Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Campinas - EMDEC inicia vistoria de veículos para transporte escolar em 2013

04/12/2012 - 15:49

Crédito: Divulgação PMC
Crédito: Divulgação PMC
Crédito: Divulgação PMC


Gilson Rei

O período de renovação de documentos e vistoria de veículos para operar o transporte escolar teve início na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), que já enviou carta de aviso aos transportadores cadastrados.

Os transportadores de escolares no município terão até o dia 16 de janeiro para solicitar a Renovação de Cadastro na EMDEC e ficarem aptos a prestar o serviço no primeiro semestre de 2013.

A lista de documentos exigidos para a renovação está disponível no site da EMDEC, no endereço www.emdec.com.br, na seção “Escolar”. É fundamental dar entrada aos pedidos munidos da documentação completa para agilizar o processo.

Após a EMDEC emitir declaração de documentação regular, os transportadores deverão agendar a vistoria obrigatória dos veículos junto ao Departamento de Inspeção veicular, na Avenida John Boyd Dunlop, 8.050, no Jardim Satélite Iris II, ou pelo telefone 3268-9811.

A taxa para a vistoria veicular será de 35 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs), que atualmente corresponde a R$ 82,22. As vistorias do serviço de transporte escolar são realizadas semestralmente conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para o primeiro semestre, o período inicia-se no primeiro dia útil de dezembro e estende-se por 45 dias corridos; e para o segundo semestre, inicia-se no primeiro dia útil de junho e estende-se por 45 dias corridos, conforme Resolução Municipal 210/11.

Os transportadores ativos e inativos flagrados em operação sem autorização ou sem vistoria terão seu veículo recolhido ao Pátio, conforme prevê o Artigo 13º da Resolução 210/11. O transportador flagrado em operação sem cadastro na EMDEC ou com cadastro cancelado será considerado clandestino, tendo seu veiculo apreendido ao Pátio e aplicada multa de 2.500 Unidades Fiscais de Campinas (UFIC’s) – o correspondente a R$ 5.872,85, conforme prevê Artigo 33º da Lei 11263/02.

Padrão dos Veículos

O serviço de transporte escolar deve utilizar veículos de transporte de passageiros, tais como ônibus, micro-ônibus, vans ou kombis. A capacidade desses veículos varia de nove passageiros (kombi) até aproximadamente 50 passageiros (ônibus).

Para prestar o serviço, os veículos devem, obrigatoriamente, apresentar características específicas, entre as quais se destacam: cinto de segurança para todos os ocupantes, vidros com limitador de abertura, equipamento registrador de velocidade (tacógrafo) e faixa nas cores amarela e preta com o palavra "ESCOLAR" nas duas laterais. O veículo deve ser vistoriado semestralmente pela EMDEC; quando aprovado, recebe um selo de aprovação que deve ser fixado no para-brisa dianteiro. Neste semestre, o selo será na cor magenta. 
 

A EMDEC aconselha aos pais dos alunos que verifiquem a presença desse selo no veículo antes de assinarem contrato com os transportadores. Só os veículos que possuem o selo e os condutores devidamente autorizados podem prestar o serviço em Campinas.
 

Características operacionais

Não existe itinerário pré-definido. O itinerário é determinado pelos estudantes que são transportados em cada período escolar. As áreas de embarque e desembarque próximas às escolas,são sinalizadas para permitir o estacionamento dos veículos nos horários de entrada e saída dos alunos.

Para prestar o serviço, o condutor tem que ser maior de 21 anos, possuir curso específico para transporte de escolares e carta de habilitação (CNH) D ou E. Essas condições são verificadas anualmente pela EMDEC e, se atendidas, autorizam o condutor a prestar o serviço.

Interesse público
 

O transporte escolar é um serviço de interesse público, prestado por pessoas jurídicas ou autônomos mediante contrato com pessoas físicas ou jurídicas, para transporte de estudantes.
Atualmente, o serviço conta com 645 cadastrados autônomos (um veículo cada) e 212 empresas prestadoras (com 858 veículos), que totalizam 1.503 veículos para o transporte escolar na cidade.

Em Campinas, aproximadamente 40 mil estudantes dependem do transporte escolar, segundo dados do sindicato da categoria fornecidos em 2006. Deste total, 30% são crianças do Ensino Infantil, 50% são crianças do Ensino Fundamental e 20% são jovens do Ensino Médio.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário