participantes sobre a importância da metrologia para a competitividade na indústria automotiva. Já Rodrigo Lemos, supervisor de Qualidade Assegurada – Peças Compradas, Laboratório e Metrologia, explicará a estratégia de aplicação de ferramentas nesse campo através do case de sucesso “Meisterbock” em parceria com Vagner D. V. Lacerda, gestor de unidade (sala de medidas) da Volkswagen do Brasil.

O simpósio contará ainda com outros profissionais de renome no setor, como representantes do INMETRO, da Socidade Brasileira de Metrologia (SBM), do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), o Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT), entre outros.
 
Confira abaixo a programação completa:
 
9h - Palestra de abertura com Fábio Ribeiro e Leandro Siqueira, diretores de Qualidade Assegurada da MAN Latin America.

9h20 - Palestra - “Acreditação de laboratórios de calibração dimensional e de materiais”, com Aldoney Freire Costa, chefe da divisão de acreditação de organismos de certificação do INMETRO.

9h50 - Palestra – “Análise de sistemas de medição”, com José Germano Buchaim, coordenador de metodologia Seis Sigma do IQA.

10h20 - Apresentação do case: “Meisterbock caminhões e automóveis”, com Rodrigo Lemos, supervisor de Qualidade Assegurada da MAN Latin America, e com Wagner D.V. Lacerda, gestor de unidade (salas de medidas) da Volkswagen Anchieta. 

11h - Palestra – “Laboratório e novas tecnologias”, com Dr. Engº Mec. Christian Raffaelo Baldo, diretor do Centro de Metrologia Mecânica e Elétrica - CME do IPT. 

11h30 - Palestra – “Aço pré-pintado CSN para aplicação em tanques de combustíveis”, com Schirlei Cristina Androczevecz Silva, engenheira de desenvolvimento de produtos da CSN.

13h00 – Palestra – “Automação Dimensional na Mobilidade” com Augusto Pardillos, Gerente Hexagon Metrology

13h30 – Mesa-redonda: “Capacitação profissional e certificação de pessoas para promover a competitividade industrial”, com Mauricio Reché, chefe substituto do Centro de Capacitação - INMETRO, Mauricio Wandeck, diretor da GDT Engenharia, André Augusto Isnardi, Coordenador do Curso Técnico em Metrologia IFRJ, Ricardo Gonzalez, Gerente de Marketing da Mitutoyo e José Germano Buchaim, coordenador de metodologia Seis Sigma do IQA.

14h30 - Palestra – “A importância da implementação da NBR 17025 nos laboratório de ensaio e de calibração”, com Adauto de Oliveira Barros, assesor da diretoria de metrologia científica e industrial – INMETRO e membro da diretora da Sociedade Brasileira de Metrologia.

15h - Palestra – “Novas tendências em inspeção, digitalização óptica e engenharia reversa”, com Dr.Eng.Vicente Marcello Massaroti, gerente de engenharia da Robtec.

15h45 - Palestra – “Desafios da correta interface da cotagem de GD&T pela engenharia e sua aplicação na metrologia / GD&T em peças flexíveis”, com Márcio Leroi, engenheiro de análise dimensional na da Embraer.

16h15 - Palestra – “Desafios operacionais e metrológicos da medição por coordenadas no ambiente de manufatura digital”, com Mauricio Wandeck, engenheiro e consultor da GDT Engenharia.

16h45 - Encerramento com Rodrigo Lemos, chairman do simpósio.





Fonte: MAN Latin America


Nenhum comentário:

Postar um comentário