Matérias e Imagens sem fins Lucrativos, sem interesse em denigrir a imagem das empresas e autores.
Textos e Fotos de livre circulação, desde que seja respeitado e mantido os devidos créditos. As fotos possuem o intuito de coleção e discussão sobre mobilidade urbana, transporte coletivo, ônibus do litoral paulista e também em geral.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Santos - Estações de bicicletas públicas começam a ser instaladas

12/11/2012






As estruturas para a implantação do sistema de locação gratuita de bicicletas em Santos, conhecido como ‘bicicleta pública’, começaram a ser instaladas no último final de semana. A cidade contará com 300 bikes, a serem disponibilizadas gratuitamente à população em 30 estações. A medida integra um conjunto de ações da prefeitura com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas no município, entre as quais a construção de uma rede de ciclovias interligadas. 

A empresa Serttel Ltda, vencedora do chamamento público realizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), está instalando as estações em cinco pontos da orla que receberão o sistema: emissário submarino, canal 2, canal 3/Concha Acústica, Aquário e Ferry-boat. 

O projeto, denominado ‘Bike Santos’, terá um número de bicicletas e estações maior que o projetado. Ao invés de 100 bicicletas, agora serão 300; e as dez estações para retirada ou devolução dos veículos foram aumentadas para 30. A ampliação representa grande benefício para o usuário do sistema, que poderá utilizar a bicicleta para um deslocamento maior. Isso porque os locais onde as estações serão implantadas não se limitarão à orla e aos centros comerciais do Gonzaga e Aparecida, como previsto anteriormente. 

Até o próximo dia 25, já estarão instaladas 15 estações e 150 bicicletas serão oferecidas para uso comunitário. Os outros locais contemplados: orla x canal 4/praça Santo Antônio do Embaré, rua Francisco Hayden (próximo ao Clube Internacional de Regatas), av. Pinheiro Machado x rua Moura Ribeiro, av. Francisco Glicério x canal 2, av. Ana Costa x av. Francisco Glicério (Estação da Cidadania), Sesc/rua Vergueiro Steidel, rua Lobo Viana (em frente à Universidade Santa Cecília), praça Rebouças e rua Othon Feliciano. Outras 15 estações serão disponibilizadas após dois meses. O cadastramento dos interessados será iniciado com alguns dias de antecedência. 

Funcionamento
O projeto consiste em compartilhar o uso de bicicletas de forma gratuita, desde que o usuário esteja previamente cadastrado através de um site. A operação do sistema será diária, das 6h às 22h, para retirada da bicicleta, e até as 24h, para devolução. A utilização da bike será permitida pelo tempo máximo contínuo de 30 minutos e sua devolução poderá ser feita em qualquer uma das estações. Após 15 minutos, o usuário poderá novamente retirar outra bicicleta, seguindo as mesmas normas. Não haverá custos para a prefeitura e CET, assim como para os usuários que respeitarem as regras.

Malha cicloviária
Santos tem condições de adotar a novidade, pois a administração municipal vem investindo na ampliação da malha cicloviária. Hoje, a cidade conta com 30,4 km de pistas exclusivas para ciclistas, que interligam as zonas leste e noroeste, chegando em breve a 35 quilômetros. No momento, está em obras a ciclovia da av. Nossa Senhora de Fátima, que fará a conexão entre a av. Martins Fontes até a divisa com São Vicente, e a do novo trajeto da orla, entre a divisa com São Vicente e o emissário submarino. A pista da rua João Pessoa está em licitação. 

Benefícios
A prefeitura incentiva a utilização das biciletas por serem veículos econômicos, não poluentes, que propiciam ao condutor exercício físico, além de apresentar baixo custo de manutenção. A bicicleta possibilita a redução do uso do automóvel nos deslocamentos de curta distância, ocupando pouco espaço no sistema viário. Algumas cidades, como Paris, Barcelona e Toronto, possuem há algum tempo sistemas de bicicletas públicas. No Brasil, Rio de Janeiro, Sorocaba, São Paulo e Porto Alegre implantaram com êxito sistemas semelhantes, sendo que a empresa que gerencia os projetos nestes municípios é a mesma que administrará o sistema em Santos.

Fonte: Prefeitura de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário